quinta-feira, 13 de junho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - JOGO ADIADO DA 5ª RODADA - SANTOS 1 X 0 GALO - 12/06/13

O meu sentimento antes da partida era de que o Galo conseguiria uma vitória simples, considerando a atual situação do Santos e que o Galo iria desfalcado mas com substitutos já rodados experientes, só não contava com a estratégia do Cuca de entrar com o Marcos Rocha no meio campo, matando qualquer chance de atacar.
No segundo tempo ele corrigiu o seu erro, mas já era tarde, pois o Galo já estava perdendo o jogo, com a falha do Vitor, penso que um zero a zero teria sido mais correto.
A minha expectativa para o Galo neste Brasileiro era de que o time fosse fazer diferente dos outros, que estando disputando a Libertadores, sempre deixaram o brasileiro de lado, mas parece que o Galo está seguindo o mesmo caminho, há uma justificativa de que as alterações no time foram forçadas e não opção do Cuca.
Normalmente, um time para ser campeão brasileiro neste sistema de pontos corridos, pode se dar ao luxo de perder quatro ou cinco jogos, o Galo já perdeu três em cinco rodadas, e como sabemos que ele irá perder outras até o final, podemos dizer que o título nacional deixou de ser possível e que agora, caso não seja o campeão da Libertadores, terá que brigar por uma vaga entre os quatro primeiros, para voltar a disputar a Libertadores no ano que vem.
Mais uma vez, ficou evidente para todos, que o grupo do Galo não é tão bom quanto disseram no início, pois os reservas entram e não conseguem nada, o Alecsandro que dizia não estar tendo oportunidades, teve duas e não conseguiu produzir nada, o Guilherme, que ao entrar ontem parecia estar assustado ou com raiva por estar sendo utilizado, não viu a cor da bola e não tem justificativa, mesmo estando em campo por pouco tempo, para quem diz que está sendo pouco acionado era para aproveitar ao máximo a oportunidade.
A dupla de zaga foi até bem, mas como os atacantes e os volantes não estava marcando ninguém, todo hora os meninos estavam na frente do gol com chances de finalizar.
A verdade é que os marmanjos do Galo perderam para um grupo de meninos do Santos, então poderíamos dizer, que se o Galo fosse disputar a Copa São Paulo de Juniors, teria muitas dificuldades, não é mesmo?
A Diretoria do Galo terá que trabalhar muito se quiser ter de fato um elenco qualificado, este time suporta no máximo duas alterações no quadro titular atual, mais que isto é derrota na certa.
Agora eles e toda a torcida do Galo, vão passar o resto do mês ouvindo falar de zona de rebaixamento, e como eu disse anteriormente, time que se acostuma a perder, não se importa de perder, tornando-se um perdedor nato, é com isso que eles tem de se preocupar para começarem a vencer, antes que sejam rotulados de perdedores.

Aluizio.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - JOGO ADIADO DA 2ª RODADA - GALO 2 X 0 GRÊMIO - 09/06/13

Está comprovado que este time do Galo é diretamente dependente das suas duas maiores estrelas, Ronaldinho e Tardelli, sem uma delas é possível que o time consiga uma bom resultado, mas sem as duas, o fracasso fica sendo a maior possibilidade.
Tardelli, com sua movimentação e sua inteligência, permite que os outros apareçam mais para o jogo e o Ronaldinho, com seus passes e enfiadas de bola, coloca seus companheiros na cara do gol várias vezes durante o jogo.
O Alecsandro, não soube aproveitar a oportunidade, teve pelo menos três oportunidades de deixar o seu gol e desperdiçou, quando recebeu o passe do Marcos Rocha e caiu na disputa de bola com o Dida, com o árbitro marcando o pênalti, se redimiu, mas o árbitro errou, pois não foi pênalti,  terá nova oportunidade contra o Santos, mas lá o Galo não terá o Tardelli, e provavelmente, o Ronaldinho ficará mais fácil de ser marcado, o que poderá representar menos chances de gol para o centroavante.
O Luan, desta vez foi mais produtivo e mais eficiente nos seus dribles, mas ainda não aprendeu a jogar coletivamente, precisa ser mais orientado quanto a isto.
A dupla de zaga Leonardo e Gilberto Silva não deixaram ninguém lembrar a ausência do Rever, foram perfeitos, no próximo jogo deverá entrar o Rafael Marques no lugar do Leonardo que levou o terceiro amarelo, e penso que a zaga continuará firme, pois Rafael e Gilberto se conhecem bem dos treinos no time reserva, aliando a isso a qualidade dos dois.
A aprovação pelas alterações feitas foi conseguida pela jogada do Berola, que resultou no segundo gol, o Berola até então não havia aparecido para o jogo, a não ser na jogada em que ele perdeu um gol, sozinho diante do Dida, é lógico que ele está sem ritmo de jogo, que ficou muito tempo afastado do grupo titular, é verdade também que este tipo de jogada sempre foi muito comum com ele e que ele não conseguiu perder a mania do cai-cai, mas desta vez ele tem que receber os méritos, tanto que o Ronaldinho reconheceu isso e o valorizou diante da torcida.
O Josué entrou,mas não somou muito, não o vi fazendo o que todos esperam e que é o forte dele, marcar bem e roubar a bola, parecia não estar muito satisfeito, tomou até um chapéu do adversário em uma jogada na linha lateral.
Resumindo, o Galo de ontem se aproximou bastante do Galo que vinha jogando anteriormente na Libertadores, bola no chão, movimentação, objetividade e coletividade, tomara vença o Santos na quarta-feira e retorne da parada mais treinado e convicto daquilo que é capaz, para presentear a todos com o título da Libertadores, tenho certeza, que caso isso aconteça, este jogadores e o Brasil, verá uma festa jamais vista no mundo esportivo sul americano.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 4ª RODADA - VASCO 2 X 0 GALO - 05/06/13

O Cuca tomou a decisão correta ao poupar o Tardelli e o Ronaldinho, mesmo já com as ausências de Bernard e Rever, mas errou ontem nas substituições que fez.
Quando ele substituiu o Guilherme pelo Alecsandro, na verdade deveria ter sacado o Josué, que estava perdido sem encontrar seu espaço no campo, e que deveria ter entrado não era o Alecsandro e sim o Leleu, já que o Galo não tinha outro meia atacante no banco.
A Saída do Marcos Rocha ficou no ar, pois se o Cuca queria o time para a frente, como é que ele conseguiria isso sem jogar pelos lados, e o Rosinei sequer foi visto em campo.
A substituição do Josué pelo Leleu, na verdade foi para corrigir os próprios erros nas substituições, mas de nada adiantou.
Na verdade, o que ficou muito claro para nós torcedores, apesar do Cuca ter dito que o Galo foi melhor que o Vasco, é que o Galo tem, no máximo quatro jogadores para compor o banco: Giovani, Rafael Marques, Guilherme e Josué, o resto não tem competência, e a Diretoria vai precisar, urgentemente, procurar jogadores que possam servir o time titular a altura.
Como eu disse anteriormente, as saídas de Tardelli e Ronaldinho, correspondem a sessenta por cento do time, considerando a saída do Bernard, são mais dez por cento, então o Galo jogou com menos setenta por cento da sua competência, isto é muito preocupante e denota muitos problemas futuros.
O jogo foi muito difícil, difícil de se assistir, difícil de analisar e difícil de entender, o que sabemos é que este time já está a seis jogos sem vencer, com três derrotas e três empates, assim como um time se acostuma vencer, este mesmo time se acostuma a perder, e é com isso que o Galo tem que se preocupar, pois este grupo está se acostumando a perder.
Contra o Grêmio e o Santos, serão necessárias duas vitórias, e desta vez sem poupar ninguém, afinal eles terão muito tempo para descansar e se recuperar de alguma contusão, caso venham mais resultados negativos, a possibilidade de passar o resto do ano lutando para não cair vai voltar a sondar a Cidade do Galo, e vai colocar em dúvida o trabalho que está sendo feito, a escolha de como vai ser é da comissão técnica.
Não pode, a Libertadores, por mais importante que seja, ser motivo para o time desprezar o Brasileirão.
O Galo já dispensou jogadores que não estavam sendo aproveitados, e parece que vai ter que dispensar mais alguns, pois já começam as falas dos jogadores, na tentativa de justificar as derrotas, apontando culpados dentro de campo e isto acaba por minar o grupo e criar uma condição desfavorável é preciso que o Cuca saiba trabalhar isso, antes da vaca ir para o brejo.

Aluizio.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 3ª RODADA - GALO 0 X 0 SÃO PAULO - 02/06/13

Mais uma apresentação do Galo que mostrou o cansaço dos jogadores, mesmo o São Paulo ficando com um jogador a menos a partir dos 16 minutos do segundo tempo, o Galo não conseguiu marcar nenhum gol.
Ouvi alguns comentários de que o Galo teve um maior número de finalizações e que jogou melhor que o adversário, mas o que eu vi foi um Galo totalmente fragilizado, e que só não perdeu porque o Marcos Rocha, usando o resto de "gás" que tinha, salvou aquele que seria um gol inevitável, após a falha do Vitor.
Não há como esconder o sol com uma peneira, o Galo está em queda, e todos sabem que são dois os motivos, o primeiro é o desgaste dos jogadores, e o segundo é que os adversários estão aprendendo a marcar o time do Galo, e como o Cuca não está tendo tempo disponível para realizar treinamentos táticos, não consegue variar o jeito de jogar, facilitando para os adversários fazerem a marcação.
Por mais que digam ser, a Libertadores, uma prioridade, o Galo não pode deixar de pontuar neste início de campeonato, os pontos perdidos farão muita falta no final, e o Cuca já disse isso, tanto que vem tentando escalar o maior número de titulares nos jogos do Brasileirão.
Ao mesmo tempo, ao anunciar o grupo de jogadores que viaja para São Januário, fica evidente que a possibilidade de uma derrota é evidente, o Tardelli é 30% deste time, assim como o Ronaldinho, então podemos dizer que sem os dois, o time é menos 60%, e como não tem o Rever e o Bernard, se transforma em um time comum e sujeito a qualquer resultado.
Considerando o raciocínio acima, é hora dos suplentes mostrarem que todos, torcida e imprensa, estavam com a razão quando diziam que o grupo do Galo é forte.
Todas as vezes em que o Cuca mexeu em mais de duas posições neste time, o resultado não foi bom, tanto no campeonato mineiro, contra a Caldense, por exemplo, e no Brasileiro, contra o Coritiba.
Provavelmente, os substitutos de Ronaldinho e Tardelli serão Guilherme e Rosinei, então que eles, ou quais quer que sejam os substitutos,  se doem em campo para não serem criticados, pois isso ocorrerá com toda certeza, caso o Galo saia do Rio com um resultado negativo.
É torcer para perder o mínimo de pontos possível até a parada do campeonato e descansar e trabalhar muito para retornar forte nas semi-finais da Libertadores.
Vai que dá!

Aluizio.