sexta-feira, 31 de maio de 2013

LIBERTADORES - 2ª RODADA DAS QUARTAS - GALO 1 X 1 TIJUANA - 30/05/13

CLASSIFICADO ÀS SEMI-FINAIS DA LIBERTADORES 2013!
O Cuca vem sempre dizendo que o time poderias estar em um dia ruim em qualquer jogo, e parece que este dia foi ontem.
O Galo estava irreconhecível, se deixou marcar, a movimentação característica deste grupo não aconteceu como habitualmente, o Jô não conseguiu sair da marcação e não produziu o de sempre, o Alecssandro entrou, já no momentos finais, e não viu a cor da bola.
Antes do jogo o disseram que o Marcos Rocha não estava bem e parece que no jogo também não, o Tijuana veio com a ideia de jogar nas costas dele e do Richarlyson, que também não jogou nada.
O Rever me pareceu um dos poucos que estavam ligados, mesmo assim errou duas vezes, sendo na segunda, uma trombada com o Richarlyson, que só não resultou em gol, porque o" São Vitor" salvou, numa grande defesa.
O Leonardo Silva esteve bem até cometer o pênalti, mas não havia muito o que fazer, pois mais uma vez, o Marcos Rocha não apareceu para cobrir o lado direito da defesa e o atacante acabou ficando livre para entrar na área.
O Pierre foi outro que estava ligado e fez tudo o que podia para suprir as deficiências de seus companheiros, principalmente do Leandro Donizete que estava muito mal, errando passes e perdendo na marcação.
O Josué entrou, mas não conseguiu achar o ritmo do jogo e não encontrou um posicionamento, nem marcação nem na saída de bola.
O Ronaldinho até que tentou, mas não estava acertando muito, houve momentos em que ele fez as escolhas erradas e acabou perdendo a bola, errando o passe ou finalizando errado.
O Bernard, mais uma vez, não encontrou o bom futebol, foi substituído pelo Luan, que mesmo ficando pouco tempo em campo, produziu bem mais que ele, pelo menos se movimentou mais e marcou mais.
Não entendo esta queda do Bernard, será a seleção, os euros, ou os adversários já sabem como fazer para anulá-lo?
O mais surpreendente foi a atuação do Tardelli, o jogo de ontem serviu para mostrar que é ele, o jogador mais importante deste grupo, quando ele não joga bem parece que os outros também caem de produção, por várias vezes ele ficou andando em campo, coisa que não se viu até agora, parecia que ele estava sem forças para correr, talvez seja o resultado do problema de saúde dele que o Cuca já havia falado.
Eu, que tenho desconfiado sempre do Vitor, hoje tenho que admitir que se não fosse ele o Galo teria amargado a derrota, ele foi o grande responsável pela classificação, com duas defesas importantíssimas antes do pênalti, e aquela defesa "sensacionaaaaaaaaal" do pênalti.
Todos nós torcedores já estávamos preparados para a desclassificação, quando ele defendeu, foi como se estivéssemos ressuscitado, foi, sem dúvida, a defesa mais importante da história recente do Galo.
Acho que todos do Galo, devem agradecer muito ao Vitor, pois este lance pode ter sido determinante para a conquista deste título.
Resumindo, foi uma jornada muito ruim, mas como disseram os jogadores, pelo o que eles já fizeram na Libertadores, não mereciam cair agora, e DEUS resolveu apóia-los e permitiu que o adversário não vencesse, pois eles mereceram vencer.
Afinal, "AQUI É GALO!

Aluizio.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO - 1ª RODADA - CORITIBA 2 X 1 GALO - 26/05/13

Não foi como todos por aqui esperavam, o time sentiu o desgaste, e com os desfalques ficou ainda mais complicado.
O Tardelli, mesmo com o cansaço, mais uma vez foi o melhor do Galo, além de ter feito o gol, que contou com uma grande colaboração do goleiro.
O Vitor fez algumas defesas importantes, mas quase não foi exigido, os gols sofridos não tiveram nenhuma participação dele.
O Carlos César, assim como o Alecssandro, estavam fora do ritmo, e no primeiro gol sofrido o Carlos César ficou vendo a bola passar sem esboçar qualquer reação para atrapalhar o atacante.
No segundo gol, o Guilherme e o Junior César ficaram apenas cercando o adversário, permitindo que ele cruzasse sem dificuldades.
O Pierre e Josué não tiveram a mesma sintonia que a dupla titular, e o Bernard, mais uma vez, não apareceu para o jogo, ou seja, somente Rever, Leonardo Silva, Luan e Tardelli apareceram para jogar.
Mas todos tem créditos, e apesar dos três pontos serem muito importantes, fazendo falta na conta final, dá para reagir nos próximos quatro jogos que acontecerão até a parada do campeonato.
Então é hora de focarem no jogo da Libertadores, e a partir do próximo final de semana, focar no Brasileirão.
Dá-lhe Galo!

sábado, 25 de maio de 2013

LIBERTADORES - 1ª RODADA DAS QUARTAS - TIJUANA 2 X 2 GALO - 23/05/13

Mesmo com o Tardelli e o Ronaldinho dizendo, antes do jogo, que não estranhariam o piso sintético do Estádio Calientes, nós, seres normais e torcedores, sabíamos que seria uma grande dificuldade.
Os jogadores do Galo não conseguiam dominar a bola, sempre que faziam um passe não conseguiam dosar a força, não conseguiam correr com bola, em fim, foi uma dificuldade só, tanto que levaram dois gols.
Finalmente os jogadores encontraram uma forma para jogar e conseguiram o empate, que veio com gosto de vitória e foi muito comemorado por lá, além de calar a boca dos nossos rivais que estavam torcendo muito pela derrota do Galo, quando o Luan fez o segundo gol, foi como jogar um balde de água fria nos rivais por aqui.
O Vitor fez uma grande partida e foi responsável por evitar uma derrota, principalmente no primeiro tempo.
O Marcos Rocha, que poderia ter mudado o rumo das coisas já no primeiro tempo, após a entrada do Luan, ficou mais seguro e conseguiu produzir mais.
O Rever parece estar mais convencido de que defender é a sua prioridade, subiu pouco e foi firme como sempre na defesa.
O Gilberto Silva, embora alguns o tenham criticado pelo primeiro gol deles, foi um gigante e pode ser que até se torne o titular, colocando o Leonardo Silva no banco.
O Junior César apoiou quando pode, mas ficou mais na marcação, talvez tenha se ressentido do período sem jogar.
O Pierre se esforçou muito, mas não escapou de levar um amarelo, teve dificuldades para cobrir as subidas dos laterais, mas como sempre, foi um leão na entrada da área.
O Leandro Donizete foi outro que jogou muito, marcou, serviu e auxilou as subidas do Marcos Rocha, ficou chateado por ter sido substituído, espero que ele tenha reconhecido a intenção do Cuca e a respeite.
O Ronaldinho, que foi muito marcado, ainda teve vários momentos sem marcação e conseguiu fazer jogadas
importantes, além de ter batido o escanteio que originou no gol do Tardelli.
O Tardelli, mais uma vez, se tranformou no jogador mais importante deste time, além de ter se movimentado como nunca, marcou o seu gol e ainda serviu o Luan no segundo, merece o maior destaque.
O Bernard, me pareceu fora de sintonia, embora estivesse correndo bastante, não repetiu suas melhores jornadas, e era dele que se esperava mais, até parece que ele está com a cabeça em outro lugar.
O Jô, que batalhou muito, desta vez não conseguiu fazer o pivô para servir os companheiros, mas foi um grande guerreiro, tentou buscar o jogo por várias vezes, mas foi muito bem marcado, e o Alecssandro que entrou em seu lugar, não conseguiu aparecer em nenhuma jogada.
O Josué, que para mim vai assumir a titularidade em breve, além de marcar bem, tem muita visão de jogo e um passe muito qualificado, foi prejudicado pelas condições do piso (não se pode chamar aquilo de gramado), ele aparece mais como segundo volante.
Com certeza, na próxima segunda-feira, o adversário terá uma mostra do que este Galo é capaz, e verá que futebol se joga em um gramado, não naquilo lá.
O Cuca vai ter trabalho com problemas de vaidade em breve, deu para notar que as substituições causaram alguma insatisfação nos substituídos, é hora dele conversar a respeito com todos, para não perder a harmonia.
O jogo de domingo é importante, e o Cuca acertou em poupar apenas aqueles que estão precisando, afinal o campeonato é por pontos corridos e é importante somar pontos sempre.
Boa sorte àqueles que estarão em campo contra os Coxas!
Dá-lhe Galo!

Aluizio.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CAMPEONATO MINEIRO - 2ª RODADA DA FINAL - CRUZEIRO 2 X 1 GALO - 19/05/13

Logo após o primeiro jogo, quando o Galo venceu por 3 a 0, eu fiquei imaginando qual seria a postura do Galo para o jogo final no Mineirão, estava com receio de que o time entrasse administrando o resultado, jogando com o regulamento debaixo do braço.
Após o jogo de ontem, o Cuca se limitou a dizer que o adversário foi melhor no primeiro tempo, e o Galo foi melhor no segundo tempo, todos os comentários que eu ouvi da imprensa, também se limitaram a analisar  o jogo da mesma forma que o Cuca, mas a verdade é que o Galo entrou em campo apenas para não perder com 3 gols de diferença, até parecia que queriam perder, talvez para amenizar as coisas para o adversário.
Não aceito que um time como o Galo, muito superior tecnicamente, taticamente e com um conjunto muito mais entrosado, possa permitir que este time do Cruzeiro fizesse alguma pressão e nos fizesse passar por momentos de apreensão como ocorreu, e tanto isto é verdade, que no segundo tempo os jogadores do Galo foram para cima deles e as coisas se inverteram, e o gol de pênalti, foi o mínimo que poderia acontecer.
Eu ficaria muito orgulhoso, se ouvisse do Cuca a verdade, ou seja, se ele dissesse que orientou o time para jogar atrás, esperando uma oportunidade para marcar, mas sei que ele jamais diria isso, até para não criar diferenças com os rivais.
O Vitor foi bem, nas vezes em que foi exigido e não tinha como defender os pênaltis.
O Marcos Rocha quase deixou seu nome escrito na história com um gol extraordinário, faltou a ele um pouco de sorte na hora da finalização.
O Rever além de ter feito o seu papel, quase deixou o seu, também levou azar no lance.
O Gilberto Silva não tinha outra alternativa no lance do pênalti, e foi prejudicado pelo erro de marcação do Marcos Rocha.
O Richarlyson, embora algumas pessoas fiquem elogiando ele, foi um zero a esquerda, mal na marcação e não acertou nada, além de ter cometido um pênalti que só iniciantes no futebol cometem.
Os volantes, ao meu ver, jogaram em posições trocadas, o Leandro Donizete, que jogou mais à frente, deveria ter ficado como primeiro volante e o Josué deveria ter ficado como segundo volante, o fato é que sem o Pierre, o meio campo ficou sem pegada, mas só nesta partida, pois o Josué é um excelente jogador, apenas estava desentrosado.
O Ronaldinho se impôs apenas com sua presença, fez alguns dribles para deixar sua marca, e quando foi chamado à responsabilidade, foi lá e definiu o campeonato.
O Tardelli continua sendo o jogador mais importante do Galo, correu demais, lançou, driblou, deixou a defesa deles louca, teria sido justo se ele tivesse feito um gol, ele é o maior representante da torcida em campo.
O Bernard não esteve bem, mas tem muito crédito, teve uma oportunidade de fazer um gol e pegou mal na bola, facilitando as coisas para o goleiro deles, foi substituído corretamente.
O Jô, levou muito azar quando chutou aquela bola na trave, merecia entrar, até para fazer justiça ao esforço dele nos últimos jogos.
O Luan, que entrou no lugar do Bernard, foi do céu ao inferno em poucos minutos, primeiro rouba a bola do adversário, sai em velocidade, passando por dois adversários, sofre o Pênalti e logo em seguida é expulso por uma jogada totalmente errada, e viu os jogadores deles caírem em cima, desesperados por já terem sido derrotados.
O Leonardo Silva jogou muito pouco, mas deu tempo de arrancar uma minhoca e se impor.
Resumindo, o resultado do jogo foi mais em função da estratégia escolhida pelo Cuca do que por outra coisa, e os jogadores do Galo sabiam, que se fosse preciso, era só jogar um pouquinho que o objetivo seria alcançado, assim como foi.
Galo! Campeão Mineiro 2013- Para ratificar as palavras do Kallil no início do ano, quando ele disse que vencer o campeonato era obrigação do Galo, então, a obrigação foi cumprida!

Aluizio.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CAMPEONATO MINEIRO - 1ª RODADA DA FINAL - GALO 3 X 0 CRUZEIRO - 12/05/13

Um clássico para se lembrar por muito tempo, os rivais, que fizeram treinamento secreto, não viram a cor da bola.
Ronaldinho e cia colocaram os adversários na roda, e os 3 a 0 ficaram baratos, na opinião da maioria, poderia ter sido 6 ou 7, dois pênaltis não marcados e mais 3 ou 4 finalizações que não poderiam ter perdido.
A arbitragem, para variar, mostrou toda a sua incompetência, deixando de marcar pelo menos dois pênaltis a favor do Galo, além de ter invertido faltas e ter cometido outros deslizes.
O Galo jogou com muita raça, técnica e tática, como era normal nos anos 80, foi um grande prazer ver o jogo, deu muito orgulho de ser atleticano.
O mais gostoso de tudo isso é ver a imprensa nacional se rendendo à grande fase de Cuca e seus comandados, embora ainda existam alguns céticos e do contra, como sempre.
O Vitor quase não trabalhou, sendo exigido apenas em duas oportunidades e em uma outra, viu a bola bater na trave.
O Marcos Rocha, quando tem uma cobertura eficiente, se transforma em um jogador de qualidade.
O Rever sacramentou a sua convocação com uma partida impecável, errou em dois lances, mas se recuperou.
O Gilberto Silva mostrou porque teve uma grande passagem pela seleção e nos clubes que defendeu, jogou com muita propriedade, e a zaga simplesmente anulou o ataque deles.
O Richarlyson é o único ponto fraco deste time, principalmente quando tem que trabalhar a bola e passar, ele só consegue jogar para trás, e tem um péssimo cruzamento, ele tem dificuldade de jogar com a perna direita, talvez fosse melhor ele atuar pela direita.
Do Pierre, já está ficando retórico falar, é um dos melhores volantes dos últimos tempos no Galo e com o Leandro Donizete, que está se soltando mais, se transformou em uma muralha, que permite aos zagueiros mais facilidade para trabalharem.
O Ronaldinho, mais uma vez, se divertiu à vontade e merecia ter deixado um golzinho, é sem dúvida o melhor meia brasileiro em atividade por aqui.
O Tardelli, a cada dia sobe mais no meu conceito, marca, passa bem, tem velocidade, tem habilidade e é um dos que provocam uma grande dor de cabeça nos adversários, ninguém consegue marcá-lo, e se ele marcado já é perigoso, imaginem jogando livre e solto.
O Bernard, embora parecesse receoso nas divididas, foi mais uma preocupação para eles, apareceu em várias posições e quase deixou o seu gol, faltou um pouco mais de capricho na finalização.
O Jô foi o nome do jogo, enquanto a defesa deles ficava perdida sem saber quem marcar, ele se aproveitava para fazer o que ele mais gosta, gols.
Afinal, foi mais uma aula de futebol e ainda não apareceu um adversário com poder de observação suficiente para decifrar a "bagunça organizada" do quarteto do Galo.
No próximo domingo, provavelmente os rivais virão mordidos e farão de tudo para reverter o placar, e é aí que entra a experiência deste grupo do Galo, ou seja, eles tentarão provocar os jogadores do Galo para conseguirem a expulsão de alguém e o Galo não poderá entrar na deles, mas nada de mudar a forma de jogar, é jogar para frente, pois eles abrirão espaços para isso, e marcar gols neste jogo será levá-los ao desespero.

Aluizio.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

LIBERTADORES - 2ª RODADA DAS OITAVAS - GALO 4 X 1 - SÃO PAULO - 08/05/13

Todos, principalmente a imprensa paulista, estavam esperando uma virada do São Paulo, mas o Galo entrou em campo com o objetivo de vencer e começou sufocando o adversário.
Os quatro homens de frente deixaram a defesa deles mais perdida do que" cachorro quando cai do caminhão de mudanças", e o Jô, em noite inspirada, e com a participação do tardelli, destruiu todas as pretensões deles.
Foi uma aula de futebol, e o Nei Franco, que havia dito que o São Paulo era o único time com capacidade de quebrar a invencibilidade atleticana no Independência, viu ruir o seu sonho, já no primeiro tempo.
Penso que o principal responsável pela vitória do Galo, além é lógico, dos jogadores e comissão técnica, foi o Kallil, que com muita inteligência e sabedor do que a arbitragem brasileira faz nos confrontos do Galo contra times do eixo Rio-São Paulo, conseguiu mudar a história e colocar uma arbitragem imparcial e competente para este dois jogos, portanto, parabéns à ele.
A imprensa nacional (entenda-se, imprensa de Rio e São paulo) está de luto e estupefata diante da superioridade e competência do grupo atleticano, inclusive, alguns já se manifestam de forma menos pessimista, embora continuem dando a total visibilidade aos outros clubes de lá, principalmente ao "Curínthians".
Como disseram quase todos os comentaristas esportivos de Minas, o Galo é o melhor time de futebol do Brasil na atualidade, mesmo não tendo jogado ainda contra Fluminense, Palmeiras, Corínthians e Grêmio, tem mostrado um futebol moderno, agressivo, ousado ofensivamente, bem armado na defesa e no seu meio campo, sabendo a hora de se recompor na defesa e a hora de se expor atacando, seus atacantes não guardam posição, e eu fico sorrindo quando escuto os de lá tentando encontrar uma posição para o Tardelli, Bernard, Jô, e até mesmo do Marcos Rocha e do Rever, eles ainda não entenderam que estes jogadores não guardam posição o tempo todo, e que existe uma movimentação constante, tanto entre os volantes e os laterais e meias, quanto entre os atacantes e meias, e é exatamente esta movimentação que está propiciando uma democracia na feitura dos gols, todos tem a oportunidade de fazer gols a qualquer momento.
Tudo isto é fruto de muito trabalho da comissão técnica e principalmente do Cuca, que é quem orienta como deve ser esta movimentação e ocupação dos espaços.
Estou com 57 anos e não me lembro de ter visto um time com tamanha capacidade ofensiva e defensiva, o Galo dos anos 80 se baseava nos talentos individuais, que eram acima da média nacional, jogadores como Reinaldo, Eder, Luisinho, Cerezo, Paulo sidoro, Marcelo Oliveira e outros, poderiam resolver o jogo com uma jogada individual, e sempre resolviam, este time atual, além de ter os talentos acima da média, tem também um entrosamento jamais visto por aqui.
Tento comparar o jeito do Galo jogar com alguns times europeus, e acho que o Galo está melhor, pois os europeus tem uma movimentação na vertical apenas, com algumas exceções, e no Galo esta movimentação é total.
Considerando que os adversários ainda não entenderam o jeito do Galo jogar, acho que este time tem uma grande oportunidade de estar sendo campeão na maioria dos campeonatos que está disputando e que irá disputar este ano.
A única coisa que poderá interromper a escalada do Galo, será a arbitragem brasileira, que todos nós sabemos é tendenciosa e manipulada pelos organizadores dos campeonatos nacionais, se isto não ocorrer, as chances de títulos são reais.

Aluizio.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CAMPEONATO MINEIRO - 2ª RODADA DA SEMIFINAL - GALO 5 X 1 TOMBENSE - 05/05/13

Era de se esperar que o Galo vencesse a partida, mas o Tombense pagou pela ousadia de tentar surpreender o Galo, jogava atrás da linha da bola e atacava, às vezes até com quatro jogadores, mas não tinha condições técnicas para vencer a defesa do Galo.
O Galo apenas passeou em campo, e mesmo assim chegou aos cinco gols, é uma pena vermos uma diferença tão grande dos times grandes de BH para os times do interior, a disparidade começa pela folha de pagamento, passa pela estrutura física dos clubes e culmina com a qualidade técnica dos jogadores, é uma diferença gigantesca, e pensar que o Tombense pudesse vencer o Galo seria utopia ou sonhar demais.
Não querendo desmerecer o Villa Nova e a despeito do Cruzeiro já ter anunciado um time misto para jogar dia 08/05, todos já sabem que a final do campeonato será entre os dois grandes de BH.
Conversando com alguns torcedores rivais, nota-se que eles já dão como certas duas vitórias nos dois jogos finais, eu prefiro ficar na expectativa de ver dois bons jogos e torcer para que o Galo os vença, mas não é a minha prioridade, prefiro ver o Galo perder o Mineiro e vencer a Libertadores, lógico que se vencer os dois será muito melhor, mas o que o atleticano busca de fato é um título maior e de importância internacional.
Portanto, que o Cuca foque mais na competição maior e que o resto que vier será lucro.
Na quarta-feira as atenções do Brasil e das Américas estarão voltadas para o jogo entre Galo e São Paulo, o que vai ofuscar o jogo do mineirão que será no mesmo horário, se não me engano, e que nesta peleja o Galo saia, mais uma vez, com a vitória, para desespero total da imprensa "nacioanal", que provavelmente, vai ter que deixar de falar do São Paulo, para , ao invés de falar do Galo, ficar falando do Corínthians.
Enquanto eles estiverem falando deles mesmos, o Galo estará trabalhando para trilhar seu caminho e fazer a sua história mais rica do que já é.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.

LIBERTADORES - 1ª RODADA DAS OITAVAS - SÃO PAULO 1 X 2 GALO - 02/05/13

Todo o cenário estava montado para que o São Paulo saísse com a vitória: Com um estádio cheio de torcedores motivados pela vitória enganosa do último confronto (na qual o Galo aproveitou para fazer testes táticos), com uma imprensa preparada para falar da "superioridade" paulista, que foi por água abaixo assim que o Galo empatou e tomou as rédeas do jogo.
A única coisa que não conspirava a favor dos paulistas era a arbitragem acostumados com a conivência dos árbitros brasileiros quando apitam os jogos de paulistas e cariocas contra os times de outros estados, tiveram que engolir uma arbitragem altamente imparcial e totalmente coerente com as regras do jogo, isso por si só, tirou 60% da possibilidade de vitória deles e foi uma vitória particular do Kallil, que conseguiu junto a CONMEBOL a escalação de um trio de arbitragem não brasileiro.
Os jogadores paulistas estavam nervosos, fato que veio se confirmar com a expulsão do zagueiro Lúcio, que embora tenha muita experiência, mostrou-se totalmente desequilibrado e quase tira o Bernard do jogo e da competição, foi totalmente imprudente e irresponsável.
O Galo. estando com um a mais soube como tocar a bola e cansar o adversário, além de armar as jogadas visando fazer os gols.
No primeiro gol houve uma inversão de função, entre o Ronaldinho e o Bernard que confundiu a marcação deles, pois normalmente quem cobra os escanteios é o Ronaldinho e os zagueiros vão para a área tentar a cabeçada, com o Bernard ficando na sobra, e desta vez o Bernard bateu o escanteio e o Ronaldinho foi para dentro da área também, ficando sem marcação, e aí não deu outra, golaço de cabeça do craque.
No segundo gol, foi a trama de sempre, com a bola sendo tocada de uma lado para o outro até achar uma brecha, e na enfiada de bola do Marcos Rocha, o Tardelli não perdoou e matou o jogo, que poderia ter sido ampliado caso o Luan e o Rosinei tivessem se entendido melhor naquele último lance do jogo.
Agora é o Galo não relaxar e fazer o dever de casa no próximo dia oito para passar às quartas de final.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.