segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 37ª RODADA - BOTAFOGO 2 X 3 GALO - 25/11/12

Em um jogo que teve, de um lado, um time que já não tinha nenhum objetivo, querendo apenas terminar o campeonato com dignidade e em quinto lugar, desfalcado em alguns setores, e de outro o Galo, que busca a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, vimos uma partida sem técnica, e durante boa parte, sem vontade de ambas as partes.
O jogo só acelerou após o belíssimo gol do Bernard, que diga-se de passagem, já havia feito outros dois gols de falta pelo Galo, e penso que o Ronaldinho deveria abrir mão de algumas cobranças de falta em prol dele.
O Botafogo foi atrás do prejuízo e em dois lances de escanteio conseguiu virar o jogo, no primeiro, além do adversário cabecear para o gol sem ter ninguém na marcação, na minha opinião o Vítor falhou, faltou reflexo, no segundo gol a jogada se repetiu, e mesmo sabendo que o adversário tem um ótimo cabeceador, a defesa o deixou livre de marcação novamente.
O Galo se abateu durante alguns minutos e depois resolveu ir para cima, mas em uma jogada de total falta de atenção e concentração, não sei quem foi, mas me pareceu o Júnior César, foi batida uma falta para um companheiro que estava de costas que permitiu ao Sidorff recuperar a bola e partir em velocidade para fazer o gol, e não restou outra alternativa ao Júnior César a não ser fazer a falta matando a jogada, sendo  expulso corretamente.
Após a expulsão o time do Botafogo imaginou que o jogo estaria resolvido, e foi aí que o Galo percebeu que teria que se doar mais, e depois de várias oportunidades perdidas, o Jô, que não vinha fazendo uma boa partida, se deslocou para a direita, recebeu a bola, passou por dois adversários com muita habilidade e cruzou para a área, o Juninho, que havia entrado, tocou de cabeça e o Richarlyson, quase de canela, mandou para as redes, também foi um belo gol, que contou com a participação de dois jogadores que o Cuca havia colocado em campo em substituição ao Escudero e ao Guilherme, acho até que o Juninho deveria ter uma oportunidade de começar o clássico no lugar do Guilherme.
Depois, outro jogador que também entrou já mais para o final da partida, o Serginho, aproveitou uma bola levantada na área, e com raça, ganhou a jogada e passou para o meio da área encontrando o Rever livre para marcar o terceiro gol, o gol da vitória, que mantém o Galo na disputa pela vice liderança.
Uma observação que fica é que os atacantes do Galo, Guilherme, Jô e Escudero, pouco conseguiram fazer, embora o Jô tenha feito a jogada do segundo gol e o Escudero tenha feito um gol que foi erroneamente anulado pelo péssimo Bandeirinha.
Gostei muito da atuação do Peirre, que simplesmente não deixou o Sidorff jogar, parecia um carrapato em cima dele, e o Leandro Donizete também foi muito eficiente, na marcação e na passagem das bolas para os atacantes.
O Carlos César errou quase tudo que tentou, provavelmente devido à falta de ritmo de jogo.
Não posso dizer que o Ronaldinho não fez falta, mas assim como o Santos tem uma maneira diferente de jogar sem o Neymar, o Galo também tem que ter uma maneira de jogar sem o Ronaldinho.
Curiosamente, talvez devido as circunstâncias da partida, o Galo melhorou  depois que o Bernard foi para o meio, com o Juninho aberto pela direita e apenas o Richarlyson pela esquerda, inclusive, o terceiro gol se iniciou com uma bola alçada na área, feita pelo Bernard para o Serginho, além disso o Juninho teve outras duas chances de gol, chutando totalmente torto para o lado e depois para cima, parecia estar afoito.
Parece que a ida à seleção não fez bem ao Leonardo Silva, não pode um zagueiro experiente como ele, cabecear uma bola para o meio da área, em sua própria área, quase que ele deu um gol para o adversário marcar de bicicleta, ele deveria ter cabeceado para trás, colocando a bola em escanteio.
Esta vitória teve um sabor de que as coisas ainda poderão ser boas para o Galo, além de quebrar um tabu de treze anos sem vencer o Botafogo no Rio, manteve viva as esperanças da vice liderança.
Ao contrário da maioria dos torcedores, eu não espero que o Galo dê uma goleada no nosso rival, espero apenas que venha a vitória, seja por que placar for, e que o Internacional, que está uma "baba", segure pelo menos um empate contra o Grêmio, e assim terminar o ano mais alegre do que já estou.
Que venha o Cruzeiro!

Aluizio.

domingo, 18 de novembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 36ª RODADA - GALO 2 X 2 ATLÉTICO-GO - 18/11/12

E o fim de festa continua...
Mesmo diante da apaixonada galera, que mais uma vez, lotou o Estádio e empurrou o time por boa parte do jogo, os jogadores pareciam não perceberem e jogaram como se o jogo fosse um jogo qualquer.
Para os que discordam disso devido as cinco bolas na trave, eu digo que bola na trave não ganha jogo e que   às vezes significa incompetência técnica.
Antes eu estava chateado, considerando que o time merecia uma melhor sorte no campeonato, mas agora penso que o Fluminense foi o único time que de fato mereceu ficar campeão.
Não pode, um time que pleiteia uma classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, deixar um time como o Atlético-GO abrir dois a zero no placar e ficar o jogo todo correndo atrás do prejuízo.
Penso que depois desta apresentação, o Galo já pode fazer o seu planejamento de dois mil e treze, considerando que vai disputar a primeira fase da Libertadores.
Não dá para entender como a defesa do Galo comete erros de marcação que permitem o adversário entrar com toda liberdade, como aconteceu nos dois gols dos Goianos.
Imaginem se o Galo estivesse disputando para não cair e jogando contra um time de qualidade, certamente teria tomado uma goleada.
Outra coisa que eu não entendo são as jogadas repetidas durante todo o jogo, numa delas alguém dá um chutão para a ponta esquerda tentando a sorte com o Bernard, em outra o Vitor dá um balão para o Jô, e por último o Ronaldinho vira o jogo, pelo alto, da esquerda para a direita na tentativa de alguém chegar e finalizar para o gol, os adversários já estão mais do que cientes disso e os resultados têm sido muito ruins, já passou da hora de se usar a alternativa de jogar com a bola no chão de pé em pé, ou os jogadores não têm técnica suficiente para isso?
O Marcos Rocha tem que saber que o Guilherme não sabe voltar para marcar, então ele não pode subir e deixar a cobertura só por conta dos volantes e dos zagueiros.
O Ronaldinho precisa usar mais o campo de ataque, não pode ficar sempre preso na esquerda, mesmo ele tendo muita habilidade, fica mais fácil para o adversário fazer a marcação, o mesmo vale para o Bernard, ele não precisa esperar o Cuca mandar ele trocar de lado do campo, é só ele combinar com quem estiver do lado direito para fazer a inversão com ele, ou seja, quando ele for para a direita, quem estiver por lá passa para a esquerda, e vice-versa.
O Jô também precisa se acostumar a acompanhar melhor as jogadas, quando outro jogador estiver indo à linha de fundo ele precisa estar melhor posicionado e não escondido atrás dos zagueiros, hoje o Leandro Donizete teve duas oportunidades de passar a bola para ele, mas ele não apareceu para receber.
Com o jogo de hoje o Neto Berola pode dar adeus, o Galo não pode ter um jogador cai-cai como ele, além de não produzir nada, atrapalha todas as jogadas de ataque.
Do Guilherme não há mais nada para dizer, afinal foi dada mais uma oportunidade e ele não aproveitou, paciência.
Mesmo com o empate do Grêmio, penso que ficou muito difícil o Galo conseguir a segunda colocação, pois o Grêmio, teoricamente, tem um adversário muito mais fácil na próxima semana do que o Galo, eles pegam o Figueirense, e o Galo pega o Botafogo, e a despeito do Botafogo não ter mais nada que almejar no campeonato, assim como o Atlético-GO não tinha, vai endurecer o jogo e certamente vai querer vencer.
E já pensando no ano que vem, jogadores como Serginho, Guilherme, Neto Berola, Escudero, Richarlyson, Paulo Henrique, Leleu, Luiz Eduardo, Juninho, Michel e Leonardo, caso continuem no Galo, deveriam ser utilizados somente nos jogos do Campeonato Mineiro, pois não tem gabarito para disputarem uma Libertadores, e que o Galo busque reforços que sejam melhores do que eles para substituí-los.

Aluizio.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 35ª RODADA - VASCO 1 X 1 GALO - 12/11/12

Fim de festa!
Este foi o clima entre os jogadores do Galo antes, durante e depois do jogo contra o Vasco, como em outras partidas, o time parecia sonolento e não fizeram nada do que nós torcedores esperávamos, parece que esqueceram a "faca nos dentes" e "o sangue nas olhos" em outro local e ficaram torcendo para o árbitro apitar o final da partida.
Quando o Cuca colocou o Richarlyson no jogo eu tive duas certezas, uma que o Galo não venceria o jogo e outra de que a qualquer momento ele faria uma bobagem e o Galo poderia perder, felizmente quando ele fez a bobagem, o time do Vasco não teve competência para aproveitar.
Nosso principal concorrente, ao contrário, acreditava tanto no título, que mesmo tendo uma vantagem enorme nos pontos, usou de toda artimanha, atrasando o início do jogo em mais de três minutos e parando o jogo com uma suposta necessidade de reidratação devido ao calor, ainda dando uma de que não sabiam que o jogo do Galo havia terminado quando eles fizeram o terceiro gol, foi muito teatral, mas mal sabiam eles que o Galo já havia entregado o jogo bem antes dele começar, e que não representaria nenhuma ameaça.
Como todo atleticano, fico com um sentimento de que não se pode reclamar, pois há muitos anos que o Galo vem passando despercebido pelo Campeonato Brasileiro e muitas vezes correu o risco de cair, além de ter caído em dois mil e cinco, então temos muito que comemorar.
Por outro lado, o discurso dos jogadores e comissão técnica, levou muita gente a acreditar que o título seria possível, principalmente a campanha do primeiro turno, e o fato de agora existir uma grande possibilidade de o Galo não conseguir se classificar para a fase de grupo da Libertadores, deixa para todos nós um sentimento de frustração.
Fazendo um balanço do ano, podemos dizer que o saldo é positivo, mas o ano ainda não acabou, e eu não me importo se o Galo não entrar direto na fase de grupos da Libertadores, mas não vou aceitar, em hipótese alguma, se houver uma derrota no último jogo, e penso que nenhum atleticano aceitará esta derrota.
Quando eu disse que o discurso só se materializa se for transformado em ações foi porque não estava sentindo confiança nas palavras dos jogadores e da comissão técnica, e de certa forma eu já esperava estes últimos resultados.
O Bernard já está com a cabeça na Europa, acho que o Cuca deveria deixá-lo de fora nestes últimos três jogos que faltam.
O Ronaldinho, devido a fama que tem o irmão dele, já deve estar à espera de um outro local para faturar.
O Guilherme, sabendo que não é aceito pelos torcedores, também deve estar já negociando sua saída do Galo, mesmo que seja por empréstimo.
Com a confirmação da contratação do Gilberto Silva, o Rever ou Leonardo Silva, devem estar sendo negociados, ou ainda algum dos volantes.
Diante deste quadro, é até natural que estes jogadores entrem em campo sem objetivos de fato e que estejam apenas torcendo para o campeonato acabar, para que possam focar em seus novos objetivos.
Que em dois mil e treze o Galo, além de formar um bom elenco, forme também um grupo de pessoas que aprendam a gostar do Galo, para que o discurso deles se transforme em prática e aí a torcida possa ter o que de fato comemorar.

Aluizio.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 34ª RODADA - CORITIBA 1 X 0 GALO - 04/11/12

Não sei se foi impressão minha ou se realmente os jogadores do Galo não estavam se doando como deveriam, já que durante a semana eles afirmaram ainda acreditar no título, o fato é que jogadores que vinham jogando e fazendo a diferença não se apresentaram bem e o resultado não poderia ser outro.
Ronaldinho, Bernard, Marcos Rocha e Jô não jogaram nem dez por cento do que vinham jogando, apenas em algumas poucas oportunidades eles fizeram uma jogada ou outra que poderiam lembrar suas atuações anteriores.
Como eu disse após o jogo com o Flamengo, a imprensa dizia que os jogadores estavam de cabeça baixa e desanimados, e isto se refletiu neste jogo de ontem.
Todos sabiam que não seria fácil vencer o Coritiba em sua casa, e por isso mesmo deveriam ter entrado mais concentrados ainda para conseguir este objetivo, mas o que vimos foi um jogo normal, e apesar da diferença técnica dos dois times, o Coritiba esteve à vontade e poderia ter feito mais gols e vencido com mais tranquilidade.
Os gols perdidos pelo Galo, com o Leonardo (duas cabeçadas para fora) e com o Guilherme, (que obrigou o goleiro deles a fazer uma excelente defesa), e a quantidade de finalizações do Galo, demonstraram uma falsa superioridade, pois na verdade o Coritiba tinha a noção exata do que estava fazendo e caso tomasse o gol de empate, teria forças e competência de sobra para aumentar o placar.
A apatia dos jogadores do Galo foi demonstrada na demora das cobranças de laterais, faltas e nos erros de passes.
O que este grupo precisa pensar é que o discurso não se materializa quando não se transforma em ações, e agora o Galo está correndo o risco de perder a segunda e terceira colocações para Grêmio e São Paulo, caso não mudem de atitude e não passem a encarar os últimos jogos com a importância que eles merecem.
Por falar em últimos jogos, os jogadores têm que começar a pensar no último jogo e saber que a torcida do Galo jamais aceitará uma derrota, seja por que placar for, e que caso esta derrota aconteça, nada do que eles fizerem no ano que vem, tirará deles esta marca negativa, então, além de ser importante eles conseguirem a vaga direta para a fase de grupo da Libertadores, ainda resta este compromisso com a torcida, independentemente da Libertadores.
"Vamos aguardar".

Aluizio.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 33ª RODADA - GALO 1 X 1 FLAMENGO - 31/10/12

Esperávamos um Flamengo que respeitasse o Galo, mas a retranca montada por eles foi digna dos menores times do Brasil, principalmente após a expulsão de um deles.
O que na verdade chamou a atenção foi a tática usada pelo árbitro para conduzir a partida, parecia que o objetivo dele era gastar o tempo e evitar que o jogo acontecesse de forma acelerada.
Ao não marcar o pênalti em Ronaldinho ele deixou clara a sua intenção, o Galo não poderia vencer o jogo, e considerando o que eu disse após o jogo com o Fluminense, a arbitragem, sob a batuta da CBF/STJD, não vão refrescar para o Galo e vão, de forma "técnica", impedir que o clube alce vôos mais altos neste campeonato.
Em função da situação, cabe à comissão técnica e aos jogadores, se concentrarem na busca definitiva da vaga para a Libertadores, de preferência para a fase de grupos da competição, mas de qualquer maneira deve lutar com todas as forças para não deixar a vaga escapar.
Após o jogo de ontem deu para perceber, principalmente nas falas da imprensa, que os jogadores ficaram desanimados, e é aí que vai entrar a competência do Cuca para mantê-los focados, não no título, mas na Libertadores, não se pode deixar que eles se abatam, sob pena de não conseguirem mais nada.
É preciso que se registre, que o Galo está na melhor fase  dos anos dois mil, e que se antes, por várias temporadas, só se brigava para não cair, hoje se briga pela Libertadores, e além disso, com uma perspectiva de que o próximo ano poderá ser ainda melhor, então que não se perca esta visão de futuro e que se considere o momento atual como a alavanca que vai levantar o clube de forma definitiva ao topo das competições nacionais e internacionais futuras.
Não há muito que falar do jogo, pois o que vimos foi um time cem por cento acuado em sua grande área, com alguns lampejos de um homem só, e o Galo martelando o tempo todo sem conseguir que a bola entrasse.
Foram duas bolas na trave, uma jogada em que o Rever se assustou com a bola e não conseguiu dominá-la, chutes de fora da área, e vários outros lances que não deram em nada.
O Cuca tentou mudar o time, mas não teve a costumeira sorte, apesar do gol do Galo ter sido feito pelo Leonardo, talvez se o Leonardo tivesse entrado no lugar do Jô e o Marcos Rocha tivesse continuado em campo junto com o Berola, o Galo pudesse ter tido mais oportunidades e mais objetividade nas conclusões, mas tudo isso não é correto dizer, pois em outras ocasiões isto já ocorreu, dando certo em algumas e errado em outras, então vamos considerar válidas as alterações promovidas, afinal o Cuca é quem conhece o grupo e tem feito um trabalho ótimo.
Que em Curitiba venha a vaga da Libertadores!

Aluizio.