domingo, 16 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 5ª RODADA - GALO 0 X 0 CRUZEIRO - 16/02/14

Confesso que a minha expectativa era de uma derrota por goleada, afinal este Galo do Autuori não havia mostrado nada até aqui.
Fiquei muito satisfeito com o que vi, e muito esperançoso de que o Autuori esteja com a razão, quando diz que o time vai engrenar.
Vi um time com muita vontade e aplicação tática, ainda que seja um time fácil de ser marcado, pois somente o Fernandinho e o Tardelli fazem a inversão de posição se movimentando mais.
Vi um time com uma defesa muito sólida e até acho que nós não vamos sentir a falta do Rever, que vai fazer uma cirurgia e ficar afastado por mais de um mês, a entrada do Otamendi deu mais segurança, e apesar do adversário ter ganho umas três bolas pelo alto, ele foi muito firme, com muita raça e uma ótima visão de jogo, e tudo isso tendo feito apenas um treino tático, por isso discordo por terem eleito outro jogador como melhor em campo, acho que o Otamendi merecia, no mínimo, uma menção honrosa.
O Josué, a exemplo do último jogo, ficou mais na marcação, e isso ajudou no trabalho da dupla de zaga, até que o Autuori consiga melhorar a movimentação dos atacantes é melhor que seja assim.
Fica aqui também, meu elogio ao Marcos Rocha, que se não apoiou tanto, foi firme na marcação e evitou a principal jogada deles que é a virada de bola para entrar nas costas do lateral, e não posso deixar de falar do Dátolo, que mesmo estando fora de sua posição, conseguiu apoiar e quase fez um golaço de fora da área, muito parecido com o gol do Lucas Cândido contra o Flamengo no ano passado, a bola fez uma curva quase igual, só foi mais alta.
O Ronaldinho foi muito bem marcado, e por isso seu marcador foi eleito o melhor em campo, mas ele não conseguiu fazer jogadas de enfiadas exatamente porque havia pouca movimentação dos outros, e como o Josué subia muito pouco, diminuíram as oportunidades, mas ele não deixou de dar uma caneta linda em seu marcador, só não gosto quando ele apela, como foi na jogada em que ele deu uma cotovelada no adversário.
De ruim, foram aquela jogadas de bolas lançadas pelo alto para o Jô fazer o pivô, mais uma vez ele não conseguiu fazer isso, e no final teve que sair da área para conseguir participar mais das jogadas e ter condições de finalizar.
A rigor, o Vitor só fez duas defesas, seguidas, e o Fábio umas duas ou três, ou seja, não tiveram muito trabalho, fruto de muita marcação dos dois lados.
Acho que o Autuori acertou ao colocar o Berola, mas errou em tirar o Tardelli, penso que ele deveria tirar o Fernandinho, deixando o Tardelli pela esquerda e o Berola pela direita, acho também que ele demorou muito para fazer a alteração, mas se ele acertou ou errou nunca saberemos, fica apenas a crítica pós jogo.
O resultado foi muito justo, embora o Galo precisasse muito da vitória.
Eu não me lembro de nenhuma vez, ter visto o Galo na nona colocação do Mineiro, tendo jogado cinco partidas, é preciso que o grupo tenha a consciência da necessidade de pontuar neste campeonato, que embora muitos digam não valer nada, ficar fora da decisão significa muita cobrança, e isto poderá comprometer a campanha da Libertadores.
Como já disse o Kallil, por várias vezes, o Galo tem a obrigação de ser campeão Mineiro, é o mínimo que se espera de um time que almeja ser Bi da Libertadores.
Contra a URT não haverá outro resultado aceitável, que não seja a vitória!

Aluizio.

Nenhum comentário: