segunda-feira, 25 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 6ª RODADA - GALO 5 X 1 NÁUTICO - 23/06/12

Foi um jogo difícil como era de se esperar, no entanto desta vez, o Galo contou com a sorte em dois lances importantes, no primeiro gol do Danilinho o zagueiro deu uma ajuda ao desviar a bola com um leve toque de bico da chuteira, tirando do goleiro, e no gol do Ranaldinho, a jogada que originou o pênalti não foi falta e ainda foi fora da área, coisa rara de se ver a favor do Galo, quero ver nos jogos contra os grandes de Rio e São Paulo se o árbitro dá esta força.
O jogo foi muito disputado, com uma marcação sob pressão de ambos os lados, pendendo um pouco mais para o Náutico, que tinha no seu capitão, a principal referência desta marcação, ele não deixava o Ronaldinho nem respirar, igual na propaganda da bateria Heliar.
Mas o Galo tinha no Bernard e no Jô as suas alternativas, com grande movimentação e velocidade, o Bernard fez uma de suas melhores partidas e desta vez não errou na finalização, e o Jô mostrou que, ao contrário do que eu já disse, tem habilidade para driblar, acho que o André vai ter que suar muito para voltar a ser titular.
Após a saída do Richarlyson o time tomou mais corpo e se acertou, inclusive pelo lado direito, onde o Danilinho foi muito eficiente, não só pelos gols, mas com sua movimentação, é verdade que ele não tem características de marcador, mas cercou bem as jogadas.
Não vou falar de todos, mas o Giovanni falhou no gol, embora tenha dito que não, isto não tira o mérito dele, pois fez pelo menos uma defesa importante.
O Leonardo Silva, apesar de ter cabeceado duas bolas na trave, é um motivo de preocupação, espero que ele não fique como titular, mesmo caso o Rever venha a sair.
O meio campo com Serginho e Leandro Donizete foi muito bem e penso que o Galo está bem servido neste setor, o Serginho quase fez um gol de placa, que certamente entraria como o gol mais bonito da rodada.
O que está animando neste time, é ver que pelo menos dentro de campo, o grupo está unido, um cobrando do outro e se ajudando mutuamente, vi um time que mostrou muita raça e determinação, coisas que andavam sumidas e irritava a torcida.
Como eu disse anteriormente, agora o Galo tem o Grêmio, Portuguesa, Internacional, Figueirense e Sport, dos quais tem que conseguir nove pontos dos três teoricamente mais fracos e tirar pelo menos mais dois pontos de Grêmio e Inter, depois vem uma sequência mais pesada, então é hora de avançar na pontuação.
Estou ansioso para ver o Guilherme retornar e atuar ao lado do Ronaldinho, com Bernard e Jô na frente, podendo inclusive arriscar, colocando um volante só e entrando com Danilinho ou Juninho também.
Que os ventos favoreçam o Galo!

Aluizio.


domingo, 17 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 5ª RODADA - SÃO PAULO 1 X 0 GALO - 17/06/12

Ouvi alguém dizer que foi um resultado normal, mas me pergunto se já não está na hora do Galo quebrar esta sequência de derrotas para o São Paulo, se não me engano já são cinco ou seis derrotas seguidas.
Numa dessas derrotas o Presidente do Galo chamou o São Paulo de time da roça porque jogou retrancado, mas parece que eles sabem como fazer isso, hoje jogaram atrás e quando queriam iam à frente e atacavam com qualidade, e numa dessas idas, em uma falha de marcação da zaga, que deixou o Luis Fabiano sozinho, fez o gol que decretou a derrota do Galo.
Historicamente, o Galo tem se mostrado impotente diante de times que jogam fechados e com forte marcação, já foram várias as derrotas e frustrações vividas em situações assim, só para citar alguns jogos, Ceará com nove em campo, Goiás quando o Galo precisava do terceiro gol, Grêmio Baruerí, etc...
Mas o Galo jogou muito bem a maior parte do jogo, e merecia uma melhor sorte.
O Cuca disse, após o jogo, que o Luis Fabiano só fez o gol porque errou o chute, mas eu vi outra coisa, vi o Luis Fabiano se desmarcar, receber a bola, esperar a definição do Geovani e tocar por cima dele com muita categoria, aliás é preciso que os atacantes do Galo aprendam a fazer este tipo de finalização para não perderem tantos gols na cara do goleiro como o Bernard perdeu hoje e no jogo anterior.
O Geovani não poderia fazer nada no gol deles, e em outras oportunidades se houve bem, fazendo pelo menos uma defesa difícil.
O Carlos Cesar não conseguiu produzir o que se esperava dele, em algumas oportunidades, iniciou bem a jogada, mas errou no final da mesma jogada.
O Rever e o Rafael Marques, desta vez não foram bem assessorados pelo lado do Carlos Cesar, e talvez por isso erraram na marcação do Luis Fabiano.
O Junior Cesar teve poucas oportunidades de chegar à frente, uma vez que as jogadas deles estavam sendo, na maioria, pelo lado esquerdo da defesa do Galo, mas foi bem na marcação.
O Pierre, para manter a média, tomou mais um cartão e ficará de fora do próximo jogo, menos mal que o jogo será em casa contra o Náutico, teoricamente um jogo menos complicado, é preciso estudar a situação para que ele não tome tantos cartões.
O Richarlyson, embora muitos o tenham elogiado, penso que ele não passa de um jogador "fogoso", erra todos os passes, mesmo aqueles de perto, não sabe fazer lançamentos longos, não sabe chutar, fica difícil saber porque é que ele continua no time, faz um ou outro jogo razoável e depois volta ao normal.
O Cuca disse também, que o Danilinho é um jogador tático que joga como um terceiro volante ajudando na marcação, ora se o que o Cuca quer é jogar com três volantes, que então coloque o Serginho ou o  Fellipe Soutto junto com o Pierre, pois o Danilinho não tem tamanho e nem físico para um volante, ele é muito franzino e não ganha uma bola dividida do adversário, e se ele não joga como atacante que é, que fique no banco como opção para o ataque.
O Ronaldinho, desta vez, voltou a jogar como no Flamengo, ou seja, errou passes, errou lançamentos, errou as faltas e escanteios, sendo que em apenas uma oportunidade ele cobrou o escanteio tentando fazer gol olímpico e quase deu certo, mas é a esperança da armação do time, que ele se acostume a receber e passar sem tentar firulas, no máximo, driblar o primeiro para clarear a jogada e passar a bola, se continuar do jeito que ele jogou hoje, será apenas um jogador abaixo da média como tantos que estão no grupo e não são nem relacionados.
O Bernard, precisa de alguém para orientá-lo de como fazer para finalizar, ele não pode chegar na cara do goleiro e chutar de cabeça baixa, sem ver a posição do adversário, muitas vezes bastava um toque sutil por cima ou um toque com o lado do pé para o lado contrário do goleiro ao invés de enfiar o pé sem olhar, mas é um garoto e tem muito futuro, como eu disse, precisa ser orientado.
O Jô, a exemplo do André antes, só consegue jogar se a bola chegar alta para ele cabecear, ele não tem habilidade para driblar, é jogador de finalizar, e como a bola não chegou ele não conseguiu nada.
A entrada do Leandro Donizete no lugar do Pierre não alterou muito e ele conseguiu manter o jogo no mesmo nível.
No caso do Juninho, que entrou no lugar do Danilinho, surtiu mais resultado, tanto que ele colocou o Bernard na cara do gol, na principal chance do Galo no jogo.
O André, além de ter entrado já no final do jogo, não sabia em que posição deveria ficar, qual faixa do gramado ele deveria ocupar, foi uma tentativa de desespero na base do "Perdido por um, perdido por mil".
Teoricamente, o Galo tem agora, adversários menos difíceis com exceção do Grêmio e Internacional, enfrentará Náutico, Portuguesa, Figueirense e Sport, oportunidade para conseguir as quatro vitórias, mas poderá tirar pontos de Grêmio e Internacional também, embora o histórico contra estes times seja negativo.
Acredito que com um pouco mais de coletividade e entrosamento do Ronaldinho, a volta do Guilherme, a entrada do Juninho e do Leandro Donizete, saindo o Richarlyson e o Danilinho, o time tem tudo para se manter entre os quatro primeiros colocados até o final do campeonato.

Aluizio.

domingo, 10 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 4ª RODADA - PALMEIRAS 0 X 1 GALO - 09/06/12

Não podemos dizer que foi uma exibição de alta técnica, mas com certeza podemos dizer que foi uma exibição de muita aplicação tática, empenho e objetividade.
O Galo foi senhor do jogo durante quase todo o tempo, ficando com o Palmeiras os primeiros quinze minutos e os últimos dez minutos do jogo, sendo que a pressão no final foi em função da entrada do Leonardo Silva e as saídas de Bernard e Danilinho, tudo bem que o Bernard não estava aguentando mais, mas o Danilinho, que pela primeira vez estava tendo um papel importante, não deveria ter saído naquele momento.
Na minha opinião, o Galo foi prejudicado e o placar real do jogo deveria ser três a zero, pois no lance do Rafael Marques, não houve impedimento e no lance do Jô não houve falta, mas como já é sabido por todos, para um time fora do eixo Rio-São Paulo, conseguir alguma coisa, tem que vencer os adversários em campo, arbitragem, e a mídia nacional, que sempre vai desvalorizar as vitórias dos outros e apoiar os "erros" de arbitragem, afinal eles (mídia) são os donos do campeonato e ditam quem eles querem no topo, não é mesmo?
O Geovani, quando foi solicitado, respondeu a altura, e nas duas bolas na trave não havia nada que ele pudesse fazer caso acontecessem os gols, o que seria uma injustiça.
O Marcos Rocha, tirando o lançamento que ele fez para o Bernard entre os dois zagueiros, não comprometeu, mas também não construiu mais, no próximo jogo deverá ser substituído pelo Carlos César ou outro.
O Rever fez uma ótima partida, só fico preocupado quando ele se arrisca ao ataque e expõe a defesa num possível contra ataque adversário.
O Rafael Marques é, sem dúvida, o fiel da balança desta defesa, é ele quem dá segurança às falhas dos companheiros da defesa, e teve um gol legítimo anulado.
O Júnior César deu mais tranquilidade à lateral, provavelmente não vamos mais reclamar daquela posição, mas é preciso que se tenha alguém em condições de substituí-lo, pois certamente ele não vai estar disponível durante todos os jogos.
O Pierre deve ter deixado uma pitada de ciúme nos torcedores do Palmeiras, ao vê-lo jogando com tanta vontade e dedicação ao Galo, foi muito importante nos desarmes, principalmente em cima do Daniel Carvalho que não conseguiu produzir nada de importante.
O Richarlyson, mais uma vez, foi importante na marcação, mas ao contrário do que disse o Cuca após o jogo, ele não sabe sair jogando e ligar a defesa ao ataque, quando muito tenta um chute de fora da área, mas tem o pé totalmente torto.
O Ronaldinho foi um capítulo à parte, todos ficaram esperando jogadas geniais e gols espetaculares, mas eu esperava exatamente o que ele fez, armou várias jogadas, se limitou a passar a bola rapidamente, embora em dois lances tenha feito umas firulas, jogou de maneira objetiva, centrado na necessidade de um resultado positivo, e o mais importante, chamou a atenção dos adversários, abrindo espaços para o Jô, Danilinho e Bernard, se ele continuar nesta toada, certamente o Galo vai lutar pelo título.
O Bernard começou mal, parecia inseguro, mas aos poucos foi se encontrando. Não poderia é ter perdido aquelas duas chances claras, quando o Marcos Rocha fez o lançamento e ele , entre os dois zagueiros, errou o toque na bola que foi pela linha de fundo, e na segunda, quando o Danilinho fez o lançamento e ele chutou sem olhar a posição do goleiro, que fez uma ótima defesa, cansou e foi substituído.
O Danilinho, pela primeira vez produziu para o time, provavelmente porque o Ronaldinho abriu espaços ao chamar a marcação para ele, mas penso que ele está muito preso a uma faixa do campo, ele precisa se movimentar mais e talvez fazer inversões com o Bernard e o Jô, mas não há o que reclamar dele desta vez.
O Jô, também beneficiado pela presença do Ronaldinho, teve mais espaço, fez bem o pivô, que o Cuca tanto gosta, fez o gol da vitória e teve um gol legítimo anulado, vai aos poucos, ganhando a confiança do torcedor, principalmente a minha confiança que não acreditei no seu potencial.
A entrada do Leandro Donizete, do Serginho e Leonardo Silva só serviram para segurar o resultado, sob muitos riscos.
Estou ansioso para ver a volta do Guilherme, penso que ele deverá substituir o Danilinho e que vai fazer uma dupla de meias infernal com o Ronaldinho.
Agora que venha o São Paulo, neste torneio Rio-São Paulo, que tem alguns convidados de outros estados, se o Galo vencer os paulistas e cariocas terá garantido sessenta pontos, somados os dois turnos, é aproveitamento para classificação à Libertadores.

Aluizio.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 3ª RODADA - GALO 1 X 1 BAHIA - 07/06/12

Um jogo com todos os ingredientes para se fazer uma festa:
A esperança da estréia do Ronaldinho, que não foi possível, mas a presença dele no estádio, campo cheio, a presença de toda a imprensa nacional, um adversário que não vence o galo há dez anos, um goleiro adversário que é o segundo reserva, e o fato do Galo estar vindo de duas vitórias seguidas. 
Tudo isso elevou a expectativa da torcida e todos esperavam um vitória fácil, mas se esqueceram que do outro lado haviam onze jogadores dispostos a evitar a festa do Galo, e com muita aplicação tática conseguiram o empate, que foi com gosto de vitória para eles.
Os jogadores do Galo até pareciam estar alheios às expectativas da torcida e partiram para cima do Bahia dispostos a resolver o jogo logo.
A falta de entrosamento do Jô com os outros atacantes, a pífia atuação do Danilinho e do Escudero e a falta de qualidade do Richarlison para fazer a ligação da defesa com os meias, principalmente quando tentou chutar a gol e só acertou as arquibancadas, fizeram o Galo perder força e não conseguir chegar de forma objetiva.
Todos colocaram a culpa no Geovani pelo gol do Bahia, mas se esqueceram de cobrar daqueles que deveriam ter evitado que ele chegasse e chutasse livremente, onde estava o volante para dar o primeiro combate?
Apesar do empate o Galo continua invicto, e é até bom que seja assim para aliviar um pouco a pressão de ter que vencer todas, sabemos que neste campeonato nenhum time consegue se manter com cem por cento de aproveitamento, mas é importante não perder e quando empatar em casa, buscar a vitória fora de casa para compensar.
O Geovani, embora tenham dito que ele falhou no gol, penso que foi um chute indefensável e que ele está em uma crescente, é preciso que a torcida não o queime antes da hora, caso contrário vamos ter mais resultados negativos pela intranquilidade dele.
O Marcos Rocha foi outro criticado, mas a função dele tem sido apenas a de de marcar e só subir na boa, talvez com a volta do Leandro Donizete no lugar do Richarlison as coisas para ele possam melhorar.
A zaga continua bem e está se entendendo cada vez melhor, mas depende muito dos volantes e laterais.
O Júnior César, a exemplo do Marcos Rocha está orientado para somente marcar e defender, subindo só na boa, fez um bom jogo e mostrou que teremos mais qualidade nos cruzamentos de linha de fundo, quando for possível ele subir.
O Pierre, mais uma vez, lutou muito mas tomou mais um cartão amarelo, a continuar assim só fará o próximo jogo e ficará suspenso no outro, ou seja, a cada quatro jogos ele ficará de fora do quarto.
O Richarlison, como eu já disse, foi bem na marcação, mas errou todas as tentativas de lançamentos e chutes a gol, penso que ele deve ir para o banco.
O Escudero até tentou fazer alguma coisa, lutou muito, mas não conseguiu sair da marcação e pouco colaborou na armação, apesar de ter chutado uma bola com perigo.
O Danilinho novamente não disse a que veio, tentou algumas jogadas que não deram em nada, saiu vaiado com razão, penso que já passou da hora do Cuca mudar o posicionamento dele ou colocá-lo no banco.
O Bernard já deve estar intranquilo pela possibilidade de ficar na reserva do Ronaldinho, o que deve ocorrer, pois ele está exatamente na função que o Ronaldinho faz, e isto certamente o atrapalhou ontem, quis fazer muito e não conseguiu nada, até tropeçar na bola ele tropeçou, calma rapaz!
O Jô, embora tenha sido muito elogiado, sofreu dos mesmos problemas do André, ou seja, ficou dependendo da chegada da bola na área, e por isso saiu várias vezes da área para buscar jogo, o único mérito dele foi ter feito o gol de pênalti, coisa que o André vinha errando.
O Juninho me pareceu uma boa alternativa, tem habilidade e sabe jogar para o time, nas próximas oportunidades, caso alguém consiga acompanhar as jogadas dele, certamente dará bons frutos.
O Paulo Henrique entrou e não se encontrou em campo, apesar de quase ter feito um gol de cabeça, é uma boa opção para o ataque, desde que não tenha outro em campo com as mesmas características dele.
A entrada do Mancini foi muito tardia, na minha opinião ele deveria ter entrado na volta do intervalo do primeiro para o segundo tempo, teve pouco tempo para ajudar.
Agora é o Palmeiras, que perdeu para o Sport e que está pressionado por isso, que o Galo saiba aproveitar este momento e traga três pontos para a Cidade do Galo.

Aluizio. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RONALDINHO GAÚCHO

Desde a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Milan da Itália que as notícias sobre ele foram mais pelas atitudes dele fora de campo do que pelo seu futebol.
Participações em mega festas regadas por muitas mulheres e bebidas alcoólicas e outras atividade, no mínimo estranhas à prática do futebol, eram comuns.
Sua passagem pelo Flamengo não foi diferente e até se apresentar para treinar sob o efeito de álcool aconteceu, e como não poderia ser diferente, o resultado foi o seu desligamento do time da Gávea, a despeito dos erros da administração do clube, principalmente no que se referia aos salários do jogador.
Ouvi o Ronaldinho dizendo que o que o fez aceitar o convite do Galo foi o Presidente ter olhado nos olhos dele e dito o que queria, espero que o kallil tenha dito à ele que o clube não aceitará falta de compromisso e que ele será vigiado noite e dia pela apaixonada torcida do Galo, e se houver qualquer deslize ele será cobrado fortemente.
Historicamente o Galo nunca teve um jogador com as características do Ronaldinho, e isto forçará à comissão técnica a mudar a forma do time jogar, que diga-se de passagem, estava começando a se encontrar, espero que o Cuca continue com o grupo nas mãos e saiba colocar o Ronaldinho jogando em função do time e não o contrário.
Outro detalhe que deve ser levado em consideração é o fato dos outros jogadores se sentirem desvalorizados com a chagada do Ronaldinho, o Cuca terá que trabalhar muito este aspecto, pois provavelmente o Ronaldinho, deve ser agora, o maior salário do grupo.
O Kallil disse que o fato do Ronaldinho estar agora em grupo bom poderá levá-lo a mudar de atitude e jogar futebol, mas há que se ter cuidado para não deixar uma ovelha "negra" debandar o rebanho.


Aluizio.