segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 30ª RODADA - GALO 1 X 0 FLAMENGO - 20/10/13

Pelos desfalques de ambos, era de se esperar um jogo muito feio, não que tenha sido um primor de técnica e tática, mas foi um bom jogo, com o Galo melhor a maior parte do primeiro tempo, o Flamengo só conseguiu chutar ao gol aos trinta e dois minutos, e um segundo tempo com melhor chances deles.
O Lucas Cândido, desde a final do campeonato de júnior contra o Vitória-BA, quando ele foi expulso, me causou uma desconfiança, mas afinal ele é garoto, e como disse o Cuca, vai aprender, ele fez boas jogadas, mostrando-se à vontade em campo e com confiança para fazer as jogadas, fez um raro gol, e logo em seguida fez uma jogada de efeito, perdeu a bola e quase deu um gol ao Flamengo, e isto motivou uma bronca do Cuca.
O Vitor foi um dos responsáveis direto pelo resultado, fez duas defesas com grande grau de dificuldade.
O Carlos César estava meio perdido, provavelmente fruto da falta de jogo, mas não comprometeu.
O Leonardo Silva foi o lutador de sempre e até se arriscou ao ataque, não precisava disso.
O Jemersom e o Emersom jogaram para o gasto, sendo que o Emerson foi prejudicado tendo que jogar pela lateral.
O Pierre estava ligado em duzentos e vinte e foi o responsável principal pelo combate aos adversários na frente da área.
O Lucas Cândido, mesmo jogando pela esquerda, foi muito bem e apareceu muito durante a partida, além de ter feito aquele golaço, mas não pode achar que é uma craque ainda.
O Rosinei, assim como o Carlos César, estava meio perdido, não armava, não desarmava e pouco finalizava.
O Neto Berola, só conseguiu produzir quando resolveu ficar em pé, e foram pelo menos em três lances que ele fez boas jogadas, inclusive quando bateu uma falta que passou rente a trave.
O Fernandinho tentou e conseguiu, algumas vezes, passar pelos seus marcadores, pena que ele não consegue sempre fazer as escolhas certas, teve a oportunidade de servir a dois companheiros dentro da área e preferiu chutar no peito do goleiro, após ter feito excelente jogada, deixando dois adversários para trás.
O Jô foi muito importante mais uma vez, com ele em campo, mesmo que não faça gols, os zagueiros não tem paz, e com a movimentação dele os outros atacantes encontram as brechas para entrarem.
Dodô, Leleu e Alex, não somaram muito, aliás, as chances do Flamengo começaram a aparecer após a entrada do Dodô, quando eles ganharam o meio de campo.
Mas tudo terminou bem e no próximo jogo o Cuca terá muitos jogadores retornando, o time ficará bem mais encorpado para vencer o Botafogo, mas eu não faço nenhuma questão que o Galo vença esta partida, caso isto aconteça o Galo terá ajudado nosso rival, o que não é nada saudável.

Aluizio.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 29ª RODADA - ATLÉTICO-PR 1 X 0 GALO - 16/10/13

Foi inacreditável, o cenário foi montado para um jogo muito ruim com um campo, ou melhor, um pasto molhado, onde o Galo teve muitas dificuldades de fazer a bola rolar, e por isso mesmo, errou muitos passes.
Mas o mais inacreditável foi a atuação do árbitro, um camarada despreparado para trabalhar em jogos da séria A, ou talvez ele estivesse bem preparado pelos donos do campeonato, e por isso deu o serviço em cima do Galo, digo isso porque o próximo adversário do Galo é, nada mais nada menos, que o poderoso Flamengo, que anda ruim das pernas e precisa, urgentemente, subir na tabela. Então o "juizão" simplesmente tira mais cinco jogadores do Galo para o próximo jogo, curioso não?
Dar sete cartões amarelos para jogadores do Galo e expulsar mais dois, e dar somente três cartões amarelos para o adversário, em um jogo em que todos estavam batendo "da medalha para cima" é brincadeira.
Ainda bem que o Galo não precisa tanto vencer seus jogos, mas ainda carece de pelo menos mais cinco pontos para não se preocupar com a zona de baixo.
Os jogadores do Galo estão de parabéns pela atuação no jogo, fizeram pressão e criaram as melhores oportunidades do jogo, infelizmente o Tardelli não conseguiu finalizar em gol a oportunidade que teve, assim como o Fernandinho, e ainda teve a bola na trave do Alecssandro, pelo outro lado, eles tiveram duas oportunidades, somente após a expulsão do Alecssandro, e fizeram um bonito gol.
Para o jogo contra os cariocas o Cuca terá de volta Jô, Pierre e Vitor, mas perdeu, além daqueles que estão afastados no DM, o Marcos Rocha, o Leandro Donizete, o Josué, o Tardelli, o Alexcssandro e o Luan, é preciso que o Galo não permita que este árbitro apite seus jogos, nunca mais, ou ele é muito ruim, ou estava comprado mesmo, eu aposto na segunda opção.
O lado bom do resultado é que o Furacão continua na briga para se aproximar do nosso rival, e oxalá, assim como o Grêmio e o Botafogo, consigam ultrapassá-lo.

Aluizio.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 28ª RODADA - GALO 1 X 0 CRUZEIRO - 13/10/13

O ano é 13, o dia era 13, e o Galo é 13, portanto não poderia ser diferente, e deu Galo na cabeça!
O melhor de tudo foi que o Galo não deixou o adversário jogar, uma marcação implacável, que propiciava a todo momento a retomada da bola pelo Galo, tudo isso recheado com muita raça e muita técnica.
O adversário tem que se sentir com muita sorte, pois era para o resultado ter sido maior, talvez um três a zero novamente.
O Galo predominou durante os noventa minutos e mais os acréscimos do árbitro, se tivesse finalizado mais vezes, certamente teria alcançado uma vitória mais elástica, mas do jeito que foi está muito bom, ver o adversário com medo do Galo foi um colírio para nossos olhos.
Venho ouvindo, desde o final do jogo, que o adversário errou na estratégia, o que eles não conseguiram entender é que foi o Galo que não permitiu nenhuma reação deles, e na única oportunidade em que o nosso meio campo falhou, apareceu em cena o Giovane.
Todos jogaram muito, mesmo o Alecsandro, que estava isolado na frente, mas foi muito importante na marcação da saída de bola deles.
Bastou o Fernandinho trocar de lugar com o Luan que apareceu a chance e ele não desperdiçou, o zagueiro deles deve estar, até agora, procurando a bola e o Fernandinho, pois ele só viu a bola morrendo no fundo da rede e a torcida atleticana vibrando.
Caso o Galo não tivesse saído vencedor seria uma injustiça, pois foi o time que jogou, que lutou e encurralou o adversário em seu próprio campo.
As ausências de Vitor, Rever, Ronaldinho e Jô não foram notadas, e se caso eles tivessem jogado, com certeza o adversário teria saído do Independência totalmente humilhado por uma sonora goleada, mas parabéns aos guerreiros que estiveram em campo, obrigado por nos proporcionar mais esta alegria, e que todos estejam concentrados para estarem "nos cascos" em dezembro.
Fico pensando em como está se sentindo um determinado torcedor adversário, que na véspera do jogo, tentando diminuir o nosso Clube Atlético Mineiro, disse-me em tom de zombaria, que "Os amigos de Leleu" não suportariam e perderiam o jogo, mal sabe ele, que o Leleu seria titular absoluto em qualquer escalação do time deles, caso se aventurasse defender as cores deles, o que eu acho pouco provável.
Enquanto não chega dezembro, vamos torcer para que o Galo continue nesta toada, vencendo a maioria dos jogos, para manter a esperança de que seja possível ainda ultrapassar o nosso rival na tabela e vê-los terminar o campeonato sem ganhar nada, pois para eles, que valorizam mais os títulos e as taças do que o seu próprio clube, seria um golpe mortal.
Até dezembro o Galo deverá ter a maioria dos jogadores que estão afastados no DM à disposição do Cuca, e isto nos faz aumentar a esperança de duas grandes vitórias em terras marroquinas, e a conquista do mundo.
Então, que assim seja!

Aluizio.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 27ª RODADA - PONTE PRETA 2 X 0 GALO - 09/10/13

Campo ruim e times ruins, esta foi a tônica deste péssimo jogo.
A estratégia do Cuca, ao colocar um time reserva para este jogo, me pareceu uma troca de favores com a Ponte Preta, muito embora ele tivesse motivos de sobra para poupar jogadores.
Nas outras vezes em que ele colocou um time reserva para jogar só conseguiu duas vitórias e jogando mal e mais uma vez ficou evidente a falta de entrosamento e qualidade dos jogadores em campo.
Foi um jogo difícil de se ver e devido ao excesso de trombadas entre os jogadores, e somando-se a má atuação da arbitragem, não poderia acontecer nada diferente, ou seja, este tipo de árbitro tem uma tendência em favorecer o time da casa, como aconteceu.
Na minha opinião não existiu o pênalti, assim como não houve falta na expulsão do Rosinei, além disso, o árbitro errou em vária marcações de faltas, tanto para um lado como para o outro.
Eu imaginava que o Cuca estava interessado em permanecer na briga pelo título, como ele vinha falando, e por isso colocaria em campo um time menos reserva, no entanto, com a escalação que ele fez, deu mostras de que está totalmente alheio ao título, pelo menos ele mostrou uma preocupação com o clássico, esse sim, será o jogo da vida do Galo para o resto do ano, uma derrota não pode passar nem perto do sonho dos jogadores e comissão técnica.
Nosso rival mostrou que é possível vencê-los, bastando para isso, muita dedicação, entrega e inteligência para armar o esquema de jogo, então que todos entrem em campo no domingo com o único objetivo de vencer.

Aluizio.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 26ª RODADA - GALO 0 X 0 CORÍNTHIANS - 06/10/13

Confesso que esperava um jogo mais aberto e com muitos gols, afinal estavam em campo dois times da primeira linha do futebol brasileiro, é verdade que ambos estavam desfalcados de seus principais jogadores, mas ainda assim tem jogadores de boa técnica e são ofensivos, o Corinthians, principalmente porque está em uma posição na tabela que incomoda seus torcedores, se bobear pode estar entre os últimos em pouco tempo, e Galo porque precisa pontuar e mostrar que está em condições de disputar o mundial.
De uma coisa eu tenho certeza, o Galo está bem servido de goleiro, na única vez em que o Giovane foi exigido ele compareceu com competência.
O Marcos Rocha voltou a errar lances que fazem parte da torcida ficar ressabiada e criticá-lo.
A Dupla de zaga não comprometeu, mesmo porque o adversário estava mais preocupado em se defender do que atacar.
O meio campo, mais uma vez, teve uma boa atuação do Josué e a firmeza costumeira do Pierre.
O Lucas Cândido, que foi a novidade no time, não foi exigido, eu esperava que o adversário fosse forçar as jogadas pelo lado dele, mas eles apostaram mais pelo lado do Marcos Rocha, e até conseguiram chegar algumas vezes, mas o Luan e o Pierre estavam sempre por lá para fazer a cobertura.
O Tardelli foi novamente o melhor do Galo, teve mais duas oportunidades de gol e quase fez, está faltando pouco para ele voltar a marcar.
O Luan, embora não tenha uma técnica apurada, fez o melhor, driblou, ajudou muito na marcação dos dois lados do campo e também pelo meio, tentou finalizar, mas falta aprender a servir com mais frequência.
O Fernandinho teve dificuldades para fazer as suas jogadas de linha de fundo, foi bem marcado tendo sempre um adversário na sobra, teve pouca assistência do Lucas Cândido, que até arriscou indo à frente, mas não o suficiente para dar suporte ao Fernandinho.
O Alecssandro ficou isolado e só teve uma chance, mas como estava desequilibrado não conseguiu finalizar, talvez se ele não ficasse tão preso dentro da área ele tivesse produzido mais.
O Neto Berola entrou e em uma jogada pelo meio, fez o papel do armador e colocou o Tardelli na cara do gol, uma linda jogada que poderia ter dado a vitória ao Galo.
No final, contabilizadas as oportunidades de ambos os lados, pode-se dizer que foi um resultado justo, a lamentar apenas que agora o nosso rival está muito distante.
Acho que o Cuca, a partir de agora, deve parar de falar que ainda acredita em título, vinte pontos de diferença para tirar em doze partidas é quase impossível.
O próximo jogo contra a Ponte, em São Paulo, não será a mesma coisa do jogo do Independência, lá eles terão o time titular, a torcida a favor, a necessidade da vitória e um histórico que registra pouquíssimas vitória do Galo por lá, a última que foi o ano passado, quebrou um tabu enorme, e o que mostra a dificuldade para se conseguir vencer novamente.
Mas o Galo está, realmente, mostrando evolução e deverá terminar este campeonato em uma boa colocação, e é importante terminar com todo mundo inteiro e em condições de disputar o mundial.

Aluizio.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - JOGO ADIADO DA 8ª RODADA - GALO 4 X 0 PONTE PRETA - 03/10/13

Muito se valorizou esta vitória do Galo, e temos que valorizar mesmo, afinal todos jogaram bem e conquistaram o resultado com tranquilidade, mesmo sabendo que a Ponte estava com um time reserva. Lamentei apenas que o resultado não foi o que eu esperava, poderia ter sido bem mais elástico.
Mas, assim como eu, tenho certeza que todos estão pensando apenas no final do ano, quando o Galo terá a oportunidade de disputar um título, que se não tem muita importância para os europeus, para nós sul americanos, é o título mais importante, e por isso, nestes jogos do Galo, eu me preocupo em observar as atuações dos jogadores e do time, numa tentativa de antever as possibilidades de vitória em Marrocos.
Ontem, apesar da fácil vitória, percebi que a Ponte teve várias oportunidades, que só não terminaram em gols, em função da falta de qualidade dos atacantes. Percebi também, que o Galo deu muitos chutões sem objetivos claros e só conseguiu resultado quando saiu com a bola no chão, mas quando a Ponte tocava a bola, encontrava muita facilidade para chegar.
O Galo teve muita dificuldade para marcar e errou muitos passes, estes detalhes, se ocorrem contra um time de primeira linha, são fatais, então, que o Cuca atente para isso para não ser apanhado de surpresa, e a participação no mundial não se torne motivo de lamentações.
Ouvi dizer que o Emerson fez uma ótima partida, eu não vejo assim e o considero muito limitado, precisa melhorar muito para ficar razoável.
Ontem o Tardelli, embora tenha corrido muito como de costume, parecia estar ansioso para fazer um gol, tanto que quando teve as oportunidades, acabou se precipitando e cometendo erros que não são normais para ele, alguém tem que acalmá-lo e dizer à ele que este gol vai sair naturalmente e será muito comemorado pela massa.
Fiquei surpreso com o Cuca quando ele colocou o Lucas Cândido na lateral esquerda, e fiquei mais surpreso ainda quando ele disse que o Lucas é o lateral esquerdo para substituir o Júnior César.
Até que ele tem razão quando diz que não adiantaria contratar outro lateral esquerdo porque este não poderia jogar o mundial, isto significa que o Lucas irá para o mundial como lateral esquerdo. Isto é assustador!
Já imaginou o Riberry ou o Roben partindo para cima do Lucas?
Será que não há nenhum lateral do time Júnior em melhores condições?
Fiquei esperando que o Daniel fosse utilizado neste jogo, mas não deu, eu acompanhei alguns jogos do time júnior pela televisão e gostei muito do "Danielzinho", é rápido e driblador, se for bem orientado será titular no Galo em pouco tempo.
O próximo adversário do Galo é o Corínthians, um time que está sem comando, parece que os jogadores resolveram dar um basta no Tite, se analisarmos no papel os dois times que irão jogar, podemos dizer que há um favoritismo dos paulistas, no entanto, como o jogo é no Independência, apesar dos desfalques do Galo, acredito em mais uma vitória.
Acho que o Galo deverá se empenhar neste campeonato, pelo menos até atingir uma pontuação que o livre matematicamente das possibilidades de rebaixamento, após isso, será hora do Cuca fazer testes com o grupo que irá ao mundial, não importando os resultados.
O único jogo em que a vitória é imprescindível é o clássico com os nossos rivais mineiros, que todos os jogadores tenham isto como objetivo, a vitória tem o mesmo valor do título do campeonato brasileiro para nós atleticanos.

Aluizio.