domingo, 25 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 26ª RODADA - INTERNACIONAL 1 X 1 GALO - 25/09/11

Pode parecer repetitivo dizer, mas o Galo não merecia esta derrota, jogou melhor que o Internacional na maioria do tempo de jogo, Bernard continua em crescimento, Daniel Carvalho cada vez melhor, faltando apenas jogadores que consigam finalizar com mais qualidade.
Com certeza o Pierre fez uma falta danada, acho até que, com ele em campo, o Inter não teria feito o primeiro gol daquele jeito.
O gol do Galo mostrou, que se acontecer jogadas pelas pontas, as chances de se fazer gols aumentam muito, e enquanto o  Mancini esteve em campo, não aconteceu nenhum lance deste tipo, foi só o Carlos Cesar entrar para aparecer uma oportunidade, que o Renan Oliveira, com muito oportunismo, concluiu.
Fico com o coração apertado, pois hoje o Galo deu tudo o que tinha para jogar e perdeu, e sendo assim, as esperanças de vitória diminuem muito, e o Galo precisa vencer, no mínimo seis partidas para sair desta situação definitivamente e assegurar um lugar na Série A do ano que vem.
Para piorar as coisas o Ceará venceu e se distanciou mais três pontos, agora são cinco pontos de diferença, então, ao Galo não resta outro resultado senão a vitória contra eles na próxima rodada.
O árbitro usou dois pesos para a mesma medida, ou seja, se ele expulsou o Rever por reclamação, deveria ter expulsado o Dalessandro no início do jogo, pelo mesmo motivo.
O Richarlysson e o Dudu Cearense foram os únicos que destoaram no jogo, eu até pensei que o Cuca tiraria o Dudu para colocar o André, deixando o Bernard no meio.
Sobra para nós torcedores, ver que os jogadores estão se esforçando mais e que o time já tem um padrão de jogo, com boa posse de bola, boa troca de passes e que falta apenas acertar as finalizações das jogadas.
Imagino que o Cuca está extremamente preocupado, pois primeiro ele se concentrou em arranjar a defesa e a cabeça de área, depois os meias, e agora, para acertar o ataque vai ter que alterar o meio novamente, e isto poderá atrapalhar o que já foi acertado, que ele tenha muita sorte para terminar este quebra cabeça.
Agora que conseguiram um lateral direito, é hora de conseguir um lateral esquerdo, o Triguinho, por mais de uma vez, errou e quase proporcionou outros gols deles, ele é muito lento na marcação e ruim no apoio.
A partir da próxima rodada, o Galo vai fazer três jogos na Arena do Jacaré, e por isso tem que aproveitar esta semana para trabalhar a cabeça dos jogadores, mirando a conquista destes nove pontos a serem jogados.
Apesar do aperto no coração, vamos acreditar que o Galo sai desta.

Aluizio.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 25ª RODADA - GALO 1 X 1 FLAMENGO - 21/09/11

Foi um jogo bem disputado com o Galo melhor no primeiro tempo, mas com poucas finalizações e perdendo algumas oportunidades por falta de um jogador enfiado na área, por algumas vezes a bola se perdeu sem que aparecesse alguém para colocá-la nas redes.
O Flamengo veio para segurar o jogo, por várias vezes o Luxemburgo pediu ao jogadores para cadenciarem o jogo, e foi assim até que o Daniel Carvalho fizesse aquele golaço.
Depois do gol o Galo não conseguiu mais ter a posse da bola e só voltou a jogar quando levou o gol de empate, após uma pressão muito grande imposta pelo Flamengo.
Infelizmente, o Fellipe Soutto e o Pierre, que vinham sendo o ponto de equilíbrio do sistema defensivo do Galo, desta vez estavam mal, errando passes e não conseguindo avançar, apesar do Fellipe ter aparecido uma vez para finalizar.
O Serginho, embora tenha feito um bom jogo, não pode tomar dois cartões amarelos em jogadas primárias, que qualquer jogador sabe ser passível de cartão, além disso, continua não sendo o jogador ideal para a lateral direita, o lugar dele é no meio disputando posição com o Fellipe e o Pierre.
O André não conseguiu executar as jogadas de finalização, mesmo porque, após sua entrada, a bola não chegou na área do Flamengo, como estava chegando no primeiro tempo, Renan Oliveira e Dudu Cearense não tiveram tempo suficiente para mostrar serviço.
Mas como não poderia ser diferente, foi um ótimo jogo para se ver, o Bernard está crescendo em confiança, e dentro de pouco tempo estará conseguindo êxito nas suas tentativas de jogadas individuais, ele tem muita vontade e demonstra muita garra.
A lateral esquerda do Galo está paralisada, ou seja, o Triguinho não tem mais velocidade e habilidade para chegar à linha de fundo para fazer os cruzamentos, e por isso as jogadas se concentram pelo lado direito do ataque.
O Cuca, usando um esquema que encheu mais o meio campo, tentando fazer com que o Wesley jogasse como ala pela esquerda e o Bernard pela direita, poderia ter conseguido o seu objetivo, caso o Wesley, o Triguinho e o Serginho tivessem condições e qualidades para executar a função, mas não fizeram a coisa direito e só o Bernard é que levou preocupação ao adversário.
A marcação melhorou com esse esquema, mas será preciso achar as peças certas para colocar, pois só marcação não ganha jogo, e o Galo precisa agora de pelo menos seis vitórias e dois empates para não cair.
Não tenho nenhuma expectativa de que o Galo vencerá o Internacional no RS, a esperança permanece, mas a história nos diz que será mais uma derrota e que um empate será vitória por lá.
É torcer para o Ceará perder para o Palmeiras (neste momento o jogo está 1x0 para o Palmeiras), permanecendo com 27 pontos para o Galo vencê-los aqui no dia 02/10 e sair da zona de rebaixamento, pois depois terá que vencer América e Santos, em casa também.

Aluizio.

domingo, 18 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 24ª RODADA - ATLÉTICO-GO 1 X 0 GALO - 17/09/11

E o galo perdeu!
Não porque o Berola foi tirado do jogo pelo adversário, mas sim porque o Richarlyson entrou e foi como o Galo tivesse ficado com dez jogadores, ou seja, o Richarlyson só fez bobagem.
O Serginho continua sua saga de errar, errar e errar, a lateral direita não é para ele, serve apenas como um quebra-galho para um jogo ou outro, não como titular.
Quem tem o Leonardo Silva como adversário não precisa se preocupar em atacar, poi o próprio Leonardo se encarrega de colocar o atacante em condições de fazer os gols.
Com essa derrota o Galo perdeu a oportunidade de ir para o jogo com o Flamengo com um equilíbrio maior, agora tem que vencer de qualquer maneira, e mesmo com o Flamengo entrando em crise, não vai ser fácil, e caso perca novamente, poderá perder as forças de reação e decretar a queda definitiva, portanto que os jogadores tenham na consciência que é vencer ou vencer.
Mas, mais uma vez, não faltou luta e dedicação, e o resultado poderia ter sido mais favorável, um empate pelo menos, embora as chances mais claras de gol tenham sido dos goianos.
O Daniel Carvalho, para dar maior resultado, carece de alguém que jogue mais perto dele, roubando a bola do adversário, atraindo a marcação e passando a bola para ele, que ficando mais livre de marcação, possa armar e fazer os lançamentos com maior qualidade.
O Guilherme, embora tenha se esforçado, mostrou que está muito longe de atender as necessidades do Galo, talvez ele tenha que ser emprestado para um time da Série B, este ano por exemplo, e voltar ao Galo no ano que vem, com mais ritmo de jogo.
Gostei do Marquinhos Cambalhota que mesmo sem estar em forma plenamente, tentou o gol por duas vezes, mas precisa corrigir seu posicionamento para evitar ser pego em impedimentos prejudicando as jogadas de ataque.
De resto, todos se esforçaram, mas não o suficiente para obter os três pontos, que vão fazer uma falta danada.
Tirando o jogo com o Internacional, o Galo vai fazer quatro jogos em casa, sendo três seguidos, e esta é a oportunidade para conseguir somar doze pontos na tabela e se distanciar um pouco mais da zona da degola, mesmo que todos digam que têm que pensar jogo a jogo, é preciso que se tenha esta visão para não perder o curso e evitar maiores sufocos no futuro.
O destino quis que o Richarlyson perdesse o voo e ficasse no banco de reservas, ainda que por pouco tempo, espero que isto tenha servido para o Cuca observar que a melhor defesa é o ataque e que o Bernard tem que ser titular em uma formação com três atacantes, que é a ideal.
A luta continua!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 23ª RODADA - GALO 2 X 0 BAHIA - 11/09/11

Ainda bem que desta vez, a torcida conseguiu sair feliz da Arena do Jacaré, confesso que estava temeroso, pois o Bahia vinha conseguindo bons resultados fora de casa, mas o Galo, confirmando que está se recuperando, atingiu seu objetivo.
No primeiro tempo, cheguei a comentar com um amigo, que o jogo estava caminhando para um empate desastroso para o Galo, isto porque os atacantes não estavam conseguindo finalizar as jogadas, embora tivesse o domínio do jogo, com o Renan Ribeiro como um mero espectador,  não sendo exigido em nenhum momento.
Quando o árbitro sinalizou o pênalti e expulsou o jogador deles, eu nem acreditei, isto é coisa rara a favor do Galo, principalmente sendo o Wilson Luis Seneme, que por várias vezes já prejudicou o futebol mineiro, então comecei a acreditar que a sorte do Galo está realmente virando para melhor.
O Serginho foi vaiado pela torcida e o Cuca saiu em defesa dele, mas não há como negar que ele não conseguiu dar nenhum passe certo, e isto já vem acontecendo em outras partidas dele, é preciso que ele treine mais os fundamentos do futebol.
Haverá quem diga, que o Galo só venceu porque era o Bahia, que jogou com dez jogadores durante todo o segundo tempo, e que se fosse contra um Flamengo, o árbitro teria dado cartão ao jogador do Galo por alguma infração imaginária, ao invés de marcar o pênalti, em parte concordo, mas o importante é que o Galo venceu.
Mas o que eu esperava que acontecesse e, para minha satisfação, o Cuca fez, foi a entrada do Bernard, que mais uma vez mostrou que tem que ser titular neste time, principalmente jogando ao lado do Daniel Carvalho.
Fiquei ainda mais satisfeito quando vi que o Bernard estava jogando com liberdade de movimentação, não guardando posição, aparecendo pela direita, pelo meio e pela esquerda, e usando de sua força de jovem, para dar uma arrancada sensacional da defesa, percorrer todo o campo até a área do adversário, dar uma meia lua no zagueiro e quase fazer um gol, que estaria em todas as manchetes hoje, caso o tivesse feito, faltou à ele um pouco de experiência, pois era só dar um toque por cima do goleiro, e é aí que jogadores como o Magno Alves, Daniel Carvalho e Mancini, deveriam entrar em ação e conversar com ele para aperfeiçoá-lo.
O Daniel Carvalho está provando que o Dorival estava errado e o que ele precisava era de ritmo de jogo, o lançamento que ele fez para o Magno Alves fazer o segundo gol foi uma pintura, e por isso ele não pode ficar de fora.
Talvez, o que tenha ajudado desta vez, tenha sido o Mancini começar jogando aberto pela esquerda e o Triguinho segurando a marcação, fazendo com que o lateral do Bahia não conseguisse aparecer.
Além disso, a marcação em cima do Ricardinho e do Carlos Alberto foi muito bem executada, pelo Pierre e pelo Fellipe Soutto, que eram ajudados pelo Daniel Carvalho e Magno Alves.
Aprendi que uma necessidade satisfeita gera uma nova necessidade, e esta afirmação está presente nesta caminhada do Galo, a necessidade era vencer o Bahia e sair da degola, agora a nova necessidade é vencer o Atlético-GO e se manter fora dela.
Quiçá seja a tão esperada arrancada!


Aluizio.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 22ª RODADA - SÃO PAULO 2 X 1 GALO - 07/09/11

Falando sem bairrismo, o São Paulo mereceu a vitória, e o Galo fez o que podia fazer.
O Galo foi a São Paulo, visivelmente, para buscar o empate, e por isso mesmo perdeu o jogo.
Duas falhas de marcação causaram a derrota, na primeira, a defesa ficou olhando o adversário entrar e não poderia acontecer nada diferente além do gol, depois de uma furada de alguém, que me pareceu ser o Fellipe Soutto.
No segundo, desta vez com certeza foi o Fellipe Soutto, não conseguiu acompanhar o adversário, que depois de dribá-lo, chutou sem chances de defesa para o Renan, tinha muita gente na frente dele.
Só depois do segundo gol, foi que o Galo resolveu buscar um resultado melhor, mas o São Paulo se fechava e saía nos contra ataques, quando poderia ter ampliado placar, por pelo menos duas vezes.
Não entendi porque o Cuca não tirou o Serginho, que apesar de estar bem na marcação, errava muitos passes, e permitia o contra ataque deles.
Depois que o Bernard entrou, eu imaginei que o jogo seria mais pelo lado dele, mas o Galo insistia com o jogo pelo lado esquerdo, e somente algumas vezes acionou o menino.
Com a expulsão do Leonardo Silva, era só esperar o final do jogo e tentar evitar tomar mais gols.
Perder para eles em São Paulo não é nada absurdo e ainda existe possibilidade de recuperação, principalmente nos jogos contra o Bahia, Atlético-GO, Ceará, Figueirense e outros.
Assim, espero que as vitórias dentro de casa aconteçam, pois elas serão suficientes para o galo não cair.
O Guilherme mostrou, mais uma vez, que não foi uma contratação acertada, a não ser que ele esteja jogando fora de suas características.
Parece que o Mancini não gostou de ser substituído, e se isto é verdade, é preciso que falem com ele que o Galo não precisa de ninguém para criar mais problemas, já bastam os que existem.
O Daniel Carvalho foi muito marcado e ressentiu de alguém para atrair a marcação do meio para que ele tivesse mais liberdade para lançar o André, Berola e depois o Guilherme.
Por causa da marcação em cima do Daniel Carvalho o André ficou isolado e o Berola não se encontrou, principalmente quando foi para o lado esquerdo.
Em função dos erros do Serginho o Fellipe Soutto não reeditou suas últimas apresentações, inclusive não conseguiu servir o Daniel Carvalho como no jogo anterior.
O Richarlyson, após a saída do Leonardo Silva, não seguiu as orientações do Cuca, que havia pedido para ele ir para a zaga, ao contrário, ele se mandou para o ataque sem nenhuma coordenação, mostrando desequilíbrio.
O Leonardo Silva, apesar de ter dito que não fez a falta, merecia ser expulso, pois fez a falta sim e foi um carrinho, colocando em risco a integridade física do adversário, ele precisa se dosar mais, como fez contra o Avaí, se antecipando às jogadas, melhorando seu posicionamento.
Apesar da derrota, ainda ficou uma sensação de que o grupo está se entrosando e acreditando na recuperação, e que assim seja.

Aluizio.

  

SÃO PAULO E GALO, COMO SERÁ?

Falando como os bairristas do eixo Rio-São Paulo, dá para imaginar como será o jogo de hoje, os ingredientes estão preparados:
- Festa organizada;
- Comemoração do milésimo jogo do Rogério Ceni pelo São Paulo;
- Arbitragem já orientada;
- Imprensa posicionada para comemorar;
- Campo cheio;
- Jornais com as Manchetes já editadas para amanhã;
- Faltas na entrada da área do Galo marcadas à vontade,
- Marcações de pênaltis já previstas;
Em fim, eles não deixarão passar a oportunidade para justificar os altos investimentos feitos pela Rede Globo e patrocinadores neste time do São Paulo, portanto, que a torcida do Galo não considere este jogo, caso o placar seja desfavorável, afinal o Galo estará jogando contra o time do São Paulo, os cinco árbitros, delegados, policiais (que se cuidem os torcedores do Galo que se arriscarem a comparecer), imprensa televisada, escrita e falada.
O verdadeiro teste para a reação do Galo, só acontecerá nos próximos jogos, principalmente contra os outros grandes.
É esperar para ver.

Aluizio.

sábado, 3 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 21ª RODADA - GALO 2 X 0 AVAÍ - 03/09/11

Mais um jogo no qual o Galo mostrou uma postura tática definida, e principalmente muita garra e dedicação.
Desta vez não houve um ponto fraco que pudesse comprometer o grupo, mesmo o Avaí tendo a nítida intenção de segurar um empate, de ser a defesa mais vazada e só partir para atacar após ter levado o primeiro gol.
A lamentar, apenas a falta de sorte do André que perdeu, pelo menos, três chances claras de gol, chances que ele normalmente não perde.
Até o Neto Berola conseguiu ser útil de fato, principalmente quando passou pelo lateral deles e cruzou para a área e o zagueiro fez o gol contra, mas se o zagueiro não tivesse feito, certamente o André faria, pois estava na jogada e a bola chegaria nele.
O Renan Ribeiro mostrou personalidade fazendo defesas importantes e evitando o gol deles por três ou quatro vezes.
O Mancini, mostrou inteligência e soube se dosar para aguentar os noventa minutos, subindo apenas nos momentos adequados.
A zaga, por incrível que pareça, não cometeu faltas em excesso e soube matar as jogadas, principalmente nas antecipações, roubando a bola limpamente, embora o Rever tenha acertado um jogador deles, e o árbitro não viu e deixou o lance correr.
O Richarlyson e o Bernard, se acertaram e conseguiram segurar o lateral e um volante deles, sendo que o Bernard estava sempre aberto pela ponta e deu muito trabalho para eles, e quando não era o Bernard o Richarlyson aparecia e ia à linha de fundo para cruzar, coisa que o Galo não fazia há muito tempo.
No meio campo, o Pierre parecia ser um atleticano nato, mordendo o tempo todo, mostrando muita raça, coisa que só jogadores atleticanos fazem normalmente.
O Fellipe Soutto, mais uma vez, mostrou habilidade, categoria, técnica e visão do jogo, pelas minhas contas, ele errou somente um passe, e por isso fez a diferença.
O Daniel Carvalho deu uma demonstração de todos os ingredientes que um craque tem que ter para ser titular no Galo, raça, técnica, velocidade, visão e qualidade no passe, e como não poderia ser diferente, foi premiado com um belíssimo gol que abrilhantou a sua participação, houve um lance em que ele tentou cobrir o goleiro e que merecia ter acertado, o que seria sua redenção diante da massa.
Na frente o André, embora tenha participado ativamente do jogo, não foi feliz nas finalizações, e se tivesse acertado as jogadas, o Galo teria dado uma goleada.
As substituições, como no jogo anterior, foram por questões de cansaço, e mantiveram o ritmo do time, O Magno Alves, manteve a preocupação da defesa adversária, o Triguinho continuou fazendo o Trabalho do Bernard e do Richarlyson, e o Guilherme continuou o mesmo, ou seja, não alterou nada para o ataque.
O jogo contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, será uma prova de fogo, a exemplo do primeiro turno, quando o Galo venceu os dois primeiros jogos e perdeu em casa, para eles, desta vez a história terá que ser diferente para dar maior confiança e seguir na luta para subir na tabela.

Aluizio.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BRASILEIRO - 20ª RODADA - ATLÉTICO-PR 0 X 1 GALO - 31/08/11

Desta vez, o esforço deu resultado, mas como tudo sempre acontece da forma mais difícil quando o Galo joga, o gol foi chorado e sofrido.
Já, no primeiro tempo, em uma jogada que o André finalizou, diga-se de passagem em empedimento não marcado, a bola passou por baixo do goleiro e foi chorando para o gol ,mas deu tempo do zagueiro chegar e tirar de qualquer maneira.
Neste jogo, deu para perceber um posicionamento tático dos jogadores, com o Mancini na lateral, só subindo na boa, para não tomar bola nas costas, a dupla de volantes dando mais proteção à zaga, o Daniel Carvalho com liberdade para jogar, e penso que os pontos mais fracos, foram o Neto Berola e o André, que ficou meio isolado e teve que ficar voltando para buscar o jogo.
Houve jogadas de velocidade e finalizações, que infelizmente não terminaram em gol.
O Fellipe Soutto está cada vez melhor, e se continuar assim, vai dar o que falar positivamente, o mesmo acontecendo com o Bernard.
Fico tentado em dizer, que o adversário, pela própria condição em que está, não poderia vencer o Galo, e que a vitória seria quase uma obrigação, mesmo jogando em Curitiba.
As substituições foram bem feitas, apesar do Guilherme, mais uma vez, não ter correspondido,  o Triguinho não comprometeu, já no caso do Magno Alves, a entrada foi determinante, pois ele sofreu o pênalti batido e convertido pelo Mancini e que deu a vitória ao Galo.
Eu diria que a sorte pode estar voltando a ajudar o Galo, não simplemente pelo árbitro ter marcado um pênalti a favor, mas pela jogada que resultou na penalidade, quando o Magno Alves, ao tentar fazer um passe, a bola bateu no adversário e voltou para ele permitindo que ele entrasse na área e sofresse a falta, e também pelo fato do Mancini ter batido o pênalti, e após uma defesa parcial do goleiro, a bola ter ido na trave, rebatido nas costas do goleiro e entrado sem tocar as redes, foi muito malabarismo para uma jogada só.
Quando o Mancini pegou a bola para cobrar o pênalti, eu fiquei me perguntando, por que logo ele, que não vinha jogando, porque não deixar para o próprio Magno Alves, ou outro jogador que já estivesse com melhor rítmo de jogo? Só me restou ficar torcendo, e felizmente, a bola entrou, chorando, mas entrou.
Que este resultado de fato reanime o grupo e que venham mais nove vitórias, para não nos preocuparmos com o ano que vem.

Aluizio.