sábado, 30 de março de 2013

CAMPEONATO MINEIRO

O Cuca vem sempre dizendo que embora priorize a Libertadores, quer ser primeiro colocado nesta fase do Mineiro para ter a vantagem de decidir no Independência, no entanto, quando ele coloca o Josué para jogar sem que o jogador tenha tido um tempo mínimo para treinamento, e também tira o Junior César para colocar o Richarlyson, eu fico pensando se é isso mesmo que ele quer ou se ainda continua fazendo testes para obter o time do Brasileirão.
O Josué passou seis ou sete anos jogando no futebol alemão, e embora seja um atleta de muita qualidade técnica e de uma postura profissional de quem sempre se cuidou, penso que terá dificuldades em se adaptar ao futebol brasileiro, mesmo com toda a fraqueza que é o futebol mineiro, só para citar um exemplo, não é como um Tardelli, que ficou apenas dois anos lá fora, talvez fosse a hora de dar uma chance ao Rosinei, ou simplesmente colocar o Serginho, mas vamos esperar que o Cuca acerte mais uma vez.
No caso do Richarlyson, todos que já o conhecem sabem que ele não é um jogador disciplinado taticamente, às vezes começa muito bem, depois se empolga e começa a fazer um monte de bobagens, não guarda sua posição e se manda para o ataque, quase sempre se embolando com os companheiros, e por algumas vezes o Galo tomou gol pelo lado dele quando ele estava longe de sua posição, acho que vale a tentativa, mas que no primeiro deslize dele, o Cuca já providencie sua substituição.
Já que o Cuca está querendo fazer testes, não seria o caso de dar uma oportunidade ao garoto Roger? Afinal, onde ele está? Não havia sido incorporado ao grupo de profissionais?
Hoje, acredito que o nosso rival vai sofrer um tropeço com um empate diante do Villa, e esta é a chance do Galo assumir a ponta do Mineiro e obter as vantagens que o Cuca quer, então não é hora de dar mole.

Dá-lhe Galo!

Aluizio.

segunda-feira, 25 de março de 2013

CAMPEONATO MINEIRO - 7ª RODADA - NACIONAL 1 X 3 GALO - 24/03/13

Tivemos a oportunidade de ver mais um jogo em um "PASTO" do interior, o Galo venceu, não porque jogou um futebol vistoso de apuração tática ou técnica, venceu porque tem um conjunto melhor que o Nacional, mas foi impedido de mostrar o seu jogo pelas péssimas condições do campo de jogo, isto frustou a todos que foram ao campo na expectativa de um espetáculo de futebol e assistiram a um "rachão" no qual o Galo fez três gols contra um do adversário.
O Vítor, às vezes, me preocupa, principalmente quando alguém atrasa uma bola para ele, invariavelmente ele dá um chutão para onde o nariz aponta, numa destas ele vai fazer uma besteira.
O Carlos César não conseguiu apoiar, mesmo sem ter ninguém a preocupá-lo, pode ser pelas condições do campo ou por falta de ritmo de jogo, tem que jogar mais para ser melhor avaliado, e o Michel me parece mais técnico, porém não teve tempo de se mostrar.
O Réver, que falhou no gol deles, desta vez não conseguiu acertar o gol, mas tem crédito de sobra, e apesar do campo, mostrou sua categoria em alguns lances.
O Leonardo Silva se manteve na média e não comprometeu, tomou o terceiro cartão amarelo e fica de fora contra o Tupi no próximo domingo.
O Richarlyson, mais uma vez, enquanto conseguiu obedecer as orientações táticas, promoveu um lance que resultou em gol, mas quando resolveu ser o "Richarlyson" fez a besteira e cruzar a bola para fora do estádio.
O Pierre, que não abre mão de sua função na marcação, até que poderia ter sido mais ofensivo, já que o Nacional não incomodava, mas jogou com muita seriedade, e no lance do gol deles, embora tenha conseguido chegar na área, não pode fazer nada para impedir a jogada adversária.
O Leandro Donizete só conseguiu chutar uma bola de fora da área, ele precisa acreditar mais na sua competência e arriscar mais chutes, mas funcionou bem na saída de bola, dando passes importantes para a frente o Morais entrou e mostrou que poderá ser muito útil ao Galo.
O Luan, que tem a confiança do Cuca, embora tenha se movimentado muito, não conseguiu produzir nada de positivo, ele corre muito, mas corre errado, e parece que está preocupado mais com os torcedores e a crítica do que em jogar bola, o Guilherme entrou e logo fez o primeiro gol, jogando na sua posição ele se apresentou mais para o jogo, e apesar de ter errado muitos passes, foi muito importante para o Galo chegar à vitória, e que a torcida consiga ver isto.
O Tardelli dispensa comentários, tem sido o melhor jogador em campo, mesmo quando joga o Ronaldinho, ele marca, desarma, arma, dribla e faz gols, ontem só não marcou um belíssimo gol por pura sorte do goleiro, pois a bola pegou na trave.
O Bernardo não estava conseguindo realizar as suas jogadas de dribles rápidos e de velocidade, e isto se deu em função do péssimo gramado, mas mesmo assim, com muita movimentação, ele conseguiu três oportunidades de gol, na primeira ele errou, na segunda ele fez e na terceira ele serviu ao Alecssandro, que fez o terceiro gol do Galo, este "Bambino" realmente é de ouro.
O Alecssandro me deixou preocupado, nos gols do Galo, embora ele tenha dito que teve participação em todos, em não o vi comemorando os dois primeiros, se limitou a abaixar a cabeça e a caminhar lentamente, se ele está com o grupo e não pensa em derrubar ninguém, deveria comemorar como o Vítor, que mesmo estando do outro lado do campo comemora sozinho, no gol dele, mostrou que é um matador frio, que não se apavora, tirou o zagueiro da jogada e deu um toque para tirar do goleiro, foi um golaço.
Agora o grupo terá tempo para descansar e treinar, como disse o Cuca após o jogo, e que o Tupi seja a próxima vítima, mesmo porque a única chance do Galo chegar em primeiro é vencendo todas e torcendo por um tropeço do rival.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.


quinta-feira, 21 de março de 2013

CAMPEONATO MINEIRO - 5ª RODADA (JOGO ADIADO) - AMÉRICA-TO 0 X 2 GALO - 20/03/13

Por estar com o time completo e talvez pela situação do América-TO ser o último colocado, o Galo entrou sonolento, com alguns jogadores andando em campo não dando o devido valor ao adversário, mas aos poucos, com troca de passes, e mostrando muita paciência, o Galo chegou aos gols.
Conforme o Réver disse após o jogo, o cansaço já está se fazendo notar, então que o Cuca poupe mais jogadores, pois se jogarem cansados na Libertadores, não haverá perdão.
O Marcos Rocha, mais uma vez, errou quase tudo, continuo dizendo que está na hora de deixá-lo de fora para que ele melhore e volte a jogar como antes.
O Pierre já deve estar com a pulga atrás da orelha após a notícia da contratação do Josué, que provavelmente vem para entrar na vaga dele, mas ele tem muito crédito e o Josué vai ter que mostrar muito serviço para entrar no time titular.
O Réver novamente deixou sua marca, se continuar assim, principalmente na Libertadores, com certeza será um dos convocados para a seleção, salvo se os empresários dos que já estão lá estiverem pagando bem.
A estratégia usada pelo Ronaldinho e o Jô, trocando de posição para confundir a marcação do adversário deu certo, mas penso que esta troca deveria incluir o Tardelli, pois o Ronaldinho não está acostumado a ser um finalizador, ontem ele teve mais duas oportunidades de finalizar, e ao invés disso, tentou passar a bola para outro, se fosse o Tardelli, teria finalizado e o jogo ficaria mais fácil.
Por falar em Tardelli, ele está jogando demais, corre o tempo todo, se apresenta para o jogo em todos os lados do campo, além de auxiliar o Marcos Rocha na defesa, ontem ele deixou de marcar por três vezes, sendo uma delas na cara do goleiro, foi puro azar, tenho certeza que ele será o principal artilheiro do Galo este ano, mesmo não jogando dentro da área.
O estado do gramado parece ter prejudicado o Bernard, que não conseguia driblar os adversários, parece que a grama alta estava segurando a bola, mas ele também teve chances de marcar e embora não tenha feito o gol se apresentou bem.
Até o Leonardo Silva deu uma "caneta" ontem, quando as coisas começam a dar certo tudo acontece a favor, mas ele não deveria tentar este tipo de jogada, devia deixar só para o Réver.
O Giovanni não comprometeu e substituiu bem ao Vítor, aliás ele estava muito bem quando o Vítor chegou.
Foi bom ouvir a torcida pedir a entrada do Guilherme, e principalmente a inteligência do Cuca em colocá-lo, afinal, se o objetivo é fazê-lo ganhar ritmo de jogo e ter tranquilidade para jogar, aquela era uma boa hora, ele entrou e não teve tempo de mostrar muita coisa, mas o tipo de gramado não favorece ao estilo de jogo dele, valeu pela participação no jogo.
As entradas de Luan e Richarlison deram outra movimentação ao ataque, o Richarlyson embora tenha se movimentado pelo meio, entrou para fazer as jogadas pela esquerda, foi assim que ele lançou para o Ronaldinho fazer o segundo gol e o Luan entrou para confundir mais a marcação advrersária, não tinha um posicionamento fixo e aparecia para o jogo sempre nos espaços vazios, é preciso apenas, que ele não se preocupe tanto com o torcedor e fique ligado apenas no jogo, assim talvez ele consiga fazer o seu primeiro gol.
O objetivo foi alcançado, mas ainda tem mais cinco jogos para que o Galo chegue na liderança, lembrando que para isso acontecer, o rival tem que empatar ou perder pelo menos uma, e o Galo tem que vencer todas.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.

segunda-feira, 18 de março de 2013

CAMPEONATO MINEIRO - 6ª RODADA - GALO 5 X 2 AMÉRICA-BH - 17/03/13

Mesmo sabendo que o Galo está em um patamar técnico e tático muito superior ao América, o técnico americano resolveu enfrentar o Galo de igual para igual, inclusive tentando se armar taticamente, da mesma forma que o Galo, e foi isso que tornou possível a goleada, pois o Galo, para chegar neste estágio, precisou de disputar os campeonatos de 2012, além de contratar jogadores de nível técnico melhores para o ano de 2013, e não seria em dois ou três dias de treinamento que o América conseguiria o mesmo resultado, mesmo porque, seus jogadores não têm o mesmo nível dos atleticanos.
Considero totalmente injustas as críticas feitas ao Guilherme, e ontem ficou claro que a bronca da maioria, não é pelo futebol dele, e sim porque ele foi criado no nosso rival mineiro, ontem ele jogou muito, e após a saída dele o time demorou um pouco para assimilar a mudança, e se não fosse a fragilidade do América, provavelmente o Galo teria problemas, portanto estou com o Cuca e com o Kalil, o Guilherme ainda vai nos dar muitas alegrias.
O que me surpreendeu ontem foi o Marcos Rocha que não conseguiu acertar quase nada, é preciso que se converse com ele para saber o que está acontecendo, ou de repente, deixá-lo um pouco na reserva para ele refletir e se empenhar mais quando voltar.
Fiquei muito feliz com o primeiro gol do Leandro Donizete pelo Galo, ele merecia isso, agora falta um gol do Pierre.
Este sistema de jogo dos atacantes do Galo, sem guardar posição fixa, trocando os lados sem deixar espaços vazios, criando várias opções para os armadores, está deixando os adversários malucos, e já se pode observar que outros times estão tentando implantar o mesmo estilo, inclusive o nosso rival mineiro.
O Galo, caso queira terminar em primeiro nesta fase, além de não perder pontos, terá que torcer por um tropeço do nosso rival que está na frente, e isto passa por vencer o América-TO lá no campo deles, e todos sabemos que lá é mais difícil de jogar, então toda atenção é pouca.
Apesar desta necessidade de vitórias, o Cuca poderia usar um time mais alternativo, como por exemplo, colocar a zaga co Gilberto e Rafael, colocar o Carlos César, e o Roger nas laterais, o Guilherme novamente e o Alecssandro iniciando a partida, seria um bom momento para testar a força deste grupo.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.

quinta-feira, 14 de março de 2013

LIBERTADORES - 4ª RODADA DA FASE DE GRUPOS - THE STRONGEST 1 X 2 GALO - 13/03/13

Apesar da preparação feita pelo grupo que foi à Bolívia, ficou claro que todos sentiram os efeitos da altitude, uns menos, outros mais, o Bernard parece ter sido a maior vítima, seguido do Tardelli.
Além da dificuldade da altitude o Galo enfrentou outros problemas de adaptação com o campo de jogo e isto tornou a partida um pouco morna, embora tenham ocorrido lances de quase gol para os dois lados.
Penso que numa condição atmosférica normal, com os dois times jogando aberto, o The Strongest, certamente levaria uma goleada, pois a diferença técnica individual é muito grande a favor do Galo.
O Galo começou o jogo com uma postura bem definida pelo Cuca e os jogadores pareciam dispostos a segui-la, no entanto, até por questões circunstanciais, alguns jogadores andaram "desobedecendo" o chefe, e por isso acabaram cansando antes da hora.
Visivelmente a tática era a de não correr, o que foi seguido pela maioria, e só atacarem na certeza do êxito, e se não fosse a precipitação em algumas finalizações, o Galo teria aplicado uma goleada, foi assim com o Jô, Bernard, Tardelli e Marcos Rocha, que perderam chances claríssimas de gol, mas felizmente o Galo tinha um centro avante com a camisa do adversário, que finalizou para o próprio gol o cruzamento do Marcos Rocha.
O que deve ser valorizado neste jogo é tão somente a aplicação tática e a inteligência usada para vencer o desgaste, pois no geral, não foi uma grande partida.
O Vítor, embora tenha treinado e estivesse consciente de que o adversário abusaria dos chutes de fora da área, tentou segurar uma bola, quando o certo seria ele rebater para o lado, e deu rebote para o meio da área, quando o atacante fez o gol, mas ele também fez defesas muito importantes, jogando a bola sempre para os lados e o seu saldo foi positivo, mesmo que o Galo não tivesse vencido.
O Tardelli foi, na minha opinião, o melhor jogador em campo, correu, lançou, driblou, e fez o primeiro gol.
O Ronaldinho, foi outro que usou sua inteligência para se manter inteiro o jogo todo, e apenas sua presença em campo foi suficiente para segurar alguns jogadores adversários, eles estavam demonstrando muito respeito ao craque Ronaldinho.
O Jô foi outro que participou muito do jogo, e parece não ter sentido tanto, ele está demonstrando que não vai dar chances ao Alecssandro.
Os volantes Leandro e Pierre, juntamente com a zaga, foram os que mais se aplicaram taticamente, e permitiram a compactação do time, estão de parabéns, pois foram amola propulsora que permitiram as investidas dos outros.
Um artifício bem usado pelos jogadores de frente, foi o revesamento nas investidas ao ataque, indo em duplas diferentes em cada lance, foi muito interessante.
Agora, talvez, a mídia "nacional" talvez consiga ceder um pouco mais de tempo para as notícias a respeito do Galo, afinal o Galo é o único time com cem por cento de aproveitamento nesta fase, e espero que continue assim.
Por fim, parabéns ao Cuca e Comissão Técnica, que souberam analisar a situação e escolher a melhor forma de atuar neste jogo.
Que contra o Arsenal estejam todos totalmente refeitos do desgaste, e possam vencer mais uma, assim, quem sabe, o Galo não termina esta fase com cem por cento de aproveitamento?
Dá-lhe Galo!

Aluizio.

sexta-feira, 8 de março de 2013

LIBERTADORES - 3ª RODADA DA FASE DE GRUPOS - GALO 2 X 1 STRONGEST - 07/03/13

A maioria dos torcedores do Galo, assim como muitos da imprensa mineira, esperavam mais uma goleada, felizmente, os jogadores e a comissão técnica estavam com os pés no chão e sabiam que seria um jogo com muitas dificuldades, tendo em vista a proposta do adversário, de somente se arriscar em contra ataques.
Ficou um jogo de muito toque de bola na defesa e intermediária do Galo, com os quatro de trás trocando passes de um lado para o outro, sem opção de uma enfiada de bola passando pelo meio, pois a marcação do adversário começava logo após a metade do campo, fazendo uma parede.
O diferencial que permitiu ao Galo chegar a vitória foi a grande movimentação dos homens de frente e, sem dúvida, ao talento de Ronaldinho, que com duas assistências perfeitas, promoveu a finalização do Jô no primeiro gol e provocou o pênalti em Marcos Rocha.
O Galo se mostrou maduro, mas ainda com algumas falhas que precisam ser corrigidas para evitar alguma derrota em momentos decisivos, exemplo disso foi o buraco que ficou no meio campo com as avançadas do Leandro Donizete, que muitas vezes deixava a defesa no mano a mano com os atacantes deles, se o Cuca quer o Leandro saindo para o jogo e chegando na área, tem que deixar alguém para fazer a cobertura e evitar os contra ataques adversários, felizmente este adversário não teve qualidade bastante para se aproveitar disto, mas à medida em que o Galo for passando de fase, vai pegar adversários mais qualificados, e aí uma falha destas poderá ser fatal.
Os resultados estão sendo maiores que o esperado, afinal uma diferença de cinco pontos para o segundo colocado da chave é muito significativa, e basta ao Galo conseguir mais três pontos para se garantir nas oitavas, coisa que eu já considero como efetiva.
O Gol do time deles foi uma estratégia que era muito usada por aqui, ou seja, na hora da cobrança de um escanteio fazia-se uma substituição, e o jogador que entrava ia para a área sem marcação e quase sempre fazia o gol, é uma situação que os nossos zagueiros precisam ficar mais atentos.
Apesar de estar meio baleado, o Bernard poderia ter saído de campo como herói, caso tivesse concluído em gol aquela bola que ele deu na trave, fiquei admirado que ele tenha conseguido ficar até os quase vinte minutos do segundo tempo.
O Jogador que eu estava vendo como o "cara" do jogo era o Tardelli, ele estava driblando os adversários com muita facilidade e inclusive teve uma ótima chance de marcar, mas perdeu, ele merecia ter sido considerado o melhor em campo, jogou muito, mas o Ronaldinho realmente foi quem determinou o resultado com suas assistências, nota-se, como eu já disse antes, que ele já não tem a mesma habilidade para driblar, mas se deixarem ele virar e ver o jogo, com certeza ele vai colocar alguém na cara do gol.
O jogo na altitude de La Paz será um jogo como nunca o Galo já enfrentou, por isso, embora eu saiba que o Cuca está fazendo o melhor para preparar o grupo, inclusive levando um grupo maior para ter mais opção de escolha, penso que viajando no sábado de manhã para chegar lá à noite, este grupo terá pouco tempo para ambientação, e provavelmente os jogadores terão que fazer uso de balões de oxigênio, por isso que eles saibam fazer a bola correr e que eles corram menos.
Se aqui o Galo tentou cansar o adversário, tocando a bola de forma rápida, lá terão que fazer isso ainda mais, pois caso o adversário tenha a posse de bola, os jogadores se cansarão muito rápido.
Apesar de tudo isso, tenho fé que o Galo voltará de lá já classificado para as oitavas de final.
Dá-lhe Galo!

Aluizio.