quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 20ª RODADA - GALO 2 X 2 PONTE PRETA - 29/08/12

Todos os torcedores do Galo, antes do jogo, esperavam uma vitória fácil e convincente, mas tenho certeza que o Cuca esperava grandes dificuldades, mesmo porque a Ponte sempre foi um adversário indigesto para o Galo.
Menos mal que o time continua invicto no Independência e que o Fluminense não avançou.
Pela segunda vez, o Galo toma um gol a partir de uma falha do Guilherme, que perde a disputa para o adversário em um lance na lateral do campo, contra o Cruzeiro temos a justificativa de que foi um erro do árbitro por não ter marcado a falta, mas ontem a bola era dele, que não percebeu a aproximação do adversário, ele precisa estar mais ligado no jogo e ampliar seu ângulo de visão, não pode ficar olhando somente a bola.
O Vitor não teve nenhuma responsabilidade nos gols, sendo que no segundo, assim como no primeiro gol do Galo, a bola desviou na zaga mudando a trajetória, e no primeiro o excelente Cicinho recebeu livre de marcação, numa falha do Rever que deveria estar cobrindo aquele lado, e com muita categoria, bateu tirando do alcance do Vitor.
O Marcos Rocha fez uma excelente partida, mas não foi muito feliz nos cruzamentos, com exceção no gol do Guilherme.
O Leonardo Silva, embora tenha feito um bom jogo, precisa melhorar a questão do chutão, não dá para ficar levantando todas as bolas para o Jô, na tentativa que ele consiga fazer o pivô ou dominar, virar e finalizar, os adversários já sabem disso e estão conseguindo se antecipar ou marcar sob pressão impedindo que ele domine a bola.
O Rever falhou na marcação no primeiro gol deles, mas ainda tem muito crédito pelo que fez no primeiro turno.
O Júnior César, dentro da sua crescente, jogou muito, correu, marcou, mas também não estava na marcação na hora do primeiro gol, ele deveria ter acompanhado o adversário, aliás na sua movimentação ele tem feito uma inversão com o Marcos Rocha, que é até muito importante, o que eles precisam fazer é não permitir que o espaço fique vazio como ocorreu.
O Serginho, talvez por ter sido muito assediado pela imprensa durante a semana, parecia que estava apavorado, mais que o costumeiro, e desestabilizou o lado direito do Galo, felizmente o Cuca percebeu e o substituiu pelo Guilherme, embora eu ache que o Berola deveria ter entrado, já naquele momento.
O Leandro Donizete ficou sobrecarregado, pois o Serginho estava perdido e não conseguia ajudar na marcação, isto forçou o Donizete a correr mais, inclusive fazendo mais faltas.
O Ronaldinho, conforme eu já disse aqui, fica com mais dificuldades quando se limita ao lado esquerdo do campo, tudo bem que ele tenha feito algumas jogadas importantes daquele lado, mas todas as vezes em que ele se movimenta mais pelo meio e pela direita, os volantes têm mais opções para fazer a ligação e os atacantes são obrigados a trocar de lado também, confundindo a defesa adversária, e com isso aumentando as possibilidades de gols.
O Danilinho, embora tenha feito o gol e tenha se movimentado muito, tanto na direita quanto no meio e até na esquerda, não foi feliz nas jogadas individuais, precisa melhorar a questão do passe, teve uma oportunidade na qual ele chutou para fora em que haviam dois atacantes aguardando o passe para finalizar.
O Escudero jogou muito, tanto que saiu aplaudido, por pouco não deixa o seu gol, quando recebeu um excelente passe do Ronaldinho e finalizou para fora, o Neto Berola que entrou em seu lugar só conseguiu uma jogada importante, mas não foi feliz na finalização, talvez se ele se adiantasse um pouco mais e desse uma cavadinha o resultado fosse melhor.
O Jô terá que usar de sua criatividade para conseguir alterar a situação que está ficando comum, ele fica no meio dos zagueiros, de costa para o gol adversário para fazer o pivô, mas os zagueiros estão aprendendo como anular isso e ele está ficando inoperante, é preciso que ele consiga jogar de frente para a zaga com alguém para ajudá-lo, caso contrário será um a menos em campo, o Leonardo entrou e só teve uma oportunidade, quando cabeceou e o goleiro deles fez uma ótima defesa.
É preciso que todos mantenham realmente o foco, pois felizmente o Fluminense empatou, mas na próxima rodada eles têm um compromisso teoricamente mais fácil, vão jogar contra o Figueirense, e o Galo vai pegar um Corínthians, que é um time que está passeando pelo Brasileirão, não têm nenhum objetivo a não ser preparar o time que vai disputar o Mundial Interclubes, ou seja, estão jogando sem nenhuma pressão.
Lá o Galo não pode perder, tem que trazer pelo menos mais um ponto, e contra o Bahia, tem que vencer para recuperar os dois pontos perdidos ontem contra a Ponte.
Se liga Galo!

Aluizio.

Nenhum comentário: