quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

LIBERTADORES - 2ª RODADA FASE DE GRUPOS - GALO 2 X 1 INDEPENDENTE SANTA FÉ (COL) - 26/02/2014

Este jogo serviu para mostrar que o time evoluiu depois do primeiro jogo da Libertadores contra o Zamora da Venezuela, mas serviu também para vermos que ainda não está pronto e que tem dificuldades para enfrentar retrancas.
O Setor defensivo falhou no gol deles, e deu para ver que o Autuori tentou corrigir a falha, mas não conseguiu, tanto é que eles conseguiram chegar com  muito perigo, duas vezes após tomarem o segundo gol do Galo.
O Autuori foi muito elogiado pela imprensa pelas alterações que fez, acho até que ele acertou nas alterações, mas não na ordem que as fez, caso o Galo não tivesse virado o placar com as participações diretas dos que entraram, com certeza a imprensa o estaria crucificando hoje.
O Guilherme deveria ter entrado, mas não no lugar do Josué e sim no lugar do Fernandinho ou do Dátolo, e o Berola deveria ter entrado no lugar de um dos dois também, para depois colocar o Leandro Donizete no lugar do Josué.
Quando ele tirou o Josué e colocou o Guilherme, o Ronaldinho foi jogar de segundo volante, e eu não me lembro de vê-lo jogando nesta posição em nenhum time pelos quais ele passou, será que o Autuori está descobrindo uma nova função para o Ronaldinho? Ou será que o Ronaldinho quis apenas ajudar o Autuori para que ele não fosse criticado quando deixou o time sem ninguém para fazer a saída de bola da defesa? Isto é tanto verdade que depois ele tirou o próprio Ronaldinho para entrar com o Leandro Donizete, ainda que nos minutos finais.
Ninguém pode dizer que não houve raça, vontade ou entrega, mas como o próprio Autuori disse, não dá para vencer sempre só com superação, há que se ter um esquema de jogo e alternativas para ultrapassar as retrancas.
A vitória foi muito importante, deixou o Galo em primeiro do grupo com seis pontos e isso vai dar mais motivação para o grupo, mas é bom que eles considerem que jogaram contra um time com dez jogadores, durante quase cinquenta minutos e que tiveram muitas dificuldades para furar o bloqueio e ainda expuseram a defesa a grandes perigos de gol.
Espero que esta repentina boa vontade da imprensa com o Autuori, não seja só um corporativismo com o objetivo de ajudar o Galo, e que eles estejam vendo de fato, algum trabalho do técnico que possa surtir algum efeito positivo mais na frente, pois ainda não vimos nada de efetivo na prática, e a Libertadores está só começando.
O Galo tem um excelente grupo de jogadores, embora não se tenha tempo suficiente para treinos, é só aproveitar o pouco tempo que tem para treinar alguma coisa que possa ser aplicada em campo, até agora está parecendo que são os jogadores que estão resolvendo o que fazer no jogo.
No sábado, caso o Ronaldinho não vá para Nova Lima, é bom que ele esteja ligado para não ser vítma de notícias sobre baladas e excessos, aqui em MG, no Rio ou qualquer lugar.
Quem for "poupado" do jogo contra o Vila, teria que ficar treinando na Cidade do Galo, para recuperar o tempo que não tiveram para a pré-temporada.
Vou aguardar um jogo em que se possa ver uma atuação consistente para acreditar de fato!

Aluizio.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 7ª RODADA - GALO 3 X 2 AMÉRICA - 23/02/14

Mais um clássico com o América e mais uma vitória importante, quando começou o jogo eu imaginei que o galo venceria com facilidade, mas para valorizar a vitória do Galo, o América endureceu o jogo, veio com uma proposta de se fechar e sair em contra ataques, aproveitando eventuais falhas do Galo.
No primeiro gol, na falha do Otamendi com o Vitor, o Obina, oportunista que é, soube aproveitar e colocou o América em vantagem, depois disso o galo manteve a posse de bola, mas não produzia jogadas mais agudas, e o ótimo goleiro americano não teve quase trabalho nenhum, e quando o Vitor voltou a falhar, desta vez individualmente, lá estava o Obina para marcar mais um.
Foi um Galo irreconhecível, se considerarmos o jogo contra o Cruzeiro, jogadores sem inspiração, Ronaldinho errando quase tudo, Fernandinho que não conseguia vencer seus marcadores, falhas individuais e coletivas de marcação, parecia um time nervoso e ansioso de jogadores inexperientes.
Já no segundo tempo, o galo voltou mais arrumado, com toques mais rápidos, mantendo a posse de bola e finalizando mais ao gol, se no primeiro tempo eles estavam insistindo em jogadas pela esquerda, no segundo eles passaram a acionar mais a direita, e ai começaram a sair as jogadas de linha de fundo, criando mais oportunidades de finalização com perigo, assim surgiu o primeiro gol e o gol de desempate.
O Tardelli, que jogou muito no segundo tempo voltou até a falar da possibilidade de ser convocado para a seleção, e todos os jogadores mereceram os parabéns pela virada, no entanto fica uma observação negativa para o Paulo Autuori: Ele tirou o Josué e colocou o Leandro Donizete, e isto foi muito acertado, a evolução do time passou muito por esta alteração, mas ele tirou o Dátolo e colocou o Rosinei e isto mostrou que ele não acredita nos jogadores que tem nas mãos, mostrou medo do América, que estava assustado com o desempenho do Galo àquela altura do jogo, ele deveria ter colocado o Guilherme e partido para cima para fazer mais gols, depois ele tirou o Tardelli e colocou o Alex, para voltar o Fernandinho para a frente, e tudo isto proporcionou a reação do América, que poderia ter empatado e virado o jogo novamente.
Que o Autuori entenda que o time que tem medo de perder perde a vontade de vencer e se torna presa fácil para os adversários, o galo tem jogadores ofensivos em seu elenco, que se bem acionados, podem dar muitas opções de vitória ao time, por isso ele precisa ser mais ousado e menos medroso.
Apesar de todos os jogadores estarem defendendo o Autuori diante dos microfones, e da imprensa estar passando a impressão de estar concordando com eles, eu acredito que ele só terá sucesso no Galo se colocar este time para jogar ofensivamente, sempre em busca do gol, se tomar um gol vai à frente e faz dois, como ocorreu hoje até a entrada do Rosinei.
Prá frente Galo, ganha o jogo o time que coloca mais bolas na casinha do adversário!

Aluizio.

CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 6ª RODADA - URT 0 X 5 GALO - 19/02/14

Mesmo jogando com o time reserva, e é bom lembrar que este é o time reserva do Galo não aquele que jogou contra o Tupi, o Galo deu uma goleada na URT, eu havia dito que a torcida não aceitaria outro resultado que não fosse a vitória, e os reservas foram mais além, venceram e convenceram, afinal a URT sempre foi osso duro de roer jogando em casa, nossos rivais suaram para vencê-los por um a zero, no Mineirão.
Então, parabéns aos reservas, o Guilherme me pareceu bem mais a vontade e mais confiante, o André voltou a aparecer como matador, todos jogaram muito bem, e acho até que o Galo poderia treinar este grupo junto, para disputar a Copa do Brasil e até o restante do Mineiro, se eles se entrosarem, não ficarão devendo nada aos seus adversários, é lógico que neste caso, os titulares teriam que ser usados em um jogo ou outro para não ficarem sem ritmo de jogo.
Com o resultado positivo e chegando aos oito pontos, dá uma segurança que o galo estará entre os finalistas do Mineiro, e como sempre, voltando a ser favorito ao título, e tomara que ele venha para dar mais moral ao grupo todo.

Aluizio.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 5ª RODADA - GALO 0 X 0 CRUZEIRO - 16/02/14

Confesso que a minha expectativa era de uma derrota por goleada, afinal este Galo do Autuori não havia mostrado nada até aqui.
Fiquei muito satisfeito com o que vi, e muito esperançoso de que o Autuori esteja com a razão, quando diz que o time vai engrenar.
Vi um time com muita vontade e aplicação tática, ainda que seja um time fácil de ser marcado, pois somente o Fernandinho e o Tardelli fazem a inversão de posição se movimentando mais.
Vi um time com uma defesa muito sólida e até acho que nós não vamos sentir a falta do Rever, que vai fazer uma cirurgia e ficar afastado por mais de um mês, a entrada do Otamendi deu mais segurança, e apesar do adversário ter ganho umas três bolas pelo alto, ele foi muito firme, com muita raça e uma ótima visão de jogo, e tudo isso tendo feito apenas um treino tático, por isso discordo por terem eleito outro jogador como melhor em campo, acho que o Otamendi merecia, no mínimo, uma menção honrosa.
O Josué, a exemplo do último jogo, ficou mais na marcação, e isso ajudou no trabalho da dupla de zaga, até que o Autuori consiga melhorar a movimentação dos atacantes é melhor que seja assim.
Fica aqui também, meu elogio ao Marcos Rocha, que se não apoiou tanto, foi firme na marcação e evitou a principal jogada deles que é a virada de bola para entrar nas costas do lateral, e não posso deixar de falar do Dátolo, que mesmo estando fora de sua posição, conseguiu apoiar e quase fez um golaço de fora da área, muito parecido com o gol do Lucas Cândido contra o Flamengo no ano passado, a bola fez uma curva quase igual, só foi mais alta.
O Ronaldinho foi muito bem marcado, e por isso seu marcador foi eleito o melhor em campo, mas ele não conseguiu fazer jogadas de enfiadas exatamente porque havia pouca movimentação dos outros, e como o Josué subia muito pouco, diminuíram as oportunidades, mas ele não deixou de dar uma caneta linda em seu marcador, só não gosto quando ele apela, como foi na jogada em que ele deu uma cotovelada no adversário.
De ruim, foram aquela jogadas de bolas lançadas pelo alto para o Jô fazer o pivô, mais uma vez ele não conseguiu fazer isso, e no final teve que sair da área para conseguir participar mais das jogadas e ter condições de finalizar.
A rigor, o Vitor só fez duas defesas, seguidas, e o Fábio umas duas ou três, ou seja, não tiveram muito trabalho, fruto de muita marcação dos dois lados.
Acho que o Autuori acertou ao colocar o Berola, mas errou em tirar o Tardelli, penso que ele deveria tirar o Fernandinho, deixando o Tardelli pela esquerda e o Berola pela direita, acho também que ele demorou muito para fazer a alteração, mas se ele acertou ou errou nunca saberemos, fica apenas a crítica pós jogo.
O resultado foi muito justo, embora o Galo precisasse muito da vitória.
Eu não me lembro de nenhuma vez, ter visto o Galo na nona colocação do Mineiro, tendo jogado cinco partidas, é preciso que o grupo tenha a consciência da necessidade de pontuar neste campeonato, que embora muitos digam não valer nada, ficar fora da decisão significa muita cobrança, e isto poderá comprometer a campanha da Libertadores.
Como já disse o Kallil, por várias vezes, o Galo tem a obrigação de ser campeão Mineiro, é o mínimo que se espera de um time que almeja ser Bi da Libertadores.
Contra a URT não haverá outro resultado aceitável, que não seja a vitória!

Aluizio.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LIBERTADORES - 1ª RODADA FASE DE GRUPOS - ZAMORA-VEN 0 X 1 GALO - 11/02/2014

Mais uma vez eu esperava uma goleada que não aconteceu, ao contrário, o Galo foi um time muito confuso e jogou muito preocupado com o sistema defensivo, o Josué, desta vez, teve como principal função, marcar e marcar, aproximando-se um pouco do Ronaldinho quando dava, mas errou muitos passes.
O Ronaldinho e o Tardelli foram outros que erraram muito ao passar a bola, não acertavam quase nada, no caso do Ronaldinho até podemos entender, afinal foi o primeiro jogo dele na temporada e ele se mostrou sem ritmo, mesmo assim, as duas jogadas mais importantes foram com ele, a falta que passou perto da trave e o escanteio para o Jô finalizar, já o Tardelli, não deu para entender, correu muito mas não produziu quase nada, não arriscou os dribles que normalmente ele tenta, somente uma vez e perdeu a bola em seguida, mas pareceu muito cansado na metade do segundo tempo.
É muito preocupante quando se vê um time que tinha no seu ataque sua principal arma, não conseguir finalizar ao gol contra um time tão fraco como este Zamora, sinceramente não sei onde isto vai dar, só espero que não passemos vergonha novamente diante dos nossos rivais mineiros, tomando outra goleada.
No segundo tempo, até que o time se organizou um pouco e teve o domínio da bola, mas não conseguiu chegar ao gol adversário com a bola no chão, mesmo estando diante de uma defesa de baixa estatura, inclusive o goleiro, não tentaram chutes de fora da área e nem conseguiram chegar a linha de fundo para alçar bolas para o Jô.
O Jô, que apanhou o tempo todo dos zagueiros, sempre haviam dois ou três em cima dele, foi o mais prejudicado por este modo de jogar do Galo, mas mostrou que se deixarem ele faz o dele.
O Fernandinho foi outro que apanhou o jogo todo e teve pouca ajuda para sair desta marcação, poucos foram os momentos que alguém se movimentava para ele fazer a jogada passando para receber.
Resumindo, o Galo hoje é um time sem padrão de jogo, sem condicionamento físico, e conta apenas com um suposto entrosamento entre os jogadores, é muito pouco para se colocar como candidato ao título desta Libertadores e do Mineiro.
No clássico de domingo eles terão que deixar de lado todas as deficiências e se entregarem de corpo e alma, pois uma derrota poderá piorar as coisas ainda mais.
Eu não sei, mas se uma derrota no clássico significar a dispensa do treinador, vou preferir esta derrota, porque poderá permitir a chegada de um profissional, de fato competente para assumir este grupo do Galo.

Aluizio.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MINEIRO 2014

Depois de muitos anos acompanhando o Campeonato Mineiro, pela primeira vez vejo o Galo fora da lista de candidatos ao título.
Os motivos são as fracas apresentações do time titular nas três primeiras partidas, a fraca apresentação dos meninos diante do Tupi, na quarta rodada, e principalmente as apresentações do nosso rival em Minas, hoje assisti ao jogo do América contra eles, e esperava uma vitória americana, até para não vê-los distanciando na tabela, mas não teve jeito, os reservas deles são melhores que o nosso time titular, não que eles tenham jogadores melhores, é que eles têm um técnico que, além de entender de futebol e de ter sido um grande jogador do Galo, é muito inteligente e sabe como treinar e passar o que ele quer dos jogadores, ele fala a língua dos boleiros, e isto faz toda a diferença.
Quero, ao final desta temporada, queimar minha língua e vir aqui me desculpar depois de ver o Galo ganhar algum título este ano, mas por enquanto o que temos é o Galo descendo na tabela, acreditem, no Campeonato Mineiro.
Uma queda do Galo à segunda divisão do Mineiro será o fim da era Kallil, da pior forma possível, ninguém se lembrará da conquista da Libertadores de 2013 e nem da boa campanha no Brasileiro de 2012, só se falará do fracasso deste ano, caso ele ocorra é claro.
Eu gostaria que o Kallil fizesse com o Paulo Autuori, o mesmo roteiro do filme "Esqueceram de Mim" e esquecesse o técnico lá na Venezuela, de preferência em um local de onde ele não conseguisse sair.
Utopias a parte, torço para estar enganado, pois o meu sentimento em relação ao futuro do Galo nunca foi tão ruim.

Aluizio.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 4ª RODADA - TUPI 2 X 0 GALO - 08/02/14

Mesmo sabendo que o time que estaria em Juiz de Fora seria um time sem nenhum entrosamento e composto, na sua maioria, por jovens da base, eu esperava uma vitória, mas não deu.
A impressão que eu fiquei, foi que o Renan Oliveira, jogando com jogadores comuns, se torna um deles, ele não conseguiu fazer absolutamente nada, e se a intenção era observá-lo para um futuro aproveitamento, podem dispensá-lo sem nenhum problema.
Com a inoperância do Renan eu esperava que o técnico colocasse o Dodô no lugar dele, mas a exemplo do Autuori, ele mexeu errado, tirando o Leonardo e entrando com o Carlos, que na minha opinião deveria ter começado jogando, com André e Leonardo no banco, e para o lugar do Renan ele entrou com o Leleu, aliás acho que o Leleu deve ter um padrinho muito forte no clube, pois ele não deveria nem estar mais no grupo.
Se o Autuori, com os jogadores principais, não conseguiu ainda se comunicar, imagine se ele conseguiria se comunicar com os meninos em dois dias, estes meninos devem ter desaprendido tudo que o Micale os ensinou e treinou nos últimos campeonatos que eles disputaram.
O Autuori, além de estragar um grupo de profissionais, está tentando estragar os garotos da base também, e se o Kallil não conseguir ver isso agora, certamente vai ter muito que lamentar em seguida.
Uma preocupação que começa a incomodar, é que a continuar assim, o Galo vai lutar contra o rebaixamento no campeonato mineiro, na época do Cuca, quando entrava um time reserva em campo, tinha o Giovani, o Michel, o Rafael Marques, o Gilberto Silva, o Josué, o Rosinei, o Lucas Cândido, o Guilherme, o Neto Berola, o Luan e o Alecsandro, e hoje não teve ninguém, não seria o caso do Galo ter levado apenas os titulares para a Venezuela, deixando aqui mais reservas para jogar contra o Tupi, e seguir para lá após o jogo, como vão fazer os sete que jogaram?
Foi muita pretensão colocar os juniores neste jogo, esperando que eles fizessem o que os titulares ainda não conseguiram este ano.
De bom, apenas a apresentação do Marion, que sem a participação dos companheiros, se esforçou e foi o responsável pelas poucas boas jogadas de ataque do time.
Agora, que DEUS proteja o Galo, pois não há mais nada que um torcedor possa fazer para ajudar.

Aluizio.



CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 3ª RODADA - GALO 0 X 2 TOMBENSE - 05/02/14

Como eu havia dito antes, todos ficaram esperando uma goleada do Galo diante do Tombense, mas ao contrário disso, quase que o Galo toma uma goleada deles.
Mais uma vez, o Vitor foi o nome do jogo, fez pelo menos duas defesas importantes, enquanto o goleiro adversário praticamente viu o jogo passar sem ser incomodado, defendeu apenas bolas atrasadas e alçadas na área pelos atacantes do Galo, que estavam com a pontaria totalmente descalibrada, somente em uma oportunidade quando o Jô tocou por cima do goleiro e o zagueiro tirou em cima da linha, foi que eles tiveram trabalho.
Após o jogo escutei uma entrevista de uma torcedora ao Thiago Reis da Itatiaia, na qual ela disse tudo com muita simplicidade e sentimento de tristeza: "Como é que o Autuori conseguiu estragar um time que estava certinho?"
Esta é a pergunta que fica, o Galo foi um time sem nenhum esquema de jogo, com alguns jogadores tentando resolver sozinhos a situação, a defesa, com Jemerson e Leonardo Silva estava perdida, é só lembrar do lance da trombada do Jemerson com o Vitor para se ter a ideia do desentrosamento que existe.
O Josué, não sei se por orientação do Autuori ou por desespero, se mandou e ficou como se fosse um quarto ou quinto atacante, deixando o Pierre mais perdido do que nunca, e a todo momento apareciam dois ou três adversários livres no meio de campo, à vontade para partir para cima da desesperada zaga atleticana.
O placar não demonstrou a superioridade da Tombense e foi impressionante a desorganização do Galo.
A julgarmos por este jogo, certamente o Galo deverá perder a primeira partida da Libertadores contra o Zamora da Venezuela, na próxima terça-feira, e caso isso ocorra, que o Kallil perceba o erro e deixe o Autuori por lá mesmo, pois qualquer funcionário do Galo consegue fazer o que ele está fazendo, ou seja, nada!
O Autuori, como eu já disse anteriormente, é um tecnocrata, um cara que sabe muito na teoria, mas que não consegue colocar em prática o que sabe, a solução seria colocar entre ele e os jogadores um profissional que possa entender a intenção dele, avaliar o que funciona e o que não funciona, e passar para os jogadores nos treinamentos, durante os jogos ele deveria ficar em uma cabine do estádio e esta pessoa ficar no campo, mesmo porque ele mesmo disse que não há o que fazer ao lado do campo quando tudo já foi treinado antes.
Assim como Celso Roth, Vanderlei Luxemburgo e Dorival Júnior, o Kallil errou novamente na escolha do técnico, ainda dá tempo de consertar.

Aluizio.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MINEIRO 2014 - 2ª RODADA - GALO 2 X 1 NACIONAL - 02/02/14

O Galo manteve a escrita de vitórias no Horto, no entanto mostrou ainda não estar pronto para a temporada, e as dificuldades tendem a aumentar com a contusão do Emerson e considerando que o Luan não disputa a fase de grupos da Libertadores.
Mais uma vez eu digo que não estou vendo resultado dos treinamentos da defesa, e o ataque perdeu seu poderio ofensivo, neste jogo o time só conseguiu dar o primeiro chute a gol aos 29 minutos do primeiro tempo, além disso, não fosse a ótima fase do Vitor, o Galo teria tomado gol já no primeiro tempo.
Acho que o Kallil  e o Maluf têm que observar mais de perto o trabalho do Autuori para que não seja tarde demais e o Galo não avance nas Libertadores.
Ainda tem um crédito em função do pouco tempo de preparação, mas não dá para ficar lembrando disso o tempo todo e nos jogos não apresentarem nada de positivo.
Ano passado o Galo sofreu muito com contusões, mesmo tendo feito uma pré-temporada ajustada, como será este ano com o time jogando sem fazer esta preparação?
Ouvi elogios ao Dátolo como lateral esquerdo e como meia, neste jogo, o que eu vi foi um ótimo lança mento que ele fez para o segundo gol do Galo, mas ele só consegue jogar com a perna esquerda, e tem dificuldades muito grandes de virar para ficar de frente com o marcador, acho que ele não seria nem um bom reserva.
Os únicos jogadores que parecem estar ligados na temporada e com condições de mostrar alguma coisa, são o Vitor e o Tardelli, os outros estão muito aquém fisicamente e tecnicamente, errando muitos passes, errando o tempo de bola e sem aquela velocidade que tinham o ano passado.
Mesmo assim acredito que este time vai voltar a jogar bem e reconquistar a confiança de todos nós torcedores, afinal, no dia 11 já tem jogo pela Libertadores, e apesar de ser um jogo contra um time teoricamente fraco, em um país sem tradição no futebol, é preciso estar ligado e focado para não voltar de lá com uma derrota.
Na próxima quarta-feira será a vez do Tombense, sendo o terceiro jogo e em casa, espero que o Galo aplique uma goleada!
Acorda Galo!

Aluizio.