segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CAMPEONATO MINEIRO - 2ª RODADA - GALO 4 X 1 TUPI - 06/02/11

No começo do jogo eu imaginei que seria uma goleada já no primeiro tempo, e o que eu vi foi uma defesa vulnerável e fácil de ser vencida em um contra ataque, não pode uma zaga de um time grande, deixar no mano a mano um atacante e um defensor, mas como o lateral direito não teve condições de voltar para marcar, o Rever teve que sair na marcação e deixou o Werley sozinho na marcação no miolo da zaga, e deu no que deu.
No segundo tempo o Tupi veio com uma tática de defender apenas, e o Galo se aproveitou e atacou com quatro jogadores e, embora não tenha mostrado um desenho tático, jogando com um homem a mais, conseguiu fazer os gols.
Eu, particurlamente, gostaria de ver o Galo vencer, sem precisar que um adversário seja expulso, para sabermos se este time tem entrosamento e capacidade técnica superior aos demais.
Apesar de ter gostado da vitória, fiquei com um sentimento de perda, pois o Berola apesar de ter feito dois gols, continua não sendo um jogador para o Galo, e se estamos dependendo dele para fazer os gols, significa que teremos muitos problemas nos jogos mais difíceis.
O Tardelli, perdeu, no mínimo três chances de fazer gols e parece ter perdido o ponto de equilíbrio, enquanto isso o Magno Alves está se aproveitando desta lacuna, e se continuar assim, será o novo ídolo da torcida e apagará o Tardelli.
O Rever está muito convencido, após ser elogiado pela imprensa por sua habilidade em driblar, alguém precisa esclarecer para ele que a sua principal função é de defender e não de atacar, principalmente se arriscando a driblar, isto poderá sair caro para o grupo.
O Mancine, desta vez, mostrou estar fora de sua forma, por duas vezes tropeçou sozinho e não conseguiu dominar a bola, sendo que em uma vez, tentou responsabilizar o Patric que havia feito o lançamento para ele.
O Resumo é que este time ainda vai precisar de muito tempo para encontrar a sua forma e jogar como um time organizado e com técnica.
O preocupante é que no próximo sábado o Galo vai jogar o clássico em desvantagem no que diz respeito ao entrosamento e condição física, lembrando que o Ricardinho e o Renan Oliveira não terão liberdade para armar e finalizar as jogadas e que provavelmente, as bolas não chegarão ao ataque com tanta frequência como ontem.
É melhor o Dorival se preocupar de fato com isso sob pena de perder o clássico.
Parece que o Dorival ainda não achou o time titular, que na minha opinião passa pelas escalações de Diego Souza, Leonardo Silva, Jobson (ainda que seja no lugar do Tardelli), Zé luiz, Mancine, e mais tarde o Daniel Carvalho.
Só para ilustrar, no mundial de 1970, os jogadores que foram campeões, vários deles, jogaram fora de suas posições de origem e o conceito usado pelo João Saldanha e o Zagalo foi de que quem é craque sabe jogar em qualquer posição e contribui com o grupo com sua técnica, inteligência e obediência tática, além é claro de ter a capacidade do improviso quando for necessário.
Que o Dorival saiba encontrar lugar para todos os craques que estão à sua disposição e que não se prenda a posições.

Aluizio.

Nenhum comentário: