domingo, 10 de julho de 2011

BRASILEIRO - 9ª RODADA - GALO 2 X 0 AMÉRICA - 10/07/11

Durante e após o jogo, todos estavam exaltando a vontade, aplicação e determinação dos jogadores do Galo, eu, como bom mineiro que sou, prefiro levar em conta a fragilidade do América, que certamente vai ser rebaixado, e lembrar que as três vitórias do Galo até aqui, foram contra os times da "prateleira de baixo". Pelas minhas contas, o Galo teria obrigação de vencer o América, assim com tem obrigação de vencer os outros, também da "prateleira de baixo, como já citei anteriormente.
Não resta dúvida que este resultado dá um alento ao clima interno atual e que permite uma maior tranquilidade para trabalhar, mas o que eu espero mesmo, é que tenham encontrado as causas da queda livre em que o Galo se encontrava, de forma que possam ter encontrado a solução, pois só sabendo quais são as causas para se conseguir solucioná-las.
O Jonatas Obina, ao contrário do que disseram algumas pessoas, após o jogo, não pode ser comparado a nenhum centro avante da história recente do Galo, e foi um exagero elegê-lo como o melhor em campo, ele poderia ser comparado, no máximo, com o Dario, o nosso Rei Dadá, e se assim for, estará ótimo, pois será certeza de gols em quase todos os jogos.
Os times que venceram o Galo, a exceção do Flamengo, e alguns que conseguiram empatar, jogaram com esquemas fechados e com marcação sob pressão, e o Galo sempre teve dificuldades para entrar nestas defesas, desta vez quem jogou assim foi o Galo, e o América cometeu os mesmos erros que o Galo vinha cometendo contra os outros, ou seja, quis ficar tocando a bola para entrar na defesa do Galo e acabou tomando gols em contra ataques.
Penso que demorou o Dorival perceber que o esquema mais eficiente é exatamente este, nenhum time hoje saí para cima do adversário sem ter certeza de estar bem armado na defesa, já foi o tempo que isto dava certo.
O Goleiro Giovanni, mostrou-se melhor do que no jogo passado, apesar de quase não ter saído do gol nas bolas alçadas na área.
A zaga esteve bem, mas o Leonardo Silva estava muito afoito e cometendo muitas faltas, precisa melhorar o tempo de bola para se antecipar nas jogadas, evitando as faltas, sem contar que está muito lento e não conseguiu acompanhar os atacantes nas corridas, tendo que se jogar em cima do adversário para matar as jogadas.
O Richarlyson, jogando atrás, mais pelo lado esquerdo, até que foi bem, mas quando se arriscou a atacar não conseguiu produzir como precisava, e também estava muito afoito, entrando de primeira e fazendo faltas perigosas, até mesmo para sua integridade física.
Os laterais do Galo, embora tenham participado muito do jogo, exatamente porque tinham cobertura da zaga e dos volantes, continuam sendo muito limitados tecnicamente e é preciso buscar reforços para estas posições.
O Serginho correu, desarmou, chutou a gol e jogou como sempre, quase fez um gol após driblar dois defensores, levou azar na hora de finalizar.
O Caio e o Daniel Carvalho, correram muito e no final já estavam errando passes e perdendo bolas fáceis, foram substituídos corretamente.
O Magno Alves segue sua sina de perder gols, desta vez, frente a frente, chutou em cima do goleiro, está precisando se acalmar e ser mais frio, para dar um toquinho por cima e sair comemorando.
O Jonatas Obina, como eu disse acima, não é nenhuma "brastemp", mas deu um toque de preocupação ao adversário, além de ter feito um gol, próprio de um centro avante nato, e de ter servido ao Neto Berola para o segundo gol, enquanto esteve concentrado no jogo ele se mostrou participante ativo, e só caiu de produção quando começou a reclamar com o juiz, seria bom que ele não se desconcentrasse mais.
O Neto Berola, felizmente não teve tempo para fazer o cai-cai e conseguiu fazer o gol, além de ter perdido outro cara a cara, quando tentou ajeitar a bola ao invés de bater de primeira como no gol que fez.
O Gilberto e o Giovanni Augusto pouco fizeram, aliás, o Gilberto fez algumas jogadas tentando driblar na intermediária do Galo e quase perdeu a bola, colocando em risco todo o trabalho, já o Giovanni até que conseguiu boas jogadas, mas não deu tempo para muita coisa.
O importante é que todos estejam cientes de que o América não serve de parâmetro e que, a começar pelo Santos, que deverá estar desfalcado no próximo fim de semana, passando por Vasco e Fluminense, é que terão uma amostra se houve melhora no comportamento dos jogadores mesmo, caso tenham resultados positivos nestes jogos, com certeza, chutarão a crise para longe da Cidade do Galo, e então a torcida voltará a acreditar no time.

Aluizio.

Nenhum comentário: