sábado, 29 de setembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 27ª RODADA - PORTUGUESA 1 X 1 GALO 29/09/12

Mais uma vez assisti a continuação da queda do Galo, não pode um time que disse estar lutando pelo título nacional, chutar uma única vez no gol adversário e sem nenhuma qualidade, pois a bola passou longe do gol.
Outro detalhe é que, a despeito do Galo nunca ter vencido a Portuguesa, por campeonatos brasileiros, em São Paulo, eles estão lutando contra o rebaixamento.
O primeiro tempo me fez lembrar quando o Galo estava na segunda divisão, já que a Portuguesa é um time da segundona que está na primeira divisão, e o futebol apresentado pelo Galo foi de segunda.
É preocupante as declarações do Cuca, que insiste em tampar o sol com a peneira, quando, ao final de cada  jogo, diz que "se DEUS quiser este será o último jogo da fase ruim", já está passando da hora dele perceber  que o que está errado é o esquema usado e que os jogadores perderam o foco, está faltando vibração e o Galo se tornou um time comum.
Se no primeiro turno a imprensa e torcedores elogiavam o Galo pela paciência ao tocar a bola, trocando passes, mantendo a posse de bola e esperando o momento certo de dar o bote, neste turno parece que os jogadores estão com medo de ficar com a bola e ficam dando chutões de qualquer maneira, antes tentavam alcançar o Bernard, Jô ou o Danilinho, agora chutam para onde o nariz aponta.
No segundo tempo do jogo, quando conseguiram colocar a bola no chão, até fizeram alguma coisa, e as finalizações começaram a acontecer, mas somente após sofrerem o gol, porque antes parecia que eles estavam jogando pelo empate.
Não vou falar das substituições feitas porque os que estão entrando não estão mudando em nada o panorama do jogo, e na maioria das vezes, estão piorando as coisas.
O Vitor falhou no gol, pois deveria ter socado a bola e não tentado segurá-la, mas fez outras três defesas que evitaram a derrota, principalmente após a expulsão do Leonardo Silva.
Do jeito que estava jogando, a única esperança de gol seria, como foi, de uma cobrança de falta ou escanteio, no gol de hoje, o Bernard só teve a chance porque o Ronaldinho errou mais uma cobrança, e por falar nisso, será que não dá para colocar outro jogador para bater as faltas não?
O aproveitamento do Ronaldinho nas faltas está abaixo da crítica, começo a me perguntar se já não é hora do Cuca deixá-lo de fora para ele descansar e repensar suas atuações.
Muito se falou da condição física dos jogadores, que o preparador físico do Galo é o melhor do Brasil, etc, mas o que estamos assistindo é uma fase com jogadores importantes se estourando e apresentando problemas musculares, e exatamente em uma fase de reta final, e ao contrário do que dizem, o Galo não tem  elenco suficiente e de qualidade para suprir os que estão se lesionando.
No gol anulado da Portuguesa, mais uma vez, um jogador do Galo, ao perder a bola, fica sentado no chão reclamando da arbitragem enquanto o adversário continua na jogada, desta vez foi o Bernard, e alguém precisa dizer à todos que a jogada só para depois que o árbitro apita, felizmente o árbitro, erroneamente, invalidou o gol.
A expulsão do Leonardo Silva mostrou, a exemplo do Rever no jogo anterior, que há um desequilíbrio emocional nos jogadores, na jogada se o Leonardo tivesse ficado parado a bola teria batido nele e ele não teria feito a falta, mas em se tratando de Leonardo Silva, a falta de técnica não permitiu que ele se desse bem na jogada.
Agora temos que torcer contra o Fluminense amanhã, não para o Galo reassumir a liderança, mas apenas para que eles não se distanciem mais, se eles vencerem ficarão a seis pontos à frente e aí o Galo poderá esquecer de título.
Espero que o Galo não repita a performance de quando foi dirigido pelo Celso Roth e perdeu as últimas cinco partidas, pois se isto ocorrer, não conseguirá nem classificação para a Libertadores, então que o Cuca faça algo e rápido porque a carruagem está passando!
O Próximo adversário é o Figueirense, que está na zona de rebaixamento, e o jogo será no Independência, por isso entendo que o Galo tem obrigação de vencer, assim como terá a obrigação de vencer o Sport também, fora isso, se continuar jogando como agora, serão apenas derrotas e empates, o que no meu modo de ver, dá ao Galo a possibilidade de chegar, no máximo a sessenta e um pontos, e tomara sejam suficientes para conseguir uma vaga na Libertadores.
A fé começa a balançar!

Aluizio.

Nenhum comentário: