domingo, 10 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 4ª RODADA - PALMEIRAS 0 X 1 GALO - 09/06/12

Não podemos dizer que foi uma exibição de alta técnica, mas com certeza podemos dizer que foi uma exibição de muita aplicação tática, empenho e objetividade.
O Galo foi senhor do jogo durante quase todo o tempo, ficando com o Palmeiras os primeiros quinze minutos e os últimos dez minutos do jogo, sendo que a pressão no final foi em função da entrada do Leonardo Silva e as saídas de Bernard e Danilinho, tudo bem que o Bernard não estava aguentando mais, mas o Danilinho, que pela primeira vez estava tendo um papel importante, não deveria ter saído naquele momento.
Na minha opinião, o Galo foi prejudicado e o placar real do jogo deveria ser três a zero, pois no lance do Rafael Marques, não houve impedimento e no lance do Jô não houve falta, mas como já é sabido por todos, para um time fora do eixo Rio-São Paulo, conseguir alguma coisa, tem que vencer os adversários em campo, arbitragem, e a mídia nacional, que sempre vai desvalorizar as vitórias dos outros e apoiar os "erros" de arbitragem, afinal eles (mídia) são os donos do campeonato e ditam quem eles querem no topo, não é mesmo?
O Geovani, quando foi solicitado, respondeu a altura, e nas duas bolas na trave não havia nada que ele pudesse fazer caso acontecessem os gols, o que seria uma injustiça.
O Marcos Rocha, tirando o lançamento que ele fez para o Bernard entre os dois zagueiros, não comprometeu, mas também não construiu mais, no próximo jogo deverá ser substituído pelo Carlos César ou outro.
O Rever fez uma ótima partida, só fico preocupado quando ele se arrisca ao ataque e expõe a defesa num possível contra ataque adversário.
O Rafael Marques é, sem dúvida, o fiel da balança desta defesa, é ele quem dá segurança às falhas dos companheiros da defesa, e teve um gol legítimo anulado.
O Júnior César deu mais tranquilidade à lateral, provavelmente não vamos mais reclamar daquela posição, mas é preciso que se tenha alguém em condições de substituí-lo, pois certamente ele não vai estar disponível durante todos os jogos.
O Pierre deve ter deixado uma pitada de ciúme nos torcedores do Palmeiras, ao vê-lo jogando com tanta vontade e dedicação ao Galo, foi muito importante nos desarmes, principalmente em cima do Daniel Carvalho que não conseguiu produzir nada de importante.
O Richarlyson, mais uma vez, foi importante na marcação, mas ao contrário do que disse o Cuca após o jogo, ele não sabe sair jogando e ligar a defesa ao ataque, quando muito tenta um chute de fora da área, mas tem o pé totalmente torto.
O Ronaldinho foi um capítulo à parte, todos ficaram esperando jogadas geniais e gols espetaculares, mas eu esperava exatamente o que ele fez, armou várias jogadas, se limitou a passar a bola rapidamente, embora em dois lances tenha feito umas firulas, jogou de maneira objetiva, centrado na necessidade de um resultado positivo, e o mais importante, chamou a atenção dos adversários, abrindo espaços para o Jô, Danilinho e Bernard, se ele continuar nesta toada, certamente o Galo vai lutar pelo título.
O Bernard começou mal, parecia inseguro, mas aos poucos foi se encontrando. Não poderia é ter perdido aquelas duas chances claras, quando o Marcos Rocha fez o lançamento e ele , entre os dois zagueiros, errou o toque na bola que foi pela linha de fundo, e na segunda, quando o Danilinho fez o lançamento e ele chutou sem olhar a posição do goleiro, que fez uma ótima defesa, cansou e foi substituído.
O Danilinho, pela primeira vez produziu para o time, provavelmente porque o Ronaldinho abriu espaços ao chamar a marcação para ele, mas penso que ele está muito preso a uma faixa do campo, ele precisa se movimentar mais e talvez fazer inversões com o Bernard e o Jô, mas não há o que reclamar dele desta vez.
O Jô, também beneficiado pela presença do Ronaldinho, teve mais espaço, fez bem o pivô, que o Cuca tanto gosta, fez o gol da vitória e teve um gol legítimo anulado, vai aos poucos, ganhando a confiança do torcedor, principalmente a minha confiança que não acreditei no seu potencial.
A entrada do Leandro Donizete, do Serginho e Leonardo Silva só serviram para segurar o resultado, sob muitos riscos.
Estou ansioso para ver a volta do Guilherme, penso que ele deverá substituir o Danilinho e que vai fazer uma dupla de meias infernal com o Ronaldinho.
Agora que venha o São Paulo, neste torneio Rio-São Paulo, que tem alguns convidados de outros estados, se o Galo vencer os paulistas e cariocas terá garantido sessenta pontos, somados os dois turnos, é aproveitamento para classificação à Libertadores.

Aluizio.

Nenhum comentário: