quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - JOGO ADIADO DA 14ª RODADA - FLAMENGO 2 X 1 GALO 26/09/12

Antes da partida e diante de comentários das prováveis hostilidades que seriam feitas pela torcida adversária e até pela Diretoria deles, os jogadores e comissão técnica do Galo se diziam tranquilos e fechados com o Ronaldinho, no entanto o que vimos foi um time nervoso, tentando demonstrar uma calma inexistente durante todo o primeiro tempo, ao ponto de não conseguir dar um chute sequer ao gol do Flamengo.
O nervosismo veio se confirmar de forma explícita na atitude do Réver, que não se conteve e revidou com uma braçada no adversário que o estava marcando de forma mais dura no lance, considerando a atitude dele que é o capitão do time, há que se imaginar com estava o resto do grupo.
Ao Flamengo, tendo em vista sua situação no campeonato e a pressão que os torcedores estavam colocando no jogo, só restava "brigar" por todas as bolas e não deixar o Galo respirar, e foi isto exatamente o que ocorreu, um jogo onde a técnica passou longe e prevaleceu o jogo duro, até desleal em alguns lances, com uma arbitragem que estava confusa, embora tenha iniciado bem.
No Galo, como eu já disse várias vezes, jogando com o Richarlyson, ou seja, com um a menos, os jogadores estavam apáticos e não conseguiam colocar a bola no chão para fazer o seu jogo, com um Ronaldinho triplamente marcado não conseguindo fazer absolutamente nada, um Escudero, que embora tentasse, não conseguia ser nem a sombra do Bernard, com um Leandro Donizete errando muito, e um Danilinho que não conseguia seguir com nenhuma jogada, então se tornou uma presa fácil para o adversário.
No segundo tempo o Galo parecia que tinha acordado para o jogo, mas na verdade foi o Flamengo que mudou sua marcação considerando o resultado parcial como bom, mas após tomar o gol de empate, voltou a marcar e a buscar o gol, até que, na completa ausência de um lateral esquerdo, o Galo viu o lateral adversário percorrer com a bola quase o campo todo, chegar na linha de fundo e cruzar sem ninguém para combatê-lo e encontrar o companheiro, também livre na área para finalizar e dar números definitivos ao jogo.
A exemplo do que ocorreu contra o Náutico, embora desta vez o Galo tenha jogado um pouco mais, não há o que exaltar no grupo atleticano, parecia que todos estavam preocupados apenas com o barulho que vinha das arquibancadas e se esqueceram do jogo.
Esta foi a quarta derrota do Galo no campeonato, e passa a refletir a nova realidade do time, ou seja, o Galo está em queda e o filme de que, a continuar nesta toada, não deverá pegar nem vaga para a Libertadores volta às telas, e este discurso de que o Fluminense tem clássicos a disputar e que vai perder alguns jogos, apenas disfarça os problemas existentes do Galo.
Não pensem que os próximos jogos contra a Portuguesa e Figueirense são favas contadas, principalmente quando os jogadores entram em campo desconcentrados e sem foco de fato, estar focado é estar ligado em todas as jogadas, ter obediência tática, não deixar o adversário jogar, e jogar com a bola no chão, não desperdiçando as jogadas com erros de passes e jogadas precipitadas.
No início do campeonato os jogadores se reuniam antes e após os jogos, no centro do gramado, de forma a passarem, um para o outro, as energias, e com isso, passavam mais segurança para a torcida, mas após a sequência de rodadas ocupando a liderança parece que eles se esqueceram do compromisso que havia entre eles mesmos, acho que está na hora de eles retomarem esta atitude, e se fecharem em prol do objetivo maior, que é o título.
Quando alguém falava que o Galo não tinha elenco eu ficava "P" da vida, mas agora tenho que dar o braço a torcer, pois ontem, além das substituições erradas, (deveria ter entrado o Serginho no lugar do Leandro Donizete ou o Fellipe Soutto, que nem estava no banco) aqueles que entraram não acrescentaram nada.
É mais um jogo para servir de lição, agora o Cuca não poderá mais dizer que tem um "trunfo nas mãos", pois não tem mais jogo a menos, e tem que tirar uma diferença de quatro pontos para o Fluminense, e olha que o Grêmio está na cola, e elenco por elenco, o Grêmio tem um melhor, então que se olhe para cima e para baixo para não perder o "trem".
Contra a Portuguesa existe o alento que, salvo alguma surpresa, o Rafael Marques deverá jogar, o Júnior César também, mas temos que torcer para que o Bernard não seja suspenso por mais jogos e possa estar em campo também.
Outra coisa relevante é que o Cuca e todos nós já sabemos que os adversários aprenderam como é o esquema de jogo do Galo, então não dá para entender como o Galo não tem alternativas, ontem, com a ausência do Bernard, com a forte marcação em cima do Ronaldinho e uma má exibição do Danilinho, o Galo não conseguiu fazer nada diferente, e por isso perdeu mais uma.
Considerando que o Cuca conhece o grupo que tem, eu espero que ele consiga alterar a forma de jogar para o restante do campeonato e possa surpreender os adversários com um jogo diferente e ofensivo, que possa levar o Galo de volta ao caminho das vitórias.
Faltam doze rodadas para o final, e destas o Galo vai jogar contra Figueirense, Sport, Fluminense, Flamengo, Atlético-GO e Cruzeiro, todos em casa.
São três times que lutam contra o rebaixamento, dois da zona intermediária e um concorrente direto, e tem a obrigação de vencer a todos, se quiser se manter na briga.
Ainda faltam outros seis jogos fora, Portuguesa, Internacional, Santos, Coritiba, Vasco e Botafogo, contra os quais o Galo tem que conseguir pelo menos mais dez pontos, sendo assim chegará aos oitenta pontos que poderão ser suficientes para a conquista do título, então que não se fique esperando sentado, corram atrás.
Ainda dá, é só mudar a postura!

Aluizio.

Nenhum comentário: