domingo, 27 de novembro de 2011

BRASILEIRO - 37ª RODADA - GALO 4 X 0 BOTAFOGO - 27/11/11

"Nós somos do Clube Atlético Mineiro, lutamos com muita raça e amor..."
"Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal..."
O Galo fez valer o sentido de seu hino e mostrou, com muita raça e amor, além de técnica e de uma tática muito bem armada, lavando nossa alma de torcedor, e de quebra, dando uma resposta efetiva àqueles que diziam ser o Galo um freguês do Botafogo, porque é o Galo Vingador.
Parece que a freguesia mudou de lado.
O Renan Ribeiro, embora não tenha sido muito exigido, foi seguro e tranquilo em suas intervenções, mesmo porque, nas três vezes nas quais o Botafogo teve chance de marcar, faltou competência à seus atacantes, incluindo aí o pênalti.
O Serginho foi, taticamente perfeito, ajudado pelo Neto Berola que segurava o lateral deles.
Na zaga, o Réver mostrou sua técnica habitual, e juntamente com o Leonardo Silva, anularam o Loco Abreu, que não teve nenhuma chance de finalizar.
O Richarlyson, enquanto foi obediente taticamente, ajudou muito na marcação e armação de algumas jogadas, mas quando saiu de sua posição para se aventurar na lateral direita, tomou o cartão amarelo, motivo pelo qual foi substituído pelo Triguinho, que foi melhor ainda.
O Pierre está, a cada dia, tornando-se ídolo da torcida, em função da raça e aplicação tática em benefício do grupo.
O Fellipe Soutto, fez uma partida perfeita, com sua canhota primorosa, fez passes corretos, marcou com inteligência, só faltou tentar finalizar em pelo menos duas oportunidades, nas quais ele preferiu passar a bola.
O Daniel Carvalho, embora tenha errado em algumas assistências, deu um passe maravilhoso para o André fazer o terceiro gol, além é claro de ter feito o gol de pênalti, jogando a bola em um canto e o goleiro no outro, foi substituído pelo Mancini que não apareceu no jogo.
Embora a imprensa tenha considerado o André como melhor em campo, eu considero que este mérito deveria ser dividido pelo Bernard e pelo Berola, ambos infernizaram as laterais e a zaga do Botafogo, desestabilizando o esquema armado pelo técnico deles, volto a dizer que para o Bernard ser o melhor só falta fazer o gol.
Desta vez o André foi mais servido e mostrou sua presença de área, no primeiro gol a bola foi cruzada para o Leonardo Silva, mas com o desvio feito pelo goleiro ela sobrou para o André, que estava presente na área, no lugar certo, e no segundo gol, ele mostrou sua habilidade, fazendo um lindo gol, dando um chapéu no goleiro, que nada pode fazer.
O Carlos César demorou um tempo para se posicionar, mas não comprometeu em nada o rendimento do time.
Foi uma excelente apresentação do Galo, que infelizmente, só se encontrou nos últimos oito ou nove jogos, se fosse um pouco antes, estaria brigando por vaga na Libertadores, no mínimo.
Agora, para confirmar esta ascensão. é preciso vencer o clássico, e determinar de vez o rebaixamento do nosso próximo adversário.
Que a torcida do Galo esteja, no próximo fim de semana, com martelo, pregos e a tampa do caixão para finalizar a fatura!

Aluizio.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

BRASILEIRO - 36ª RODADA - CORINTHIANS 2 X 1 GALO - 20/11/11

Foi um jogo emocionante, respirando pressão o tempo todo, os jogadores mostraram muita vontade e raça, chegando em alguns momentos a nos lembrar dos velhos tempos, mas infelizmente nada foi suficiente para evitar a derrota, derrota esta atribuída às substituições feitas pelo Cuca.
Disseram que o Richarlyson e o Carlos César estavam sem condições de jogo e por isso foram substituídos, e talvez por coincidência, o Galo levou o gol de empate exatamente pelo seu lado esquerdo, no momento seguinte à substituição, porque o Triguinho ainda não havia se posicionado em campo, e levou o segundo gol, exatamente após o Berola perder a bola em um lance de ataque.
As substituições, principalmente a entrada do Mancini foi um erro do Cuca, e a substituição do André, deveria ter sido feita bem antes.
Apesar da derrota, que estava totalmente dentro das expectativas, não pode abalar o grupo, mesmo porque eles mostraram que evoluíram muito e que podem vencer o Botafogo no próximo domingo na Arena do Jacaré, aliás este é o momento de vencê-los e acabar de vez com o tabu de que o Galo não os vence nunca.
Fiquei satisfeito com o jogo, principalmente por perceber que o time está muito bem treinado e que tem uma disciplina tática perfeita, o que precisa melhorar é a questão das substituições, que nem sempre surtem o efeito desejado, e muitas vezes o efeito é desastroso como hoje.
O Mancini precisa melhorar muito para merecer uma vaga neste time, os outros estão com espírito de Galo e certamente terão mais sorte no ano que vem.
O Daniel Carvalho não conseguiu fazer o seu jogo e está em queda, ele precisa de ajuda para não deixar a peteca cair exatamente na reta final.
O Serginho me surpreendeu positivamente, talvez porque ele tenha jogado mais defensivamente, marcando o adversário de frente, não tendo que correr atrás como sempre faz quando acaba cometendo faltas seguidas.
O Richarlyson, também estava fazendo um ótimo jogo, cumprindo sua missão tática e impedindo as jogadas do adversário pelas pontas.
O Miolo de zaga estava muito seguro e só foi vencido em função de falhas coletivas, exatamente em função das substituições.
No Meio campo, o Pierre e Fellipe Soutto fizeram tudo o que podiam e mostraram muita aplicação tática, só não contavam com as falhas daqueles que entraram no segundo tempo.
O Carlos César precisa, urgentemente, de orientações para aprender a servir os companheiros, e assim ajudar mais o grupo.
O Bernard, foi sem dúvida, uma das peças mais importantes do Galo, e volto a dizer que só está faltando à ele fazer um gol para se consagrar.
O André, mais uma vez, não conseguiu produzir, ficando apenas segurando a zaga deles.
Não posso deixar de enaltecer também a atuação do Renam Ribeiro, que no final do jogo, teve uma atuação perfeita e não havia como evitar os dois gols do adversário.
Para garantir, definitivamente, o afastamento do fantasma do rebaixamento, será preciso vencer mais um jogo, então que todos estejam conscientes da grande importância da vitória no próximo jogo, pois se deixarem a vitória para a última rodada correm o risco de botarem todo o esforço dos últimos jogos por água abaixo.
Vamos mostrar para o Brasil, por que o Galo é chamado de "VINGADOR", prá cima deles Galo!

Aluizio.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BRASILEIRO - 35ª RODADA - GALO 2 X 1 CORITIBA - 17/11/11

Logo no início de jogo deu para perceber que o Galo venceria, os jogadores do Coritiba estavam nervosos e a defesa não se entendia, era hora do Galo se aproveitar, mas não soube como fazer, poderia ter terminado o primeiro tempo com uma larga vantagem no placar.
Uma coisa a ser valorizada foi a marcação, o Galo esteve bem neste quesito, anulando bem o Rafinha e o Davi, que era o armador das jogadas deles.
O Renan Ribeiro, quase não trabalhou, tendo que fazer apenas uma defesa que representou muito perigo ao seu gol, de resto, se divertiu e foi um espectador privilegiado.
Apesar do Serginho e do Richarlyson terem feito um bom jogo, o Galo se ressentiu das ausências de Carlos César e Triguinho, menos mal que o resultado final foi favorável, caso houvesse uma derrota, todos iriam crucificar a Diretoria que não pagou a multa para o Triguinho jogar.
O Renan Oliveira, desta vez, jogou mais com a função de marcação do que de armação, embora tenha perdido uma oportunidade de gol no início do jogo.
O Rever, quando joga o feijão com arroz, se mostra um excelente zagueiro, mas quando começa a enfeitar coloca em risco todo o trabalho do grupo, sabemos que ele tem habilidade para driblar e sair jogando, mas nesta hora ele não pode brincar e o correto é dar chutão mesmo.
O Leonardo Silva fez uma boa partida e também se aventurou a dar uma de atacante, foi mais feliz e fez o segundo gol, mas penso que ele também tem que se preocupar é com a defesa, ataque não é a dele.
Pierre, que estava jogando para uma platéia especial (sua família estava no campo), além de demonstrar sua dedicação normal, disse que quer ficar no Galo, a despeito do que a imprensa diz sobre conversas dele com o Palmeiras.
Fellipe Soutto se manteve na média, e se tivesse caprichado um pouco mais, poderia ter feito um belo gol de fora da área.
O Bernard, como de outras vezes, não deu trégua e incomodou a zaga deles o tempo todo, além de quase ter feito seu primeiro gol, aliás, o gol é a única coisa que está faltando para que ele se torne ídolo da torcida, calma garoto que sua vez vai chegar.
O André, embora tenha corrido muito, e inclusive, colaborado por várias vezes com a marcação na defesa, não consegue se movimentar na condição de atacante, e por isso mesmo a bola não tem chegado para ele finalizar, é preciso que tenha alguém que se entenda com ele e o oriente sobre o posicionamento mais favorável.
O Berola, para variar, fez o gol, e no segundo tempo arriou, talvez um dia alguém consiga explicar esta situação dele, mas enquanto teve pernas, deu muito trabalho aos adversários.
Todos que entraram no segundo tempo, Mancini, Marquinhos e Magno Alves, estavam fora de ritmo de jogo visivelmente, assim como o Renan Oliveira.
O Mancini, se tivesse deixado o Bernard bater aquela falta, quase no final do jogo e que ele jogou para fora, teria feito mais pelo time do que ele já possa ter feito até hoje, nesta sua estadia atual no galo, é que o Bernard estava pedindo, pelo amor de DEUS, para bater a falta, e se tivesse batido teria acertado, tamanha era a sua vontade, mas faltou "maturidade" ao Mancini para perceber isso, pois o seu  individualismo falou mais alto.
A falta de ritmo do Magno Alves ficou clara quando ele perdeu um gol, cara a cara com o goleiro, porque não teve o controle da sua força ao conduzir a bola e adiantou demais, proporcionando a defesa do goleiro.
No mais, agora é vencer mais uma, pois penso que somente um empate não dá a classificação ao Galo, então, que a vitória venha contra os paulistas no domingo.

Aluizio.

sábado, 12 de novembro de 2011

BRASILEIRO - 34ª RODADA - FIGUEIRENSE 2 X 1 GALO - 12/11/11

Diferente do que disseram alguns comentaristas no rádio e até o próprio Cuca, não concordo que o galo tenha feito um primeiro tempo perfeito taticamente, no máximo, o Galo jogou o primeiro tempo da mesma forma que jogou os últimos três jogos, ou seja, com todos os jogadores atrás da linha da bola, esperando um erro do adversário, para sair no contra ataque, mas este esquema, sem a presença do Berola e com o Bernard jogando pela direita não deu certo, apesar do Daniel Carvalho ter jogado quase que sem marcação.
O Richarlyson, que taticamente, estava substituindo o Bernard, não tem a mesma característica dele, e portanto não conseguiu desempenhar o mesmo papel, do mesmo modo, o Bernard, não tem a mesma característica do Berola e também não conseguiu substituí-lo, embora tenha sido importante para as jogadas ofensivas e defensivas pelo lado direito.
Outro que não desempenhou seu papel como vinha fazendo foi o Daniel Carvalho, e por isso o André ficou muito isolado, tanto que só finalizou para o gol umas duas vezes.
A defesa, por sua vez, também não teve o mesmo desempenho, ficando perdida em alguns lances, exemplo disso, foi a total falta de marcação ao adversário que apareceu livre, por trás da zaga, para fazer o segundo gol, sem contar que no lance, a jogada poderia ter sido evitada se o Triguinho tivesse matado o lance e evitado que a bola fosse cruzada e passasse na frente de todos os zagueiros e sobrasse para o adversário livre, debaixo do gol.
O Renan Ribeiro, embora tenha falhado no primeiro gol, fez outra ótima defesa e não foi o único responsável pela derrota.
O Carlos César, talvez vislumbrado com a fama repentina, pensou ser o melhor jogador do Galo e não trabalhou coletivamente, pois pelo menos em três oportunidades ele finalizou ao gol, quando deveria ter passado a bola para outro companheiro, sendo que em uma delas, o André estava sozinho na marca do pênalti e teria feito o gol, com toda certeza.
Quando o Cuca tirou o Daniel para colocar o Marquinhos, eu pensei que o Daniel estivesse com algum problema físico, mas ele próprio disse que foi opção do Treinador, então não entendi a substituição, penso que quem deveria sair era o André.
A saída do Richarlyson já era esperada, pois ele não estava produzindo nada, apesar de toda correria e esforço demonstrados.
O Fellipe Soutto, parece que saiu por contusão, ou para não agravar um possível problema físico, pois ele saiu mancando, e o Serginho não melhorou em nada o time, mas teve pouco tempo para isso.
Já o Dudu Cearense, parece que só entra para fazer número, enquanto o resto está ligado em 220 volts ele entra em 110 e atrapalha todo o resto, se eu fosse da comissão técnica, já o teria dispensado.
Fazendo uma análise do jogo sem paixão, na verdade o Galo se livrou de uma goleada, considerando a quantidade de vezes que os jogadores do Figueirense tiveram oportunidades de fazer gols e só não fizeram porque erraram a pontaria, foi um bombardeiro sem precedentes.
Tenho certeza, que embora o Cuca tenha dito que o Galo jogou bem no primeiro tempo, ele vai mostrar aos jogadores que não foi bem assim e então corrigir os erros para próximo jogo que se tornou a verdadeira final de campeonato para o Galo.
Amanhã estarei torcendo para Atlético-GO, Grêmio, Internacional e Santos, e espero que todos vençam seus jogos, para que o Galo não fique no sufoco novamente.

Aluizio.

sábado, 5 de novembro de 2011

BRASILEIRO - 33ª RODADA - GALO 2 X 0 GRÊMIO - 05/11/11

Agora eu acredito que o Cuca encontrou a fórmula para fazer o Galo jogar e ser eficaz, antes o time jogava bem e não conseguia os resultados, e o Cuca, que já havia acertado a defesa com as entradas de Pierre, Triguinho e Carlos César, agora conseguiu acertar o meio e o ataque.
O Renan Ribeiro, embora parecesse nervoso,  fez pelo menos duas excelentes defesas, que certamente, deram mais confiança ao resto do time para manter o jogo sob controle, mesmo após a expulsão do Berola.
Por falar em Neto Berola, o Cuca, na minha opinião, já deveria tê-lo tirado do jogo no intervalo, ou quando ele recebeu o primeiro cartão amarelo, aliás, ele só recebeu os cartões porque já estava cansado e não conseguia mais marcar o adversário, e por falta de condição física cometeu as duas faltas.
A defesa esteve firme mais uma vez, mas contou com a sorte em pelo menos dois lances, um com o André Lima, no primeiro tempo, quando ele apareceu sem marcação por trás da zaga e chutou para fora, e outra quando o Escudero, deixou dois no chão e arrematou mal.
A dupla Pierre e Fellipe Soutto continua em excelente forma e cada vez mais entrosada, enquanto o Pierre faz o desarme, o Fellipe recebe a bola, arma as jogadas, faz lançamentos e ainda aparece para finalizar.
O Daniel Carvalho, pelo que vem jogando, merecia ter feito aquele gol, quando bateu a falta e a bola foi na trave, seria um prêmio pela dedicação dele.
O Bernard, embora não tenha feito as mesmas jogadas do jogo anterior, teve papel importante, chamando o adversário para cima dele e permitindo que os atacantes sofressem menos com a marcação.
O André vem melhorando e fez um gol do tipo que só um centro avante nato sabe fazer, estando presente em todos os rebotes do goleiro, ele estava precisando deste gol, na Arena do Jacaré, para ganhar mais confiança.
Quando o Serginho entrou, eu fiquei preocupado, pois ele sempre toma cartão por não saber dosar a força na hora da marcação, mas felizmente isto não ocorreu.
O Richarlyson, embora tenha jogado por pouco tempo, foi importante, principalmente quando disputou com um adversário,  a bola alçada pelo Renan Ribeiro, e deu de cabeça para o Marquinhos fazer o segundo gol, que sacramentou a vitória, gol de quem tem equilíbrio e frieza para dominar a bola, olhar o posicionamento do goleiro e chutar fora do alcance dele.
Os torcedores que estavam na Arena, com certeza saíram de lá com a cabeça nas nuvens, pois além de terem visto o Galo vencer, viram um time guerreiro, com raça no melhor do estilo atleticano, e principalmente, viram os jogadores equilibrados e jogando com inteligência, procurando gastar o tempo, e ao contrário do que alguns falaram, não foi o Grêmio que melhorou no segundo tempo, e sim o Galo que inteligentemente, estando com um a menos, ficou atrás da linha da bola, se preparando para dar o bote, como aconteceu no segundo gol.
Mais uma vez, parabéns à todos os jogadores, que souberam valorizar o manto sagrado atleticano!
Agora, o Galo vai à Santa Catarina enfrentar aquele que tem sido a surpresa do campeonato e que hoje venceu o Botafogo no Engenhão, que o Cuca saiba como preparar o grupo, principalmente porque terá que alterar o time devido o terceiro cartão amarelo do Leonardo Silva e a expulsão do Berola.
Pelo que eu tenho visto do Figueirense jogando em casa, acho que o Galo pode, perfeitamente, vencer mais uma, só alerto que eles tem uma estratégia que se repete em todo jogo lá, começam jogando com o campo seco, e no intervalo, o Jorginho manda molhar o campo todo e os jogadores trocam as chuteiras para não escorregarem, e parece que isto tem dado certo para eles.
Faltam apenas quatro pontos para o Galo se manter na Série A, então que o Galo vença o Figueirense (pode ser um empate) e vença o Coritiba, para não depender de mais nada nas três últimas rodadas.

Aluizio.