sexta-feira, 10 de maio de 2013

LIBERTADORES - 2ª RODADA DAS OITAVAS - GALO 4 X 1 - SÃO PAULO - 08/05/13

Todos, principalmente a imprensa paulista, estavam esperando uma virada do São Paulo, mas o Galo entrou em campo com o objetivo de vencer e começou sufocando o adversário.
Os quatro homens de frente deixaram a defesa deles mais perdida do que" cachorro quando cai do caminhão de mudanças", e o Jô, em noite inspirada, e com a participação do tardelli, destruiu todas as pretensões deles.
Foi uma aula de futebol, e o Nei Franco, que havia dito que o São Paulo era o único time com capacidade de quebrar a invencibilidade atleticana no Independência, viu ruir o seu sonho, já no primeiro tempo.
Penso que o principal responsável pela vitória do Galo, além é lógico, dos jogadores e comissão técnica, foi o Kallil, que com muita inteligência e sabedor do que a arbitragem brasileira faz nos confrontos do Galo contra times do eixo Rio-São Paulo, conseguiu mudar a história e colocar uma arbitragem imparcial e competente para este dois jogos, portanto, parabéns à ele.
A imprensa nacional (entenda-se, imprensa de Rio e São paulo) está de luto e estupefata diante da superioridade e competência do grupo atleticano, inclusive, alguns já se manifestam de forma menos pessimista, embora continuem dando a total visibilidade aos outros clubes de lá, principalmente ao "Curínthians".
Como disseram quase todos os comentaristas esportivos de Minas, o Galo é o melhor time de futebol do Brasil na atualidade, mesmo não tendo jogado ainda contra Fluminense, Palmeiras, Corínthians e Grêmio, tem mostrado um futebol moderno, agressivo, ousado ofensivamente, bem armado na defesa e no seu meio campo, sabendo a hora de se recompor na defesa e a hora de se expor atacando, seus atacantes não guardam posição, e eu fico sorrindo quando escuto os de lá tentando encontrar uma posição para o Tardelli, Bernard, Jô, e até mesmo do Marcos Rocha e do Rever, eles ainda não entenderam que estes jogadores não guardam posição o tempo todo, e que existe uma movimentação constante, tanto entre os volantes e os laterais e meias, quanto entre os atacantes e meias, e é exatamente esta movimentação que está propiciando uma democracia na feitura dos gols, todos tem a oportunidade de fazer gols a qualquer momento.
Tudo isto é fruto de muito trabalho da comissão técnica e principalmente do Cuca, que é quem orienta como deve ser esta movimentação e ocupação dos espaços.
Estou com 57 anos e não me lembro de ter visto um time com tamanha capacidade ofensiva e defensiva, o Galo dos anos 80 se baseava nos talentos individuais, que eram acima da média nacional, jogadores como Reinaldo, Eder, Luisinho, Cerezo, Paulo sidoro, Marcelo Oliveira e outros, poderiam resolver o jogo com uma jogada individual, e sempre resolviam, este time atual, além de ter os talentos acima da média, tem também um entrosamento jamais visto por aqui.
Tento comparar o jeito do Galo jogar com alguns times europeus, e acho que o Galo está melhor, pois os europeus tem uma movimentação na vertical apenas, com algumas exceções, e no Galo esta movimentação é total.
Considerando que os adversários ainda não entenderam o jeito do Galo jogar, acho que este time tem uma grande oportunidade de estar sendo campeão na maioria dos campeonatos que está disputando e que irá disputar este ano.
A única coisa que poderá interromper a escalada do Galo, será a arbitragem brasileira, que todos nós sabemos é tendenciosa e manipulada pelos organizadores dos campeonatos nacionais, se isto não ocorrer, as chances de títulos são reais.

Aluizio.

Nenhum comentário: