quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 18ª RODADA - GALO 2 X 2 FLUMINENSE - 04/09/13

Pouco se viu daquele time que iniciou a Libertadores, aquele time era aguerrido, acreditava até o fim, ia em todas as bolas, vibrava até com bola tirada para a lateral, e o que se vê hoje, embora todos estejam correndo, é um time que parece não estar se preocupando com os resultados, tudo bem que tem existido alterações constantes, e que os jogadores que estão entrando não estão totalmente entrosados com os outros, mas é notável a diferença da vontade de vencer.
O Fluminense, assim como o Botafogo, pouco atacou, e quando o fez foi em cima de erros individuais e foi fatal, bom que desta vez o Ronaldinho fez a diferença nas cobranças de falta, mas foi só isso.
O Guilherme não esteve bem, errou passes e não conseguia dominar a bola para dar continuidade nos lances, e até o Tardelli, que normalmente é o diferencial do time, errou muito embora tenha corrido bastante.
Mas, se na época do Bernard, havia muita movimentação entre os jogadores de frente, agora parece que não querem fazer isso, o Fernandinho fica lá do lado esquerdo, esperando uma bola para sair em disparada, tentando driblar todo mundo e chutar ao gol de forma equivocada e sem qualidade, é preciso que ele seja orientado melhor para saber que futebol é esporte coletivo, ontem perdeu uma grande chance, depois de driblar a defesa toda do Fluminense chutou para onde o nariz apontou.
Quando o Marcos Rocha está, são poucas as vezes nas quais ele vai à linha de fundo de fato para fazer um cruzamento, e aí o Cuca coloca o Luan nesta função e ele consegue, em pouco tempo, chegar ao fundo e cruzar por mais de uma vez, além de fazer a marcação na lateral, o que está errado?
O mais decepcionante foi o Richarlyson, tem que falar para ele que a torcida não gosta deste tipo de jogador, que fica parecendo um cachorro louco correndo atrás do rabo o tempo todo, a torcida gosta de jogadores que demonstrem raça, mas com inteligência e objetividade, marcando com firmeza, mas sem fazer faltas, chegando firme nas divididas e saindo com a bola para passar à outro companheiro que possa dar continuidade na jogada, aquele lance dele contra o nosso rival, que teoricamente, fez com que o Galo renovasse seu contrato, foi uma exceção em função das circunstâncias daquele jogo, não é sempre daquele jeito, e parece que o Cuca ainda está anestesiado por aquele momento e que vai morrer abraçado com o jogador.
O Cuca continua tentando encontrar uma formação que possa render algo melhor, olhando para o banco do Galo a gente não vê muitas alternativas, ao contrário do que muitos dizem.
O Rosinei não é, nem de longe, um substituto para o Leandro Donizete, o mesmo podemos dizer do Josué e do Lucas Cândido.
O Michel também não é um substituto para o Marcos Rocha, mas é melhor na marcação, então o Cuca teria que mudar o jeito de jogar, colocando alguém para aparecer do lado direito no ataque e o Michel ficando somente na marcação.
Para jogar sem o Jô seria bom se o Cuca procurasse o Tardelli e perguntasse à ele como foi que ele conseguiu ser artilheiro do Brasileirão jogando pelo Galo, qual era o sistema de jogo usado para que ele aparecesse com tanta frequência na área para finalizar em gol, talvez o Cuca se surpreendesse ao descobrir que a solução para jogar sem centro avante está nas mãos dele mesmo.
Agora o Galo vai jogar contra o Vitória, que está melhor que o Fluminense e jogará em casa, será o momento para mais uma derrota e entrar novamente na zona de rebaixamento?
Se o Cuca vem encontrando dificuldades para montar o time, como o fará, se para este próximo jogo ele perdeu o Rever e o Pierre, o Pierre que tem sido o único jogador com o mesmo espírito guerreiro de antes?
O Dátolo continua machucado, aliás acho que o Internacional se especializou em passar a perna no Galo, primeiro veio aqui e levou de graça o garoto Fred, e agora passa ao Galo um jogador que parece estar bichado, será que ele joga ainda este ano?
Na vida, tudo tem começo, meio e fim, e acho que o ciclo do Cuca está chegando ao fim, só espero que ele não deixe o Galo na segunda divisão, que a Diretoria do Galo tenha o discernimento para identificar o momento correto de fazer a troca e evitar uma catástrofe maior.
Disputar o título do Mundial torna-se um objetivo vazio se o Galo tiver caído para a segundona, aliás, nesta condição, certamente o time não passaria nem pelo primeiro adversário, e caso chegasse à final, daria um vexame.
O Clube Atlético Mineiro tem estar sempre em busca das vitórias, não pode se contentar com o que já foi conquistado!

Aluizio.

Nenhum comentário: