segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 26ª RODADA - GALO 0 X 0 GRÊMIO 23/09/12

Todos já esperavam um jogo complicado e a coisa ficou pior devido a proposta do Grêmio, que foi de jogar fechado, atrás da linha da bola, saindo só na boa.
Tanto o Galo quanto o Grêmio tiveram poucas chances de marcar, e quando isto aconteceu ambos desperdiçaram, portanto o empate foi um resultado justo.
Além destes detalhes, o Galo continua com muitas dificuldades para enfrentar times retrancados, principalmente quando o adversário, além de jogar fechado, tem qualidade para jogar, como é o caso do Grêmio.
O Galo pecou por não conseguir sair da marcação e por ter insistido, através do Leonardo Silva principalmente, em dar chutões para a frente na tentativa de lançar o Bernard.
Os adversários do Galo já conhecem este tipo de jogada e por isso estão aumentando a marcação sobre o Bernard, colocando um na cola dele e outro na sobra, por isso a saída do Galo seria aumentar a movimentação dos atacantes, fazendo uma constante troca de posições e dando mais oportunidades ao meio campo para distribuir o jogo, coisa que não aconteceu.
Em um jogo como o de ontem o atacante não pode se dar ao luxo de desperdiçar chances de gol como a que o Guilherme perdeu, aliás o Guilherme, embora estivesse jogando em uma posição que ele gosta, foi muito mal, errou passes curtos, perdeu as principais divididas e perdeu aquele gol que seria o gol da vitória com certeza.
Embora a imprensa tenha mencionado o Richarlyson como um dos melhores em campo eu discordo, e acho que com ele em campo o Galo joga com um a menos, inclusive ele entregou o ouro para o bandido quando, por não saber jogar com o pé direito, ele perdeu a bola que havia recebido do Vitor e o Grêmio só não abriu o placar por pura sorte do Galo, o Cuca deveria pensar em outra solução para a ausência do Júnior César.
Outro que esteve irreconhecível foi o Leandro Donizete, mas ele tem crédito, e felizmente não cometeu erros capitais.
O Cuca não deveria ter entrado com o Berola, mesmo porque o que o Galo precisava era de alguém para finalizar em gol, coisa que o Berola só faz quando tem espaço para jogar, e com a marcação do Grêmio toda atrás não havia espaço para ele.
Por falar em Berola, alguém tem que dar uma dura nele quanto as simulações de falta, o famoso cai-cai, os árbitros, mesmo que seja falta no lance opta por não marcar devido a fama dele, no jogo contra o Flamengo ele poderá ser útil, pois certamente o Flamengo vai partir para cima devido à sua necessidade de vitória e aí vai sobrar espaço para a velocidade dele.
O Leonardo tem se mostrado muito empenhado, mas eu futebol é limitado, e com ele saindo da área como foi ontem não ajuda em nada, embora ele tenha feito alguns passes importantes, só que quando a bola chega na linha de fundo não há ninguém dentro da área para finalizar.
Não há como negar o empenho de todos, mas também é preciso que todos acendam a luz "amarela", pois o Galo já está vendo a poeira deixada pelo Fluminense, mesmo que o Galo vença o Flamengo, e tem que vencer, não retomará a liderança, e embora estejam faltando ainda treze jogos, nada garante que seja possível recuperar os pontos perdidos até agora.
Antes o discurso era que em algum momento o Galo iria perder e que, por ter um jogo a menos, conseguiria retomar a liderança, pois teria jogos decisivos em casa e que certamente os venceria, e isto não está acontecendo.
Apesar das expectativas estarem diminuindo ainda acredito que dá para ser campeão, dá-lhe Galo!

Aluizio.

Nenhum comentário: