segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO - 37ª RODADA - PALMEIRAS 3 X 1 GALO - 29/11/09

A razão nos levava a crer que o Galo perderia o jogo, mas a paixão nos fazia torcer para que isto não ocorresse.
Apesar de termos levado um gol relâmpago mais uma vez, tudo parecia caminhar para uma reação do time dentro do jogo, o grupo parecia ter assimilidado e estava se organizando para reagir, mesmo depois do belo passe do Éder Luis para o segundo gol deles, e mesmo depois de tomarmos o terceiro gol, ainda dava para acreditar em uma reação.
Mas aí, veio o inexplicável: Apesar de ter entrado com o Marcio Araujo pelo lado esquerdo, ou seja, entrou com um a menos, o Celso entrou com uma formação melhor no meio campo, só que ele fez mais uma intetervenção cirúrgica, no segundo tempo, para que o time voltasse a ser aquele perdedor de sempre, provavelmente porque ele deve ter considerado muito perigoso o Galo estar atacando, melhor seria segurar o resultado, que sem dúvidas, para ele, deveria ser excelente, não é mesmo?
Entrar com o Correia e com o Ricardinho neste jogo, diante de um resultado adverso, foi dar um atestado de que ele não conhece o grupo que tem, já havia entrado com o Marcio Araújo pela esquerda, numa tentativa clara de excluir o jogador do jogo, pois não é possível que ele não saiba das deficiências do Marcio Araújo pelo lado esquerdo. O Celso mostrou que não é um técnico vencedor, e sim de nível médio e que deveria estar treinando times como o Santo André, Barueri, Avaí e talvez seja ótimo que ele vá para o Ceará na próxima temporada.
De resto, o nosso problema foi o Éder Luis que estava muito mal, apesar de ter dado o passe para o Tardelli fazer o gol.
Como eu disse anteriormente, agora temos que pensar na temporada de 2010, e foi bom que perdessemos, embora a situação ainda não esteja cem por cento definida, para que a torcida vá atrás do Kalil e exija a saída do Celso pelo fato de terminarmos atrás delas.
Só não teremos muita facilidade em encontrar um substituto que possa levar o Galo aos objetivos sem tropeços infantis como os que o Celso teve, afinal não temos esta mão de obra disponível.
Contra o Corínthians existe uma possibilidade de vencermos, pois eles virão aqui para uma pequena parada em saída de férias, deverão vir com um time reserva, e neste caso, se o Celso conseguir a vitória, poderá ainda terminar em quinto e aí sofrerá menos pressão da torcida, caso contrário será extremamente xingado e todos pedirão sua saída imediata.
A bicharada deverá usar isto como se fosse o título da Libertadores que eles perderam vergonhosamente para os argentinos, ou como se fosse receber uma taça de campeão brasileiro de 1966, e isto será bom para que o Celso faça as malas e vá cantar em outra freguesia.
Para finalizar, embora ainda tenhamos mais um jogo, seria bom o Galo começar a elaborar a lista de demissão e, a encabeçar esta lista, deverá estar o Renteria, que teve as suas chances e fez o que ele consegue fazer, melhor que isto ele não consegue.
Os outros da lista podem ser: Alessandro, Pedro Paulo, Chô, Carlos Alberto, Thiago Feltri, Alex Bruno, Evandro, Marcos Rocha, Jorge Luis, Wellington Saci, Júnior, Renan Oliveira e Pedro Oldoni.
O Éder Luis deve ficar, mas para o banco de reservas, o Ricardinho, o Coelho e o Correia deveriam ficar, mas com um contrato de risco, ou seja, se eles jogarem bem, recebem os salários, caso contrário não recebem, ou então podem ser dispensados também.
Em contrapartida deverão ser contratadas as devidas reposições, com um meia de armação que seja de ofício, as laterais, e principalmente um centroavante de qualidade, que poderia ser até o Obina.

Aluizio.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO - 36ª RODADA - GALO 0 X 1 INTERNACIONAL - 22/11/09

Parece que as previsões pessimistas estão se concretizando, até uma garotinha de cinco anos consegue saber, com antecedência, que o Galo vai perder, estou falando da garotinha que deu entrevista à Itatiaia antes do jogo de ontem.
Mas não é preciso ser vidente para prever os resultados do Galo, o time está totalmente previsível e não consegue sair de retrancas.
O Celso está se queixando das retrancas e se esquecendo que isto tem o nome de TÁTICA para muitos treinadores mais modernos.
Há algum tempo atrás, dizíamos que nosso grupo era forte e que tínhamos banco para mudar os jogos, e hoje estamos percebendo que não temos nem os titulares quanto mais banco, não é mesmo?
Pela enésima vez, volto a dizer: "O Ricardinho não é jogador para entrar quando estivermos precisando do resultado".
O Correia, agora, além de ser um jogador abaixo da média, é também um desafeto da torcida, pois foi de uma infelicidade tremenda ao se queixar dos torcedores, no final do jogo, acho que é melhor o Celso dar férias antecipada para ele e assim, talvez, aproveitá-lo no ano que vem.
Penso que está na hora do Celso mudar o esquema tático, pois o atual, só deu resultado em jogos contra os times de menor importância, sempre que precisamos fazer o resultado esbarramos na nossa incapacidade tática.
Pelo que se vê em campo, temos poucos jogadores se doando de verdade, muitos ficam esperando a bola e não se preocupam quando perdem uma jogada, enquanto outros se desdobram em campo, como por exemplo o Tardelli.
O Próprio Celso disse que antes tínhamos um time que corria o tempo todo porque não tinha técnica suficiente, só que ele se esqueceu de dizer que foi este time que conseguiu fazer o Galo subir na tabela e que depois da chegada dos jogadores mais técnicos, não ganhamos nada, pois então que retorne com os jogadores e o esquema de antes, e talvez assim, quem sabe, possamos conseguir a vaga na Libertadores.
Ainda dá!
E que o Internacional seja o campeão deste ano!

Aluizio.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO - 35ª RODADA - CORITIBA 2 X 1 GALO - 14/11/09

Não tive a oportunidade de assistir ou de ouvir o jogo, pois estava em viagem, no entanto o resultado me surpreendeu, não que o Coritiba não seja um time capaz de vencer o Galo, mas porque o Galo parecia estar ciente da necessidade da vitória e por ter, teoricamente, um elenco melhor e de ter um histórico muito bom de vitórias em Curitiba.
Mas o pior não foi a derrota, e sim o fato de deixar a bicharada se aproximar mais de nós e ainda ver o Internacional nos passar tirando-nos do grupo dos quatro primeiros.
Não adianta o Celso ficar com o discurso de que "matematicamente ainda estamos lutando pelo título", o time sentiu o baque e agora, se não houver um trabalho de observação muito bom por parte da comissão técnica, corremos o risco de terminarmos o campeonato atrás até do Avai, que mesmo tendo um elenco modesto, está mostrando mais interesse e competência.
Continuo afirmando que o Ricardinho não é o jogador para iniciar um jogo que precisamos vencer a todo custo, e sim para entrar quando o time estiver vencendo e ai poder jogar mais solto e fazendo aquelas atrasadas de bola que lhe são peculiares.
Agora, podemos juntar também ao Ricardinho, o Correia, ele caiu muito de produção e pouco está colaborando para o ataque.
Se antes ele conseguia fazer algum lançamento com perfeição, hoje não consegue sequer marcar um gol estando debaixo da trave e sem goleiro.
Levando tudo isso em consideração penso que o Galo deveria voltar à sua formação anterior para dar moral aos que estavam jogando e assim mostrar aos outros que eles estão mal.
O meio campo contra o Inter deverá ser: Renan Silva, Jonílson, Marcio Araújo e Evandro, mas o Marcio Araújo jogando pelo lado direito fazendo um-dois com o Carlos Alberto, no segundo tempo pode-se trocar o Evandro pelo Ricardinho, se o Galo estiver vencendo.
Não sei como será formada a zaga, no entanto, caso o Welton Felipe volte, é melhor dizerem à ele que o jogo é pelo campeonato brasileiro e que o Galo tem que vencer a qualquer custo se quiser disputar a Libertadores no ano que vem e por isso ele deve enfiar o pé na bola todas as vezes que ela chegar próxima da área.
Estou desconfiado, mas ainda acredito!

Aluizio.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO - 34ª RODADA - GALO 1 X 3 FLAMENGO - 08/11/09

Como sempre, por se tratar do maior rival do Galo, eu esperava muitas dificuldades e um placar apertado, que poderia ser contra ou a favor.
O placar final não representou o que foi o jogo, uma vez que só o Flamengo jogou de fato.
Mais uma vez fizemos o jogo do "ME ENGANA QUE EU GOSTO", ou seja, ficamos tocando a bola para trás e de um lado para outro esperando que o Flamengo fosse fazendo os seus gols, por isso, merecemos a derrota.
Fomos um time que não tem mais interesse por resultados neste campeonato.
Alguns repórteres disseram que o Carini falhou no primeiro gol, no entanto, havia um jogador do Galo tampando a visão dele e ainda, este jogador, pulou e desviou a trajetória da bola, portanto ele não falhou.
No terceiro gol realmente, eu penso que o Carini demorou a sair do gol e chegou atrasado na bola, permitino o cabeceio do Adriano.
Vou reafirmar aqui, a minha opinião de que o Ricardinho não é jogador para começar o jogo quando estivermos precisando da vitória e sim para segurar resultado, pois ele só sabe jogar para trás e para os lados, apesar de já ter feito alguns lançamentos que resultaram em gols. Aliás esta é a função dele não é mesmo?
O Correia parece star muito cançado e talvez precise ficar de fora alguns jogos, talvez, se o Celso tivese entrado com o Marcio Araujo no lugar dele, tivéssemos conseguido melhor resultado.
Agora não nos adianta fazer previsões do acontecido, que o Celso aprenda de uma vez por todas a analisar melhor seus adversários para usar melhor o elenco que tem nas mãos, não é possível que o Andrade tenha maiores conhecimentos que o Celso, afinal o Andrade nunca dirigiu nenhum time, pelo que eu saiba.
Ainda é possível terminarmos entre os quatro, apesar do grupo atleticano estar mostrando sinais de fraqueza e estar sem poder de reação.
O que não será admitido de forma alguma, é a possibilidade da bichrada terminar o campeonato na nossa frente, portanto que esta turma se desdobre e evite isso.
Parece que vem mais sufoco!

Aluizio.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO - 33ª RODADA - GOIÁS 2 X 3 GALO - 31/10/09

Não foi um jogo eletrizante com o Galo em cima o tempo todo e em alta velocidade, mas prefiro que joguemos mal e que vençamos do que joguemos bem e percamos o jogo.
O Goiás realmente está em queda, infelizmente, porque eu gostaria de vê-los entre os quatro, principalmente, se for no lugar de um dos dois paulistas.
Foi a primeira falha do Carini, que tem muito crédito, portanto não será levado em consideração, principalmenmte porque vencemos.
A entrada do Serginho não deu o resultado que o Celso queria e, eu penso que ele deveria ter colocado o Marcio Araújo, mesmo com um gramado tão irregular ele conseguiria conduzir a bola melhor que o Serginho.
O Tardelli está abusando de perder gols, é melhor que ele se preocupe com isso, pois fará falta mais tarde, mas não podemos dizer nada contra o atual artilheiro islodado do campeonato.
O Éder Luis precisa se desencantar, ele corre muito e está avaliando mal as chances de gol e, às vezes chuta direto quando deveria passar para outro, mas tem o desconto pois ele está sendo caçado o jogo todo, e é aí que a gente vê a deslealdade dos chamados "companheiros de profissão", eles batem no tornozelo dele, sabendo que foi alí que ele sofreu a última contusão.
Eu sugiro ao Departamento Médico do Galo não falar para a imprensa qual o local da lesão dos nossos jogadores, para que os pernas de pau não abusem da deslealdade e não machuquem nossos atletas mais seriamente.
O Ricardinho, embora tenha feito o primeiro gol, não me parece o cara certo para iniciar um jogo, no qual precisamos irremediavelmente da vitória, talvez se ele entrar com o jogo em andamento e com o time já vencendo, ele consiga cadenciar o jogo e esfriar o adversário.
O Correia me pareceu sem alternativas neste jogo, em alguns momentos ele ficou sem saber o que fazer com a bola e ainda errou lançamentos de forma absurda, será que ele está se empolgando e se desconcentrando? Sinal amarelo para ele!
O Evandro perdeu a chance de estar em todas as manchetes de jornais, revistas, rádios e televisões hoje ao não marcar o gol, após dar dois dribles no goleiro deles, seria um gol de placa e elevaria o moral de todo o time para o próximo jogo, além é claro, de elevar o moral dele mesmo.
O Werley e o Tardelli deverão tomar o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo, considerando que o jogo contra o Coritiba, teóricamente, é menos complicado.
O Alessandro teve a oportunidade de sua vida e cançou já nas primeiras jogadas, penso que ele perdeu a chance de se mostrar ao técnico e à torcida, ele precisa mudar o estilo e não ficar caindo toda hora que disputa uma bola com o adversário, os árbitros sempre ignoram isso.
Estranhei o Carlos Alberto que não conseguiu fazer sua jogada principal, que é chegar à linha de fundo e, ao receber um passe, fazer o lançamento na área, de primeira, e pegar alguém entrando de frente para o gol, ficou preso na defesa e mesmo assim não evitou o chute de fora da área no primeiro gol deles, quem estava na marcação era o Serginho que se limitou a colocar o pé timidamente, como se não pretendesse mais nada.
No segundo gol também, O Serginho tirou o corpo da frente da bola, abrindo o espaço para ela ir direto no gol.
Independente dos problemas ainda estamos dentro do nosso objetivo, a Libertadores, não podemos perder o foco e, como em outras ocasiões, entrar na festa da torcida e perder nos instantes finais, portanto concentração e dedicação total de todos, depois poderão ir para a galera.
Vamos Galo!

Aluizio.