segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MUNDIAL DE CLUBES 2013

Diante da grande frustração causada pela derrota frente ao Raja Casablanca, havia decidido não me manifestar, mas não posso deixar de registrar o que vi e penso desta derrota.
Depois de ouvir "alhos e bugalhos" na mídia nacional e mineira, e estando com a cabeça no lugar, comecei minhas análises e conjecturas.
Quando o Galo viajou para o Marrocos, li e ouvi a imprensa dizer que o Kallil havia quitado os salários atrasados, que ele havia conseguido a ajuda de empresários para levantar a grana, depois da derrota do primeiro jogo, ouvi no rádio, que ele não havia feito este pagamento, então considerei que a atuação dos jogadores tinha sido abaixo do esperado em função disto, será?
Quando vazaram a informação da saída do Cuca, informaram que a notícia havia sido passada aos atletas depois que eles chegaram ao Marrocos, posteriormente informaram que eles já estavam sabendo desde o dia cinco de dezembro, ou seja, antes mesmo da última partida do brasileirão, isto desmancha a ideia de que a informação da saída dele tenha influenciado no desempenho dos jogadores.
Diante destas situações, fico considerando apenas que o Galo perdeu por não ser tudo aquilo que imaginávamos, e isto fica mais evidente quando analisamos os últimos jogos do brasileirão, além disso, o principal nome do time estava vindo de um longo período de afastamento e não tinha ritmo de jogo, tem também a questão do Tardelli, que ficou mais de dois meses jogando na posição de armador e nos três últimos jogos, um pelo brasileiro e dois pelo mundial, voltou a jogar na função anterior, não repetindo as suas atuações e mostrando-se desentrosado na movimentação com o Fernandinho e o Jô.
Na defesa havia o problema do rever, que a exemplo do Ronaldinho, estava sem ritmo de jogo e desentrosado com o Leonardo Silva.
Eu só não encontrei uma explicação para a falta de cobertura dos laterais, todos sempre souberam que o Marcos Rocha só sabe apoiar e que marcar não é com ele, por isso sempre teve alguém fazendo a cobertura, as vezes o Pierre, outras o próprio Tardelli ou o Josué, e quando o Luan jogava na meia pelo lado direito, ele aparecia também fazendo esta cobertura, e o mesmo vale para a lateral esquerda quando não jogava o Junior Cesar, desta vez, nos dois jogos do mundial, nada disso aconteceu, e tanto o Raja Casablanca quanto o Guangzhou Evergrande deitaram e rolaram em jogadas pelas laterais.
Outra falha gritante do Galo foi atacar sem nenhuma tática e ser vítima de contra ataques constantes, ou seja, o Galo não conseguiu, em nenhum momento, impor seu jogo e por isso mesmo não poderia ter se classificado para jogar a final, e se isso tivesse acontecido, este time teria sido presa fácil para os alemães, sendo assim, o terceiro lugar ficou de bom tamanho, embora eu ache que não tenha sido merecido.
Agora permanecerá um pergunta infinita sem resposta: Teria os bastidores do clube influenciado ou não no resultado? Afinal, os salários foram ou não foram pagos? Começará o Galo, ano que vem, com dívidas com os jogadores?
Espero que estas respostas sejam dadas antes do início da próxima temporada, caso contrário será um início de ano turbulento que poderá refletir no resto da temporada.

Aluizio.

Nenhum comentário: